Duvida com as Finanças .

cadilac

New member
Antes de mais , Bom ano a todos.

Queria fazer uma pergunta com relação as finanças , eu sei que o mais correcto era ir as finanças , mas hoje acordei as 9 da manha e quando chego lá há uma fila de espera de 14 pessoas , eu tenho que entrar a trabalhar ao meio dia , como era só uma pergunta achei que não valeria a pena esperar , acho que alguém aqui no forum me poderia responder acertadamente com fundamento.

Ora bem a questaõ é a seguinte :

Abri inicio de actividade em 2016-05-12 , fiz descontos , e passei recibos penso que não passaram os 10000 euros , fechei em 2017-02-15 , antes disso ja tinha aberto e fechado varias vezes por isso já não estou isento , entretanto ha 3 meses atrás comecei a trabalhar numa empresa a recibos verdes , só que deixei andar e não passei os recibos , no 29 de Dezembro de 2107 dei inicio de actividade e passei um recibo de 2 mil euros , era referente a 3 meses de trabalho ( coloquei referente ao dia 28 de Dezembro ) , a minha pergunta é vou levar uma " martelada " valente com o iva e ou IRS ? é que no trabalho disseram que tinha que pagar 33% desse valor ( entre o IVA / IRS e Segurança social ) alguém com bases / fundamento me poderia esclarecer esta situação ?
Obrigado.
 
Última edição:
O IRS só tens que pensar nisso quando for para entregar a declaração, lá para Fevereiro/Março/Abril.
SS tens que pagar se não tens outros trabalho como dependente.
IVA tens que pagar se no ano de 2016 passaste recibos num valor superior a 10.000€. Senão estás isento. Pelo que tu dizes, à partida só tens que pagar SS.

Mas o regime de independentes vai mudar em 2018, por isso convém leres o máximo possível sobre o assunto.
 
Vai ao site, vê o nº de telefone deles e liga para lá. Já tive duas ou três dúvidas e foram bastante prestáveis comigo.

Também pode fazer o login no portaldasfinancas e utilizar o e-balcao onde coloca as dúvidas por escrito e passado pouco tempo (dia seguinte talvez) recebe resposta também por escrito.
 
Voltar
Superior