Duvida com Temperatura com Clio 1.4 de 2003

brunoalex

New member
Boas!

Como o titulo indica, tenho essa viatura à +/- 1 ano.
Há uns tempos atrás notei que em descidas a temperatura descia, mas não liguei. Agora mais recentemente, acontece que em subidas, o motor aquece!
Durante uns 5 segundos o ponteiro sobe do meio para cima 1 ou 2 traços, e logo de seguida desce a pique 1 ou 2 traços abaixo do meio.
Onde está o problema? Pelo que vejo na net, será o termóstato?
Sei que o melhor é ir falar com um mecânico, mas com os horários que tenho tido no trabalho é difícil ter tempo...

Já agora, hoje fui meter anticongelante no vaso (que por acaso também está sujo).
Sem a tampa no vaso deixei o motor a trabalhar até aquecer bastante... Ao fim de uns 20min a ventoinha dispara e a agua do vaso sobe até começar a sair para fora!
Ao fim de uns segundos desceu... Ventoinha continuou mais um bocado, mas a temperatura sempre a meio.
Isto é normal? A agua subiu devido ao vaso estar sem tampa? :(

Desculpem lá tanta questão...
Obrigado pelas respostas! ;)

Boas,

Depois de uns meses conseguir ver o problema com o carro num mecanico amigo, ele realmente viu que algo não estava bem. O que ele fez foi mudar o termoestasto e o sensor de temperatura.
O carro também perdia alguma agua por uma junta qualquer de um tubo, também foi trocado.
Mas o problema mantém-se! Já deu para perceber que... Quando o carro ainda está a aquecer, o ponteiro sobe até meio... Tudo normal, mas chega uma altura em que a ventoinha dispara e reparei que os tubos de agua para o radiador estão completamente frios com a ventoinha a rodar!
Logo, o motor está quente, a ventoinha dispara para arrefecer mas o circuito está fechado... Basta uns segundos para se começar a sentir os tubos a aquecer, a ventoinha desliga e daí para a frente fica tudo normal... Ando com o carro, puxo com força por ele... Temperatura sempre estável no meio.
O problema é o circuito demorar a abrir.
Sendo que o termoestasto é novo e o sensor também... Onde está o problema?
É estranho a ventoinha disparar, desse lado ele sabe que o motor ta quente, mas não sabe que já devia ter aberto o circuito de refrigeração?

Uma ajuda era excelente, estou completamente perdido.
Obrigado!

Já foi ha alguns anos.... Uns 4 anos. Está na altura de mudar, mas ando a adiar isso para inicio de 2019.
Poderá ser a bomba de água a origem deste problema?

Esqueci de referir um pormenor. Com a troca do termoestato, sensor de temperatura e a tal peça de burracha... Deixei o carro com água (não fosse haver mais alguma fuga ou problema no circuito, seria anticongelante pro lixo)
Estava a pensar este fim de semana sangrar o circuito todo, fazer uma boa limpeza e meter um bom anticongelante.
Será que vai influenciar alguma coisa?

Já foi ha alguns anos.... Uns 4 anos. Está na altura de mudar, mas ando a adiar isso para inicio de 2019.
Poderá ser a bomba de água a origem deste problema?

Pela idade do carro, já tem de ir para a 3ª mudança de distribuição: 2008, 2013 e 2018.

Sabes se na última, mudaram a bomba de água?

Já não me recordo. Mas tenho (quase) a certeza que sim, sei que foi trocada em 2013 mas nessa altura não era eu que andava com o carro...
Eu por ano não faço muitos km, uns 6/7mil. O mecanico já me disse que a correia está com algum uso mas que em principio não tem problema até ao ano que vem. Aproveitava e fazia um revisão a fundo nessa altura.
Gostava era que o carro me durasse até lá... Tenho receio que isto me cause problemas na junta

Já não me recordo. Mas tenho (quase) a certeza que sim, sei que foi trocada em 2013 mas nessa altura não era eu que andava com o carro...
Eu por ano não faço muitos km, uns 6/7mil. O mecanico já me disse que a correia está com algum uso mas que em principio não tem problema até ao ano que vem. Aproveitava e fazia um revisão a fundo nessa altura.
Gostava era que o carro me durasse até lá... Tenho receio que isto me cause problemas na junta
Não são apenas os quilómetros que degradam a borracha. A correia degrada tão rapidamente, ou até mais, com o carro parado.

Sim, tenho noção disso. Estava a pensar mudar distribuição e bomba de água mais para o inicio do ano que vem.
O problema do circuito de refrigerão terá a ver com isso?
Penso que talvez isso seja um ultimo recurso....

Voltar
Superior