Duvida compra entre Eletrico ou plug-in

iscorebelo

New member
  1. Que tipo de carros gostas? Idealmente queria e´létrico ou hibrido plug-in
  2. Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar, Monovolume, Jipe, Desportivo, Cabrio, etc)? já respondido
  3. Que marcas e modelos gostas e equacionas? indiferente
  4. Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência? Pouca frequencia, convem ter algum espaço mas não precisa de ser uma suite nos bancos traseiros
  5. Precisarás de levar carga com frequência? Raramente, necessito de bagageira normal na casa dos 300L
  6. Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos? Faço cerca de 1200km por mes. Pelo menos nos proximos 2 anos vai-se manter, após isso já nao sei
  7. Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas? Faço mais AE do que nacional, mas não serão viagens muito longas por norma. Esporadicamente pode surgir uma viagem maior.
  8. Os consumos terão grande importância? Sim
  9. A potência do motor terá grande importância? Apenas preciso de um desempenho médio, não quero um carro desportivo mas também não quero um mata-velhos
  10. Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos? Não, utilizaçao normal
  11. Que orçamento tens, valor mínimo e máximo? Não queria ultrapassar os 28k
  12. Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano? Atualmente é impossivel comprar carro novo eletrico/PHEV com 28k, entao teria que ser usado. No maximo ate 2017/2018

Boas a todos, vou precisar de comprar um carro ate meados de agosto. Tenho a opçao de comprar em nome de empresa com a deduçao do iva, entao parece-me vantajoso optar por eletrico ou hibrido plug-in.
O orçamento é de 28k no maximo, sendo que fica cerca de 22/23 com a deduçao do IVA. Faço cerca de 20-30km cidade 4x semana e 70km AE + 10km cidade 3x semana. No geral dará cerca de 320/330km por semana.
Com o orçamento que tenho é impossivel comprar carro novo, seja EV ou PHEV. Terá que ser um usado. Começando pelo gosto pessoal, os EV Leaf Zoe e I3 nao me agradam muito esteticamente. Aquele que mais gosto é o e-Golf e o peugeot e-208, apesar do peugeot ser uma versao bastante basica a nivel de extras e aparentemente ter uma eficiencia de consumos bastante má com temperaturas baixas, pelo que li. O e-golf tem uma autonomia média de cerca de 180km em AE, 140km com temperaturas baixas. O peugeot tem aind menos com temperaturas baixas, apesar de ter maior autonomia em cidade (bateria maior tambem).
Em relaçao aos hibridos plug-in, a unica opçao que me parece viavel é o Golf GTE, mas tem a desvantagem de ser o mesmo preço de um eletrico e ainda ter custos adicionais (combustivel em viagens maiores, tributaçao autonoma, selo)
Praticamente qualquer carro eletrico consegue fazer a autonomia diária que preciso, o que me cria dúvidas é para o caso de precisar de fazer viagens maiores esporadicamente e ter que parar a cada 150km. O hibrido resolve esta situaçao mas vendo todas as despesas, tem um custo ainda significativamente maior. Com o orçamento que tenho nao consigo comprar um eletrico com autonomia de 400km que resolveria os problemas, por isso o que penso fazer é vender o carro que comprar agora daqui a uns 5 ou 6 anos, ate ao mercado dos eletricos estar melhor. (sem tentar fazer muita futurologia[8b])
Eu sei que é muito de gosto pessoal mas estou indeciso. Ponderei esperar 2/3 meses mas duvido que o mercado melhore, tanto a nivel de preço como de ofertas, já ouvi até dizer o contrário. Depois a questao do valor que o carro vai ter daqui a 5 ou 6 anos.
Enfim, agradeço a vossa ajuda e peço desculpa pelo topico extenso.
Cumprimentos

tens vários PHEV a 27.490+iva
NOVOS

seria a minha escolha

o trio Kia ceed SW, Xceed, Niro PHEV ou hyubdai ionic PHEV, todos com 1600cc e autonomia 50-60km com bateria 100% e consumos "reais" de +/- 4L quando acaba a bateria
o skoda octavia ou seat leon de 204cv com 1.4t e autonomia de 50-60km com bateria 100%, mas consumos 1 pouco mais altos fora disso (mas motor "melhor")
novos astra/308, etc
etc, etc

Última edição:
Sugestão para quem não se importar com a tracção traseira: Usados BMW i3 - 25 890 EUR, 18 904 km, 2018 | Standvirtual

Se bem que eu talvez alinhasse mais depressa por isto: Usados Nissan Leaf - 24 900 EUR, 59 000 km, 2019 | Standvirtual

precisamente os que ele não gosta. na mouche! [:D]

algum phev até 30 mil? sei que quererás usado e estes são novos, mas podes regular-te pelos preços deles em novos e retirares 2 anos e alguns euros á equação, ficando com uma ideia mais aproximada. uns com mais bagageira, outros menos e que não te interessarão, como o mini, mas ficam sempre mais algumas ideias. [;)]

https://fleetmagazine.pt/modelos-de-27-500-a-35-mil-euros-sem-iva-phev/

precisamente os que ele não gosta. na mouche! [:D]

algum phev até 30 mil? sei que quererás usado e estes são novos, mas podes regular-te pelos preços deles em novos e retirares 2 anos e alguns euros á equação, ficando com uma ideia mais aproximada. uns com mais bagageira, outros menos e que não te interessarão, como o mini, mas ficam sempre mais algumas ideias. [;)]

https://fleetmagazine.pt/modelos-de-27-500-a-35-mil-euros-sem-iva-phev/

Tem aí algumas boas sugestões de facto, algumas delas até já tinha dado uma vista de olhos.
A questão é que, mercedes bmw e volvo sao extremamente caros, mesmo usados. Apenas o 330 escapa e os mais baratos têm já muitos km. Opel, peugeot, citroen, kia e mitsubishi são carros relativamente grandes/familiares, o proprio Prius também.
Só restaria o mini e o Golf GTE. Atualmente conduzo um mini clubman a diesel e além de ser um borrachao, a condução também não é das mais suaves.
Não sei se é a minha cabeça a puxar para o elétrico, mas a ser hibrido plug-in, o golf GTE parece-me a opçao mais aconselhavel.

tens vários PHEV a 27.490+iva
NOVOS

seria a minha escolha

o trio Kia ceed SW, Xceed, Niro PHEV ou hyubdai ionic PHEV, todos com 1600cc e autonomia 50-60km com bateria 100% e consumos "reais" de +/- 4L quando acaba a bateria
o skoda octavia ou seat leon de 204cv com 1.4t e autonomia de 50-60km com bateria 100%, mas consumos 1 pouco mais altos fora disso (mas motor "melhor")
novos astra/308, etc
etc, etc

O problema é que o meu orçamento de 28k é ja com IVA [:D]
Elimina logo astra, 308, octavia, leon. O unico que me parece que se enquadra +- é o niro e o ioniq. Eu tenho 25 anos, e para mim sao carros mais familiares, acho que não se enquadram muito. Mas a verdade é que da forma como o mercado está, provavelmente não vou encontrar um carro que me agrade a todos os niveis, por isso talvez tenha que optar mesmo por um mais "familiar" [s)]

O problema é que o meu orçamento de 28k é ja com IVA [:D]
Elimina logo astra, 308, octavia, leon. O unico que me parece que se enquadra +- é o niro e o ioniq. Eu tenho 25 anos, e para mim sao carros mais familiares, acho que não se enquadram muito. Mas a verdade é que da forma como o mercado está, provavelmente não vou encontrar um carro que me agrade a todos os niveis, por isso talvez tenha que optar mesmo por um mais "familiar" [s)]

por exemplo o Xceed com ar mais SUV está por 26k + iva
claro que o dinheiro não estica, mas comprar novo é sempre diferente e evita problemas com as baterias

outra alternativa seria um Renault Captur 160cv plug-in
que costuma ser agressiva com as campanhas
https://www.standvirtual.com/anuncio/renault-captur-1-6-e-tech-plug-in-exclusive-ID8PdyPc.html
(talvez arranje num stand oficial renault um com bom preço de 2021/22)

Espero ter ajudado

por exemplo o Xceed com ar mais SUV está por 26k + iva
claro que o dinheiro não estica, mas comprar novo é sempre diferente e evita problemas com as baterias

outra alternativa seria um Renault Captur 160cv plug-in
que costuma ser agressiva com as campanhas
https://www.standvirtual.com/anuncio/renault-captur-1-6-e-tech-plug-in-exclusive-ID8PdyPc.html
(talvez arranje num stand oficial renault um com bom preço de 2021/22)

Espero ter ajudado
Até gosto desse Kia, mas lá está, já fica fora do orçamento. E esse renault em particular não tem IVA dedutivel. É mais uma variável a ter em consideração [s)]
Claro que ajuda, sugestões são sempre bem vindas

Até gosto desse Kia, mas lá está, já fica fora do orçamento. E esse renault em particular não tem IVA dedutivel. É mais uma variável a ter em consideração [s)]
Claro que ajuda, sugestões são sempre bem vindas

mas num stand Renault se calhar consegue um Captur plug-in (com menos extras: pintura 2 cores, jantes 18", sensores dianteiros, etc) dentro do seu plafond
mesmo que tenha de ser 1 encomenda e demora 120 dias a chegar

existem alguns captur desses com preços parecidos no SV

Até agora recomendaram optar pelo hibrido plug-in, é o que acham mais aconselhavel? Mesmo tendo em conta os gastos a mais q o hibrido implica
para 20-30kms diários, estes plug-in com autonomia de +/-50kms devem chegar
carrega todos os dias o carro por 2h ou 3h e está pronto para o dia seguinte
quando fizer 70-100km de 1x, ele gasta /recarrega a bateria e chega ao final da viagem com consumo de 3-4L de gasolina

o investimento para 1 elétrico será maior e como está muito limitado no budget....
(atenção à burla dos Zoe nas baterias aluguer/compra)

Esse orçamento estipulado é para pagar a PP?
Porque se for o caso preferia fazer um esforço e dar uma boa entrada e pagar o resto em pouco tempo (36 meses????) e comprar um eléctrico de jeito porque para empresas é a melhor escolha (sem TA, iuc, etc...)

Cumps

para 20-30kms diários, estes plug-in com autonomia de +/-50kms devem chegar
carrega todos os dias o carro por 2h ou 3h e está pronto para o dia seguinte
quando fizer 70-100km de 1x, ele gasta /recarrega a bateria e chega ao final da viagem com consumo de 3-4L de gasolina

o investimento para 1 elétrico será maior e como está muito limitado no budget....
(atenção à burla dos Zoe nas baterias aluguer/compra)

Sim eu sei que o hibrido é suficiente para metade dos dias, a questão é o que gasto nos outros dias, mais as despesas de selo e TA. Porque os hibridos tê o mesmo PVP de um eletrico com autonomia de 250km cidade/150 AE. Mas lá está, se precisar de uma viagem maior, o que não será frequente, o eletrico já limita.

Última edição:
Esse orçamento estipulado é para pagar a PP?
Porque se for o caso preferia fazer um esforço e dar uma boa entrada e pagar o resto em pouco tempo (36 meses????) e comprar um eléctrico de jeito porque para empresas é a melhor escolha (sem TA, iuc, etc...)

Cumps

A questão do pagamento ainda está em aberto. Dependendo das condiçoes posso fazer financiamento a quem vender ou entao pedir crédito no banco. Tenho algum para dar entrada e ja é minha intenção. A questao dos eletricos de jeito é que sao todos acima de 40k. Para gastar tanto dinheiro num carro eu queria ficar bem servido e neste momento não é nada facil arranjar um eletrico por 40k que seja, com 400km de autonomia.

Alem de que seria dificil liquidar um emprestimo destes em 36 meses, a prestação tinha que ser super alta. ou entao eu nao percebi direito o que referiste [:D]

Sim eu sei que o hibrido é suficiente para metade dos dias, a questão é o que gasto nos outros dias, mais as despesas de selo e TA. Porque os hibridos tê o mesmo PVP de um eletrico com autonomia de 250km cidade/150 AE. Mas lá está, se precisar de uma viagem maior, o que não será frequente, o eletrico já limita.
acho que existem poucos electricos de "jeito" a custar menos de 30k/35k
e mesmo o leaf ou Kauai apenas as versoes com bateria mais pequena custam +/- isso
ou entao carros + pequenos tipo Corsa ou 208
com autonomia real de 200/250/300km (sempre a 110km/h no máximo, claro)

acho que existem poucos electricos de "jeito" a custar menos de 30k/35k
e mesmo o leaf ou Kauai apenas as versoes com bateria mais pequena custam +/- isso
ou entao carros + pequenos tipo Corsa ou 208
com autonomia real de 200/250/300km (sempre a 110km/h no máximo, claro)
Sim, a verdade é essa. Elétrico com boa autonomia so a partir de 40k. Daí eu ter pensado em remediar 5 ou 6 anos com um mais "fraco", evitando os custos extra de um hibrido, e no futuro logo se vê.

Sim, a verdade é essa. Elétrico com boa autonomia so a partir de 40k. Daí eu ter pensado em remediar 5 ou 6 anos com um mais "fraco", evitando os custos extra de um hibrido, e no futuro logo se vê.
e daqui a 5 ou 6 anos quem é que "compra" um electrico usado com bateria gastas/deterioradas e cuja autonomia se calhar nem sequer dá para 200kms ?
estou apenas " a pensar alto"

em 2025/2026 todas as marcas vão ter ofertas muito mais competitivas e vao ter de ser alinhar com o famoso tesla 2 a 25k (vá lá 30k para PT)

e daqui a 5 ou 6 anos quem é que "compra" um electrico usado com bateria gastas/deterioradas e cuja autonomia se calhar nem sequer dá para 200kms ?

em 2025/2026 todas as marcas vão ter ofertas muito mais competitivas e vao ter de ser alinhar com o famoso tesla 2 a 25k (vá lá 30k para PT)
Tem toda a razao, ja pensei nisso tambem. É sempre futurologia mas na questao de vender daqui a 5 anos, talvez o hibrido tenha mais valor porque os combustiveis nao vao desaparecer tao rapido assim. So mesmo pessoas com viagens muito curtas vao optar por carros com menos de 200km de autonomia. Isso é uma das coisas q me deixa de pé atras em comprar um eletrico com autonomia mais reduzida.
Já pesquisei por topicos aqui no forum sobre o assunto mas não encontrei.

É isso tudo e um par de botas.
Além disso elétricos fazem cair o cabelo e provocam tumores cerebrais....

Voltar
Superior