[Dúvida] - Culpado de possivel acidente.

VTR

New member
Caros...
Tenho dúvidas acerca de uma situação que se passou comigo e gostava que me ajudassem (claro que dentro da lei) no apuramente de quem seria o responsável num hipotético acidente na situação abaixo desenhada!
Penso que o desenho apesar de "gatafunhado" dará para perceber a situação.

Sem título.JPG

No exemplo eu sou o condutor do carro B!!
- Não vinha ninguém no sentido contrário;
- Não me aprecebi da entrada do carro C na faixa de rodagem, pois o A por "milésimas" de segundo "tapou" a visibilidade para esse lado.

Em caso de acidente de quem seria a culpa?
- Minha, porque batia na faixa contrária.
- Do condutor C, pois sai de um parque de estacionamento.
- 50 / 50.

Apesar da situação ter ocorrido, dela nada resultou!

Obrigado.

Last edited by a moderator:
Caros...
Tenho dúvidas acerca de uma situação que se passou comigo e gostava que me ajudassem (claro que dentro da lei) no apuramente de quem seria o responsável num hipotético acidente na situação abaixo desenhada!

- Não me aprecebi da entrada do carro C na faixa de rodagem, pois o A por "milésimas" de segundo "tapou" a visibilidade para esse lado.

- 50 / 50.

Obrigado.

Creio que o veículo que sai do estacionamento. Mas se ele saísse de um cruzamento e não de uma via particular/estacionamento/posto de combustível, já seria o contrário, pois é proibido ultrapassar em cruzamentos. [;)]

Legalmente, penso que tua. Moralmente, de quem colocou um traço descontínuo numa zona de entradas e saídas transversais, mesmo tratando-se de um parque de estacionamento.

Um amigo meu teve um acidente (de mota) porque ultrapassou numa zona de traço descontínuo... só que era um entroncamento, e o carro ultrapassado decidiu virar à esquerda sem fazer pisca. Claro que ele não conseguiu provar a falta de pisca do outro, logo a culpa foi-lhe atribuída na totalidade.

Last edited:
Parece-me que será de quem saí do parque de estacionamento.

a ultrapassagem foi feita num local permitido e já depois da curva com visibilidade.
Quem saía do parque de estacionamento tem que ceder passagem, neste caso ao A e ao B...

(Se cair num eventual 50/50, tb não me admirava)

Last edited:
Parece-me que será de quem saí do parque de estacionamento.

a ultrapassagem foi feita num local permitido e já depois da curva com visibilidade.
Quem saía do parque de estacionamento tem que ceder passagem, neste caso ao A e ao C...

(Se cair num eventual 50/50, tb não me admirava)

Quer o amigo dizer... A e ao B!!! Certo?

Eu acho que a pessoa que vai a sair do parque não tem culpa se vem alguem no ''sentido contrario''... Já não basta ter que tomar precauções aos que vão na faixa correcta, e ainda com os restantes??!?...

De qualquer forma compreendo a situação, talvez uma sinaização melhor fosse evitar futuros acidentes! maybe...

Acho que a culpa será da carro que sai do estacionamento, mas como são as seguradoras, não sei não!

Eu acho que a pessoa que vai a sair do parque não tem culpa se vem alguem no ''sentido contrario''... Já não basta ter que tomar precauções aos que vão na faixa correcta, e ainda com os restantes??!?...

De qualquer forma compreendo a situação, talvez uma sinaização melhor fosse evitar futuros acidentes! maybe...

Acho que é mesmo o contrário. Por estar a sair de um lugar "sem prioridade", neste caso parque de estacionamento, tem que ter "cuidados redobrados" ao entrar na faixa de rodagem. Sou desta opinião!

Viva,

Na minha opinião, supostamente o condutor C pois terá que ceder a passagem a quem circule na via onde pretende entrar.

Como foi referido nestas situações, para evitar qualquer dúvida e acidente, era sempre preferível existir um traço contínuo e sinalização vertical que impedisse a ultrapassagem. Aparentemente não há, logo o veículo B pode ultrapassar.

À parte do caso apresentado existe outro muito comum: em cruzamentos onde não existe sinalização ou traço contínuo que impeça a ultrapassagem, muito veículos quando entram no cruzamento para seguir para a sua direita apenas olham para a sua esquerda e não circulando ninguém nesse sentido entram no cruzamento sem verificarem o que se encontra à sua frente (muitos entram sempre a olhar paraa esquerda e arrancando rapidamente, apenas olhando em frente quando já se encontram na via). Pois à sua frente pode estar alguém a ultrapassar que se enontra na faixa contrária.

Qual a vossa interpretação desta situação, em caso de acidente? O veículo que entra deve conceder sempre a prioridade a quem circula, em que sentido for. Embora o veículo que esteja a ultrapassar se encontre na via contrária, está a executar a manobra correctamente, pois não existe sinalização que o impeça de o fazer. Logo em caso de acidente, a culpabilidade seria do veículo que está a entrar no acidente. Esta leitura é correcta?

Marco

À parte do caso apresentado existe outro muito comum: em cruzamentos onde não existe sinalização ou traço contínuo que impeça a ultrapassagem, muito veículos quando entram no cruzamento para seguir para a sua direita apenas olham para a sua esquerda e não circulando ninguém nesse sentido entram no cruzamento sem verificarem o que se encontra à sua frente (muitos entram sempre a olhar paraa esquerda e arrancando rapidamente, apenas olhando em frente quando já se encontram na via). Pois à sua frente pode estar alguém a ultrapassar que se enontra na faixa contrária.

Qual a vossa interpretação desta situação, em caso de acidente? O veículo que entra deve conceder sempre a prioridade a quem circula, em que sentido for. Embora o veículo que esteja a ultrapassar se encontre na via contrária, está a executar a manobra correctamente, pois não existe sinalização que o impeça de o fazer. Logo em caso de acidente, a culpabilidade seria do veículo que está a entrar no acidente. Esta leitura é correcta?

Marco

Essa situação tb é muito comum, infelizmente.

Há uma regra geral que proibe a ultrapassagem antes e nos cruzamentos e entroncamentos, pelo que esse estará sempre a prevaricar...

Quem vira à direita esta obrigado a ceder passagem a quem se apresente da direita, no entanto, normalmente não há intersecção de vias de trânsito, so se houver alguem a ultrapassar/desviar de obstaculo.

Sim este é daqueles acidentes, que deixa sp 1 pco, confuso o nosso código da estrada, mas o que são nos cruzamentos ainda pior.

Em relação ao que se passou, qdo se saí de 1 parque de estacionanmento ñ se tem prioridade sobre ng nem nada. Logo, é o culpado do acidente, e neste caso a pessoa tem de olhar para os 2 lados, e se olhasse com mais atenção, provavelmente viria que o veículo B estava a ultrupassar o veículo A. Isto se o veículo B ñ viesse armado em Speedy Gonçalez(o q mtas vezes vejo por aí na estrada).
Logo neste caso à 1ª vista penso que o culpado seja o C.

O problema aqui até se põem de outra maneira!! Se porventura acabo por ter o acidente, batia fora da minha faixa de rodagem. Isso podia originar a que o condutor do veiculo C, dizer perante as autoridades que nem sequer saiu do parque de estacionamento e que vinha naquele sentido! (Não sei se me fiz entender!)

Viva,

Na minha opinião, supostamente o condutor C pois terá que ceder a passagem a quem circule na via onde pretende entrar.

Como foi referido nestas situações, para evitar qualquer dúvida e acidente, era sempre preferível existir um traço contínuo e sinalização vertical que impedisse a ultrapassagem. Aparentemente não há, logo o veículo B pode ultrapassar.

Marco

Imaginemos que o indivíduo que entra na faixa de rodagem através de um cruzamento diz que já vinha naquele sentido e que nem sequer veio do cruzamento?? Como é que fica?? Provas?? Por vezes é dificil provar seja o que for!!

Last edited:
Acho que se estão a trocar dois conceitos aqui:

-pelo codigo da estrada, quem sai dum parque de estacionamento, perde prioridade;

-nao se pode ultrapassar em cruzamentos e entroncamentos;

não é por o condutor do carro que sai do carro nao ter prioridade que tu passas a poder ultrapassar no cruzamento, porque o cruzamento existe!

no entanto, o condutor que sai do parque começou a marcha, ainda que o carro que ia a tua frente tivesse prioridade sobre ele?? parece-me que podes usar isto a teu favor [;)]

A questão deve ser colocada da seguinte forma:

SE conseguir provar B, que C sai de um estacionamento -com documento emitido pela respectiva camara municipal de que classifica a rua de onde saiu, como parque- C será culpado. No entanto, conhecendo como conheço as seguradoras, terá que B argumentar e fazer a sua pressao, pois a seguradora do C deverá argumentar o facto de B ir a ultrapassar.

No entanto, nem tudo é lógico. Eu já tive um acidente igual. Eu estava a sair dum parque, e um carro embateu-me. Chamei a policia, que disse q eu era culpado. Como eu não nasci ontem,[:D] fui á camara. Pedi um documento, da referida rua. De facto a "rua" é um parque, mas a camara não o classifica assim. Com esse papel, a seguradora deu-me razão.

Acho que se estão a trocar dois conceitos aqui:

-pelo codigo da estrada, quem sai dum parque de estacionamento, perde prioridade;

-nao se pode ultrapassar em cruzamentos e entroncamentos;

não é por o condutor do carro que sai do carro nao ter prioridade que tu passas a poder ultrapassar no cruzamento, porque o cruzamento existe!

no entanto, o condutor que sai do parque começou a marcha, ainda que o carro que ia a tua frente tivesse prioridade sobre ele?? parece-me que podes usar isto a teu favor [;)]

No caso inicial do tópico não existe qq entroncamento ou cruzamento, pois estes são de vias publicas.

IN CE

CAPÍTULO I​
Princípios gerais​
Artigo 1.º​
Definições legais​
Para os efeitos do disposto no presente Código e legislação complementar, os termos seguintes têm o
significado que lhes é atribuído neste artigo:

e) «Cruzamento», zona de intersecção de vias públicas ao mesmo nível;

g) «Entroncamento», zona de junção ou bifurcação de vias públicas;​

Caros...

- 50 / 50.

Obrigado.

Sem dúvida que quem sai do estacionamento tem culpa.

No local é permitida a ultrapassagem, e quem sai de um estacionamento tem de ceder a passagem. Não cedeu a nenhum, mas por sorte ou azar só bateu no 2º carro.

Sem dúvida que quem sai do estacionamento tem culpa.

No local é permitida a ultrapassagem, e quem sai de um estacionamento tem de ceder a passagem. Não cedeu a nenhum, mas por sorte ou azar só bateu no 2º carro.

Não houve nenhum acidente!! Com a "ajuda" do condutor A, que reduziu a velocidade ao deparar-se com a situação, deu para o ultrapassar, cruzando-me com o condutor C, já na minha faixa de rodagem!!

Tenho ideia que, quando se sai de um parque de estacionamento, este deve tomar TODAS as precauções e cautelas ao entrar na "estrada propriamente dita".

Last edited:
ahh...o parque de estacionamento nao é uma via publica porque??

Certamente que será uma via pública... mas, no meu entender sem qualquer tipo de prioridade, a menos que exista "algo" a indicar o contrário!

Back