Dúvida de Electricidade

LnxSlck

New member
Há uns dias atrás, 3 tomadas (daquelas que estão embutidas na parede) queimaram ao mesmo tempo, aliás, deixaram de funcionar. Substitui 1 e tentei de novo, nada. Vi então com um busca pólos que os 2 buracos estavam com electricidade, quando numa tomada normal a funcionar apenas 1 tem.

Haverá uma solução "caseira" para resolver isto, ou tem que se chamar mesmo um electricista?

O problema é que electricistas nem vê-los, e aqueles que dão uns desenrasques, parece que tem que se pedir com favor, todos os dias que os virmos, até que se decidam a vir cá compor isto.

substitui as tomadas que queimaram e repara lá se nao derreteu os fios e estes estão colados um ao outro dai teres os dois buracos com electricidade,podes ter tambem o neutro interrompido em qualquer lado,vá lá saca a ferramenta e mãos á obra deixa lá os electricistas isso é trabalho simples.

eu vou lá! 50€ e tens o trabalho resolvido [:D]

tou a brincar mas muita coisa que tá cá feita em casa fui eu que fiz + o meu pai!

substitui as tomadas que queimaram e repara lá se nao derreteu os fios e estes estão colados um ao outro dai teres os dois buracos com electricidade,podes ter tambem o neutro interrompido em qualquer lado,vá lá saca a ferramenta e mãos á obra deixa lá os electricistas isso é trabalho simples.

Já substitui as tomadas, e os fios estão impecáveis, por mais estranho que pareça aquela tomada que vi não tem fio terra, apenas tem dois fios, um castanho e um azul.

Como vejo se tenho o neutro interrompido ?

eu vou lá! 50€ e tens o trabalho resolvido [:D]

tou a brincar mas muita coisa que tá cá feita em casa fui eu que fiz + o meu pai!

50 euros nao te davam para o transporte [:D]

Aqui em casa, também tenho feito muita coisa eu, mas esta está-me a parecer muito complicada

hum... mas o se calhar o problema tá mais atras!

exprimenta abrir a caixa de derivação de onde vêm esses fios e puxa tudo! e mete cabos novos!

é a unica coisa que eu estou a ver que resulte para isso! pq ao que parece isso está em curto!

1º passo: desligar o quadro
2º passo: desmontar as 3 tomadas e desligar os fios entre elas
3º passo: com as 3 tomadas ver se elas estão em curto entre elas! se estiverem, então o problema deve estar aqui!, caso contrário continuar para o passo 4

4º passo: abrir caixa de derivação
5º passo: ver quai são os vios que vão para essa tomada
6º passo: tirar os ligadores e separar bem os fios
7º passo: ir à loja e comprar ligadores rápidos vês +- de são precisos de 5 ou de 8 e comprar o fio novo
8º passo: ligar o fio velho ao fio novo e puxar o fio velho pela caixa de derivação
9º passo: depois dos fios novos estarem postos é fazer logo a ligação respectiva às cores nos ligadores rápidos! ATENÇÃO ÀS CORES
10º passo: depois de certificado que está td OK na caixa de derivação fecha-la
11º passo: voltar a passar os fios entre as tomadas e ligar nas tomadas e montar as tomadas!

Última edição:
hum... mas o se calhar o problema tá mais atras!

exprimenta abrir a caixa de derivação de onde vêm esses fios e puxa tudo! e mete cabos novos!

é a unica coisa que eu estou a ver que resulte para isso! pq ao que parece isso está em curto!

1º passo: desligar o quadro
2º passo: desmontar as 3 tomadas e desligar os fios entre elas
3º passo: com as 3 tomadas ver se elas estão em curto entre elas! se estiverem, então o problema deve estar aqui!, caso contrário continuar para o passo 4

4º passo: abrir caixa de derivação
5º passo: ver quai são os vios que vão para essa tomada
6º passo: tirar os ligadores e separar bem os fios
7º passo: ir à loja e comprar ligadores rápidos vês +- de são precisos de 5 ou de 8 e comprar o fio novo
8º passo: ligar o fio velho ao fio novo e puxar o fio velho pela caixa de derivação
9º passo: depois dos fios novos estarem postos é fazer logo a ligação respectiva às cores nos ligadores rápidos! ATENÇÃO ÀS CORES
10º passo: depois de certificado que está td OK na caixa de derivação fecha-la
11º passo: voltar a passar os fios entre as tomadas e ligar nas tomadas e montar as tomadas!

Obrigado apr:)

Acho que está aqui tudo, mas como isto é de um apartamento, é melhor não mexer na caixa de derivação. :sh)

Vou mas é chamar um electricista (não vai ser fácil) e ele que veja isto.

Já agora, fará mal estarem as 3 tomadas em curto? Não têm nada lá ligado obviamente, e até agora não parece haver problemas na electricidade.

Obrigado apr:)

Acho que está aqui tudo, mas como isto é de um apartamento, é melhor não mexer na caixa de derivação. :sh)

Vou mas é chamar um electricista (não vai ser fácil) e ele que veja isto.

Já agora, fará mal estarem as 3 tomadas em curto? Não têm nada lá ligado obviamente, e até agora não parece haver problemas na electricidade.

de nada

qual é o problema de mexeres na cx de derivação? até podia ser 1 edifício com 100000000000 andares! essa caixa é do teu apartamento tens é de verificar sé é do quarto onde tens as tomadas em curto!

a caixa normalmente tá por dentro da divisão por cima da porta!

se tens as tomadas em curto = lixo

se n tiveres lá nada ligada n faz mal! mas ao ligares, metes + com + dá o estoiro!

Última edição:
Boas!
Esse problema de te terem queimado 3 tomadas ao mesmo tempo é de estranhar...
Certamente houve curto circuito à sáida da caixa de derivação para as tomadas, ou então na 1a tomada do circuito que faz depois repicagem para as outras duas mas atenção:
tens no teu quadro eléctrico 2 disjuntores que deveriam proteger a instalação contra curto circuitos ou para passagem da fase à terra...
Parece-me que logo aqui houve algo que não funcionou...
A fim de assegurares que lá tens o neutro, compra um voltimetro e tiras logo as teimas...
Isola tomada a tomada, e vai ligando...Podera haver algum cabo que o isolamento tenha derreitod e esteja em c.c...
Abraço

Para as tomadas queimarem não tem de haver curto circuito. Já perdi a conta ás tomadas queimadas que mudei.
A maior parte das vezes isso acontece por falta de manutenção.
E estas situações acontecem mais em circuitos onde são ligadas cargas maiores, como aquecedores, máquinas de lavar etc.
E acontece porque quanto maior for a carga mais os terminais da tomada vão aquecer, provocando a dilatação dos metais de aperto, com o passar do tempo os apertos vão ficando cada vez mais frouxos, e isso por sua vez, vai aumentar ainda mais o aquecimento o que pode levar a queimar as tomadas e derreter isolamentos.

Por isso conveem, pelo menos uma vez por ano reapertar todas as tomadas e as ligações dos quadros.

Experimentem dar uma volta ás tomadas de vossa casa, de certeza que têm uma supresa com as ligações frouxa.

Para as tomadas queimarem não tem de haver curto circuito. Já perdi a conta ás tomadas queimadas que mudei.
A maior parte das vezes isso acontece por falta de manutenção.
E estas situações acontecem mais em circuitos onde são ligadas cargas maiores, como aquecedores, máquinas de lavar etc.
E acontece porque quanto maior for a carga mais os terminais da tomada vão aquecer, provocando a dilatação dos metais de aperto, com o passar do tempo os apertos vão ficando cada vez mais frouxos, e isso por sua vez, vai aumentar ainda mais o aquecimento o que pode levar a queimar as tomadas e derreter isolamentos.

Por isso conveem, pelo menos uma vez por ano reapertar todas as tomadas e as ligações dos quadros.

Experimentem dar uma volta ás tomadas de vossa casa, de certeza que têm uma supresa com as ligações frouxa.

principalmente as x tenho 1 surpresa com a tomada onde o transf do telef ta ligado [:D] ele desliga-se quando vou a ver... são os fios desligados :(

as últimas tomadas que omprei ja são todas de 16A por causa das coisas o quadro é de 35! só tenho 1 reforçada de 20 ou 25 para ligar a placa! são 6600w :eek:

ora vamos lá por partes,em primeiro lugar tens que ter um multimetro ou busca polos,caso não tenhas experimenta com o dedo,estava a brincar lol, na zona onde estão essas tomadas verificar qual delas é que tem os 220volts e as que não têm se fôr o caso de nenhuma ter corrente tentar verificar qual a caixa de derivação das tomadas uma vez que deves ter uma caixa para as tomadas e outra para a iluminação,pois o mal pode estar aí ,em ultimo caso se a caixa de derivação estiver ok vai até ao quadro ,aos respectivos disjuntores e ver esses bichos pode até algum disjuntor ter batido as botas.

Boas,

Se fosses da minha zona ia aí resolver o problema...
Pelas indicações que deste o problema não é das tomadas mas sim falta de neutro, portanto o neutro (fio Azul) deve estar interrompido nalgum sitio. Em principio as tomadas devem dar continuidade de umas para as outras, ou seja em cada caixa de tomada existem 2 fios de cada cor ligados entre si. Se assim for o problema deve estar numa tomada antes dessas, que até pode ter corrente, mas onde o neutro foi interrompido.
Vai desmontando as tomadas mais proximas dessas e verifica as ligações, reaperta bem todos os parafusos e verifica se os fios estão todos ligados. Não te esqueças de desligar o quadro antes de mexeres em alguma coisa.
Espero ter ajudado.

desculpa, são 6900w! [:D] e tenho domada directa ao quadro! com tomada de 25 amperes e respectivo dijuntor de 25 tb

sim é em monofásico

http://www.teka.com/html/cat/prod.p...&backto=Placas&nameProd=VTN DC&nameCat=Placas a placa é esta

com este forno!:

http://www.teka.com/html/cat/prod.p...ckto=Fornos&nameProd=HC 610 ME&nameCat=Fornos

por isso é que são os 6900w mas deve ser as 2 coisas em conjunto :confused:

Os 6900W são mesmo só da placa o que dá 30A, o forno são mais 2705W o que dá 11A.

Claro que isto são potencias máximas, que se conseguem evitar tendo cuidado com o que se liga ao mesmo tempo.

Voltar
Superior