Duvida Diesel e agora peq duvida A/C

911_Turbo

Banido
Este natal o Pai Natal foi generoso para a minha Maria e colocou-lhe no sapatinho um Opel Corsa 1.3cdti. o de 90cv para ela andar com tranquilidade por aí!:D
Até aqui tudo bem, o pior foi que lhe disseram logo ( um familiar dela) que nos carros a diesel era preciso ter muito cuidado ao ligar, porque eles tinham uma resistência qualquer que devia ser aquecida, dando à chave um pouco, e só depois é que se podia mesmo ligar o carro! :( E se tentar dar totalmente à chave de uma vez o carro nao liga!:(
Eu confesso que nunca ouvi nada assim. O único carro que conduzi que era a diesel foi o da escola de condução!;)
Que é necessário ligar um pouco e deixá-lo a "aquecer", é mesmo preciso, para que o óleo fica à temperatura ideal para trabalhar. Mas isso não é em todos os carros?[8)]
Obrigadinha!

PS: e já agora para a rodagem, como fazê-la em condiçõeS?;)

citação:Este natal o Pai Natal foi generoso para a minha Maria e colocou-lhe no sapatinho um Opel Corsa 1.3cdti. o de 90cv para ela andar com tranquilidade por aí!
Até aqui tudo bem, o pior foi que lhe disseram logo ( um familiar dela) que nos carros a diesel era preciso ter muito cuidado ao ligar, porque eles tinham uma resistência qualquer que devia ser aquecida, dando à chave um pouco, e só depois é que se podia mesmo ligar o carro! E se tentar dar totalmente à chave de uma vez o carro nao liga!
Eu confesso que nunca ouvi nada assim. O único carro que conduzi que era a diesel foi o da escola de condução!
Que é necessário ligar um pouco e deixá-lo a "aquecer", é mesmo preciso, para que o óleo fica à temperatura ideal para trabalhar. Mas isso não é em todos os carros?
Obrigadinha!

PS: e já agora para a rodagem, como fazê-la em condiçõeS?

de facto nos carros a diesel mais antigos deveria-se ter esse cuidado de deixar aquecer as velas como deve de ser para o carro ligar bem, hoje em dia é bastante rápido e nem se dá conta...é por chave deixar aquelas luzes todas desligarem-se (que fazem os check-up´s todos) e ligar...sem problemas!!

para esse motor o melhor conselho, para sempre mas principalmente em rodagem é deixar aqeucer bem antes de dar gás, antes de desligar deixar arrefecer um pocuo, género conduzir a baixas ritações um km antes de chegar a casa!;)

Quanto a isso da resistência é verdade, mas a espera normalmente é de no máximo uns 3 segundos.

Relativamente à rodagem, ler o manual do carro que tem lá isso tudo explicado.

Hoje em dia isso já não é bem assim, e se ela rodar logo a chave o carro vai pegar, quase de certeza.

Só em dias muito muito frios, é que acenderá a luz da resistência, mas são 2 ou 3 segundos, e já está.

A finalidade é aquecer bem a câmara onde anda o pistom, para por o motor a trabalhar.

No meu Astra 1.7 DTI essa luz só acendeu uma vez quando esteve 4 meses parado para arranjar de um acidente. No Vectra acendia só ao inicio e era menos de 1 segundo.

Basta ela rodar a chave, e o tempo que demora a por o sinto é mais que suficiente para depois colocar o carro a trabalhar.

Quanto à rodagem, no manual do carro, perto do final tem lá uma série de indicações e cuidados a ter com o carro, o ambiente, etc. e diz "Os primeiros 1000 Km".

Basicamente é não deixar o motor ao ralenti quando se liga, é ligar e arrancar logo, andar com suavidade, e aguardar sempre um bocadinho antes de desligar. Mas isto são procedimentos a ter, mesmo depois da rodagem feita. ;)

citação:Originalmente colocada por Tubular Bells

Hoje em dia isso já não é bem assim, e se ela rodar logo a chave o carro vai pegar, quase de certeza.

Só em dias muito muito frios, é que acenderá a luz da resistência, mas são 2 ou 3 segundos, e já está.

A finalidade é aquecer bem a câmara onde anda o pistom, para por o motor a trabalhar.

No meu Astra 1.7 DTI essa luz só acendeu uma vez quando esteve 4 meses parado para arranjar de um acidente. No Vectra acendia só ao inicio e era menos de 1 segundo.

Basta ela rodar a chave, e o tempo que demora a por o sinto é mais que suficiente para depois colocar o carro a trabalhar.

Quanto à rodagem, no manual do carro, perto do final tem lá uma série de indicações e cuidados a ter com o carro, o ambiente, etc. e diz "Os primeiros 1000 Km".

Basicamente é não deixar o motor ao ralenti quando se liga, é ligar e arrancar logo, andar com suavidade, e aguardar sempre um bocadinho antes de desligar. Mas isto são procedimentos a ter, mesmo depois da rodagem feita. ;)

nao deixar o carro ao ralenti? eu pensei até que se devia deixar um pouco o carro assim para aquecer! [8)] [8]

citação:Originalmente colocada por 911_Turbo
nao deixar o carro ao ralenti? eu pensei até que se devia deixar um pouco o carro assim para aquecer! [8)] [8]

o motor aquece mais depressa em andamento do que em rolanti, não convem é começar logo a acelarar até ao redline

Não é preciso, só se gasta gasóleo. Após viagens longas ou esforços de motor, antes de desligar deixar o motor trabalhar ao relanti uns 30 segundos ... a vida útil do turbo agradece ;)

Nada de exagerar nas rotações na rodagem, depois, verás que a máquina irá tratar bem de ti, tens é que tratar também bem dela [:p]

Boa sorte e coloca lá umas fotos para o pessoal [:X][:X]

citação:Originalmente colocada por michaelvasconcelos

Não é preciso, só se gasta gasóleo. Após viagens longas ou esforços de motor, antes de desligar deixar o motor trabalhar ao relanti uns 30 segundos ... a vida útil do turbo agradece ;)

Nada de exagerar nas rotações na rodagem, depois, verás que a máquina irá tratar bem de ti, tens é que tratar também bem dela [:p]

Boa sorte e coloca lá umas fotos para o pessoal [:X][:X]

coloco depois se ela deixar,claro!:D:D... Eu pessoalmente aí nem o vi. Sei é que o recebeu!;) É um 1.3cdti 90cv Cosmo e é azulinho![^][^][^] O carro ainda só tá na garagem, pois ainda nao tem matricula (atrasos no processo de abate). Mas como o tipo do stand garantiu a entrega do carro até ao natal (caso contrário os pais dela nao o compravam) ele foi mesmo entregue com aquelas matriculas de stand e agora está à espera que esta semana seja entregue a matricula definitiva. (IN)Felizmente nao vai ser **-CU-** [}:)][}:)]
Em principio na proxima semana já vai fazer uma viajemzita mais cumprida até ao Porto. São para aí 180km cheios de tranquilidade!;)

Eu ainda sou do tempo em que o meu pai tinha um Portaro que era preciso carregar num botão para aquecer.. eram quass 5 min ali! :D

Nos carros modernos a espera é bastante pequena, no verão é 1 segundo, no inverno no meu com -1 ou -2 graus demora uns 3 ou 4 segundos...

Nos carros antigos é que upa upa ainda era uns belos segundos que estavas ali á espera que aquilo desligasse :)

Já agora este sistema "rápido" foi inventado pela isuzu?

Tinha a ideia de tinho sido pela BMW, pareceu me ler isso em qualquer lado... Se calhar li mal ;)

ar156ob4.gif

de preferência mete diesel especial, há quem não note diferença, há quem diga que consome menos, mas dá mais saúde ao motor, isso é certo.

toma atenção especia às revisões e aos oleos, não ponhas nenhum que não seja o recomendado pela marca, revisões periodicas e um carinho especial pelo motor, e tens carro para a vida

citação:Originalmente colocada por WildChild

de preferência mete diesel especial, há quem não note diferença, há quem diga que consome menos, mas dá mais saúde ao motor, isso é certo.

toma atenção especia às revisões e aos oleos, não ponhas nenhum que não seja o recomendado pela marca, revisões periodicas e um carinho especial pelo motor, e tens carro para a vida

as revisões é todas na marca. Tem sido a politica do pai da minha namorada. Os carros que têm não duram menos de 8 anos nas mãos deles. O que foi para abate era um fiat uno de 1988. Já tava velhinho mas das 2 vezes que peguei nele puxava que era um showaço! Aqueles 4 velocidades faziam magia!;)
No meio disto só é pena mesmo, o Sunny ter que ir para a mãe dela, aquilo sim é que é um verdadeiro carro!;)

Mas e já agora o diesel a meter no carrito? diesel normal, gforce? ou do leclerc já dá?[8)]

Tal como o Wildchild disse, ha varias opiniões sobre os combustiveis "especiais", eu pessoalmente não noto muita diferença, mas o carro tambem não é o mais propicio a estas esperiências de potência ou consumos (Opel Frontera 2.2Dti limited).
O que eu faço (não que seja o melhor) é: de 10000 em 10000 km ponho 3 depósitos de gasóleo "especial", há quem diga que a combustão é mais completa e assim ajuda a fazer uma "limpezazita" ao motor.

Abraço
Rafa

Pah [|)]
Podes meter de todos!

Para o carro estar mesmo excelente a ordem é esta
1º Gforce
2º Diesel normal
3º Leclerc

Para o carro estar num nivel razoavel a ordem é a seguinte
1º Diesel normal
2º Gforce
3º Leclerc

Para a carteira
1º Leclerc
2º Diesel normal
3º Gforce

;)

citação:Originalmente colocada por Gmigas

Pah [|)]
Podes meter de todos!

Para o carro estar mesmo excelente a ordem é esta
1º Gforce
2º Diesel normal
3º Leclerc

Para o carro estar num nivel razoavel a ordem é a seguinte
1º Diesel normal
2º Gforce
3º Leclerc

Para a carteira
1º Leclerc
2º Diesel normal
3º Gforce

;)

nem mais...[^][^][^]
[}:)][}:)][}:)][}:)][}:)]

mas o gasóleo da galp já não é gforce? ;)

Muitos carros diesel actuais já fazem o pré-aquecimento das velas no momento em que abres a porta. Ele antecipa isso. Por isso basta esperar que as luzes do check apaguem e está a andar.
Ter o carro parado a aquecer é só gastar gasóleo e poluir sem necessidade. Podes arrancar logo mas sem acelerações bruscas enquanto não estiver quente.

Voltar
Superior