Dúvida Direito - Partilhas Conjugais

FilipeDiass

New member
Tenho um amigo que está com o seguinte problema:

comprou com a Ex-mulher uma habitação de 85.000 euros á cerca de 4 anos, com um crédito em conjunto.

há 2 anos atrás ela saiu de casa e deicou de pagar a sua parte da prestação, facto que o banco já tem conhecimento

agora a ex-mulher meteu uma acção em tribunal a reclamar pela sua parte da casa

a minha questão é a seguinte: querendo ele ficar com a casa, qual a melhor forma de o fazer? tem que dar dinheiro á ex-mulher??

alguém sabe como se processas estes casos?

Obrigado!:):)

Independente de tudo o que possa ser dito aqui no forum, o melhor mesmo é meter um advogado ao barulho, visto que as coisas já estão em tribunal, concluo que não vão tratar de nada em termo amigavél, logo o mais que posso aconcelhar será o teu amigo contratar um advogado.

Abraço e boa sorte.

Nesse caso a casa tem que ter nova escritura mas o dinheiro que ela deixou de pagar se não houver provas vai ser complicado pois o banco aceita o dinheiro e não quer saber se vem dela ou dele ou dos 2.

citação:Independente de tudo o que possa ser dito aqui no forum, o melhor mesmo é meter um advogado ao barulho, visto que as coisas já estão em tribunal, concluo que não vão tratar de nada em termo amigavél, logo o mais que posso aconcelhar será o teu amigo contratar um advogado.

pois...amigável n vai ser nada...

mas não é fácil de provar que o dinheiro que paga a prestação sai todo da conta dele? e que não existem transfer~encias dela para essa conta, nem depósitos em dinheiro??

no entanto, isto quer dizer que ele vai ter que pagar sempre a parte dela, para conseguir que ela saia da escritura, certo?
[8]

citação:Originalmente colocada por Filipe Dias

mas não é fácil de provar que o dinheiro que paga a prestação sai todo da conta dele? e que não existem transfer~encias dela para essa conta, nem depósitos em dinheiro??

no entanto, isto quer dizer que ele vai ter que pagar sempre a parte dela, para conseguir que ela saia da escritura, certo?
[8]

Desde que prove que deixaram de viver em comunhão aos tais 2 anos, talvez por aí prove que só ele é que paga a renda.

E parece-me que a algo ela terá direito se ainda lá viveram 2 anos, mas isto é para outros artistas, não para mim.

Uma mera hipótese com base no que li: se deixou a casa à 2 anos pode ser analisada a interposição, por parte do marido, do divorcio litigioso com base em abandono do lar por mais de 1 ano.
Se ela for considerada culpada, isso terá consequências a niveis de partilha para ela.
Se tudo correr bem, o teu amigo talvez tenha a hipótese de a ver "baixar a bolinha".

EDIT: agora leio que ela meteu uma acção no tribunal a reclamar parte da casa. Penso que se deve tratar de um processo de inventário judicial. Já estão divorciados???

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

É meter advogado nisto.

E nunca, mas nunca me hei-de casar sem ter um acordo pré-nupcial. :)

E ela pergunta logo: "Não confias em mim? Vais-te casar comigo sem confiar em mim? A minha mãe bem me avisou... (etc, etc)".

citação:O imóvel está no nome dos dois?

sim, a escritura está em nome dos dois, com hipoteca a favor de um banco

citação:agora leio que ela meteu uma acção no tribunal a reclamar parte da casa. Penso que se deve tratar de um processo de inventário judicial. Já estão divorciados???

nunca foram casados, estavam apenas juntos e existe uma criança envolvida que mora com a mãe, a qual já existe um acordo de visitas!
;)

Conheço um caso pior com um conhecido meu!

Após namorar muitos anos com uma miuda, decidiram ir viver juntos. O pai do rapaz pagou a casa, mas por motivos fiscais a casa foi registada em nome dela.

Passado algum tempo, decidiram casar, mas mesmo no último momento, o gajo arrependeu-se (meteu-se uma traiçãozita ao barulho) e decidiu já não casar e acabar tudo com ela!

Moral da história, ficou sem namorada e sem casa!

Hoje em dia, a gaja ainda vive nessa casa (para todos os efeitos é dela), é casada e com filhos...

Sei que essa história já passou há algum tempo num programa de televisão (não sei se foi o Juiz decide).

Acredito que seja de deixar um tipo Fo.... Lixado!

Voltar
Superior