Duvida electrica.

Dado que não existe nada marcado para a terra, eu tentaria ligá-la na chapa. Nem que a enrosques por baixo de uma das porcas.
Se não a ligares, duvido que alguém vá apanhar um choque por causa disso. Mas liga à chapa, que é a coisa certa a fazer.

Acabei por não ligar a fio terra. Ainda tentei ligar à porca como o amalgamut disse, mas aconteceu uma coisa estranha, que passo a explicar:

Tinha a luz da casa de banho desligada no quadro, mas quando liguei o fio terra à porca o quadro geral disparou.

Será por o parafuso da porca ser de plástico? Ou poderá ter sido um eventual toque do fios N com o L? É que ainda não os tinha ligado ao candeeiro, estava a tratar primeiro de ligar o terra à chapa e porca.

Já montei o candeeiro e está a funcionar.

Só fiquei intrigado com o que poderá ter feito disparar a luz geral, quando eu tinha o feito o corte da luz das casas de banho

Tinha a luz da casa de banho desligada no quadro, mas quando liguei o fio terra à porca o quadro geral disparou.
Deve ter sido um contacto inadvertido entre a Terra e o Neutro.

Sim, não me enganei, pode haver passagem de corrente entre o Neutro e a Terra e o diferencial dispara.

Ora bem. Se ainda tens a caixa, ou etiqueta, procura um símbolo com dois quadrados, um dentro do outro. Se lá estiver esse símbolo, é um equipamento com classe II de isolamento, em que não se liga a terra.
Obrigado AdolfoSDias e Varejo.

Deve ser isso, quando chegar a casa vou ver a caixa, mas no site do IKEA já vi que tem proteção IP44. Curiosamente no manual não está o referido símbolo dos quadrados.

Sempre a aprender

Voltar
Superior