Dúvida em ligação eléctrica - HELP!

Edge

Consultor
Estou a tentar montar um candeeiro de exterior com sensor fotoeléctrico, e ao abrir a caixa eléctrica do candeeiro deparei-me com isto:

dsc00260nx7.jpg

O problema é q quero-lhe ligar um fio com tomada (com terra, cortado de uma extensão estragada) para poder ligar a uma ficha, assim:

dsc00259hm7.jpg

Ora, é lógico (até para mim, q não percebo nada de electricidade) onde os fios castanho, azul e verde/amarelo vão entrar, mas o q raio faço com a ligação do fio vermelho ? E já agora, para q servirão aqueles 2 fios brancos ?

Help, anyone ?

;)

o que ligas é os fios de cor(verde terra; castanho positivo; azul neutro)...os brancos dá a ideia de só servirem o sensor

Obrigado, pessoal. Vou ligar isto agora, se não voltar ao fórum, já sabem q é pq apanhei um choque [:p]

tu tens k ter transformador, os coloridos alimentas o sistema...os outros devem vir do sensor e os cabos que levam a electricidade do transformador á lampada.

Estuda isso bem pois algo mal montado pode rebentar

citação:Originalmente colocada por Nephilim

tu tens k ter transformador, os coloridos alimentas o sistema...os outros devem vir do sensor e os cabos que levam a electricidade do transformador á lampada.

Estuda isso bem pois algo mal montado pode rebentar

Transformador ?

O candeeiro é de 220/240V (100/150W), isto não basta ligar à ficha por intermédio de um fio como está na foto ?

image1sx0.jpg

é isso. basta ligares os fios de cores iguais. não mexas nos outros.
os brancos são do sensor que faz de interruptor.
o azul tem sempre corrente, o vermelho só tem quando o sensor "liga".

Ainda não experimentei pois pensei q se me desse cabo do quadro, ficava a noite toda sem luz :D

Vou esperar por amanhã, mas obrigado pelas respostas, sempre dá para me sentir mais seguro. Parece parvoíce, mas tenho um receio terrível de fazer m€rda quando mexo em electricidade [xx(]

É isso, a resposta já foi dada, os fios brancos são a "derivação" para o interruptor, neste caso o sensor quando liga!

Se o disjuntor disparar não há problema nenhum, é só voltar a ligar o sector que desligou! Mas em princípio não desliga, se não houverem fios ocultos soltos (fragmentos de cobre)!

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

E compras isso sem manual de instruções? :)

Também fiquei admirado quando abri a embalagem e só trazia mesmo o candeeiro, mas só tinham isto na loja, não havia propriamente mais por onde escolher :(

esse fio vermelho vem do sensor e deve ser a fase (só liga quando o sensor detecta movimento) e está ligado ao fio branco que vai para a lâmpada. se quiseres que mais alguma coisa ligue com o sensor é so usar o fio azul e o vermelho :)

Aqui vai um desenterranço.

Estou a mudar um interruptor que liga luzes e uma ventoinha. Tenho um fio azul e 2 pretos.

Qual é que é o L e o N? Onde logo o outro fio preto que tenho?

Preciso de uma ajuda rápida sff. Obrigado

L é fase e n neutro, o interruptor é duplo,certo? um fio deve ser de corrente para a luz, outro para a ventoínha e outro é o neutro, presumo

A foto que coloquei é de um interruptor com luz para a ventoinha da casa de banho.

O próprio interruptor vinha com 2 fios pretos muito fino (os do lado esquerdo da foto) que não faço ideia para que servem.

Vou colocar um esquema de ligação da legrand que também não estou a perceber.

Back