[Dúvida] Encomenda de peças online.

Kevincego

New member
Fiz á uns dias uma encomenda de peças de automóvel numa daquelas lojas online, foi uma encomenda de cerca de uma dezena de peças variadas e efectuei de seguida o pagamento para validar a encomenda, hoje entraram em contacto comigo porque uma das peças afinal não há em stock e a peça que eles propõem em substituição custa mais do dobro do preço que já paguei antecipadamente, pelo preço que eles estão a propor a peça não me interessa porque eu consigo mais barato numa loja física mas eles ao não assinalarem a falta de stock e ao permitir o pagamento da encomenda na totalidade não serão os responsáveis por substituir a peça que falta em stock por uma similar sem custos para o cliente?
Se eles não fornecem a peça pelo valor que eu paguei eu não quero nada da encomenda e vou anular tudo mas e agora eles ficaram com o meu dinheiro e não estão a cumprir a parte deles, que direitos tenho?
Obrigado desde já a todos os que puderem ajudar [;)]

Fiz á uns dias uma encomenda de peças de automóvel numa daquelas lojas online, foi uma encomenda de cerca de uma dezena de peças variadas e efectuei de seguida o pagamento para validar a encomenda, hoje entraram em contacto comigo porque uma das peças afinal não há em stock e a peça que eles propõem em substituição custa mais do dobro do preço que já paguei antecipadamente, pelo preço que eles estão a propor a peça não me interessa porque eu consigo mais barato numa loja física mas eles ao não assinalarem a falta de stock e ao permitir o pagamento da encomenda na totalidade não serão os responsáveis por substituir a peça que falta em stock por uma similar sem custos para o cliente?
Se eles não fornecem a peça pelo valor que eu paguei eu não quero nada da encomenda e vou anular tudo mas e agora eles ficaram com o meu dinheiro e não estão a cumprir a parte deles, que direitos tenho?
Obrigado desde já a todos os que puderem ajudar [;)]

Sendo uma compra à distância (online/via telefónica), podes cancelar a mesma num prazo de 14 dias (é o que a legislação te permite fazer).

Ora e no caso, se não vai de encontro ao que pretendes, é cancelar a dita.

Como referido, este prazo de 14 dias é uma imposição legal...para as compras à distância.

Ao contrário do prazo de devolução, nas compras presenciais que muitas lojas possibilitam e que as pessoas pensam que é uma imposição legal... mas não o é, sendo sim, uma forma de marketing/satisfação do cliente, que lojas implementam/usam.

Last edited:
Pede aos alemães para devolverem o valor da peça em falta..

Isso eles fazem, eu queria era que eles admitissem o erro e suportassem as consequências, afinal é uma espécie de publicidade enganosa, publicitam o produto a valor X e um gajo vai encomenda e paga e depois dizem que afinal não há e que se realmente quiser um similar custa mais do dobro do anunciado, se fosse numa loja física e se eu já tivesse pago podes ter a certeza que saía de lá com uma peça similar sem dar mais nenhum dinheiro por cima mas estas m3rd@s online não dão para isso. Aliás já me aconteceu uma parecida com óleo no continente e trouxe os garrafões ao preço que estava no cartaz das escadas rolantes.

Eles vão sempre desculpar-se com um possível engano na gestão de stock e que de momento não tem a peça... e fazem a anulação desse artigo.

Podes pressionar para anular a encomenda, por vezes eles cedem e lá enviam uma peça equivalente ou não...

Ou seja, queres-te armar em chico esperto e sair beneficiado da situação. Se dizes que encomendaste mais de dez peças e eles não têm uma, não parece ser um modus operandi e será mesmo um erro, mas tu não satisfeito com o facto de eles sugerirem devolver-te o dinheiro dessa peça ainda queres que eles te ofereçam a que têm (e que a eles lhe custou mais claro) a metade do preço.

E ainda achas-te na razão de abrir um tópico sobre isso. Tá certo[:D]

Ou seja, queres-te armar em chico esperto e sair beneficiado da situação. Se dizes que encomendaste mais de dez peças e eles não têm uma, não parece ser um modus operandi e será mesmo um erro, mas tu não satisfeito com o facto de eles sugerirem devolver-te o dinheiro dessa peça ainda queres que eles te ofereçam a que têm (e que a eles lhe custou mais claro) a metade do preço.

E ainda achas-te na razão de abrir um tópico sobre isso. Tá certo[:D]

Em chicos espertos armam-se eles ao publicitar artigos que não têm para vender, e pior, ao cobrar o dinheiro pela peça que afinal não existe estão a cometer uma burla.
Eu apenas quero que assumam as consequências de tal acto.
É por causa dos que comem e calam que estas empresas fazem literalmente o que querem, se toda a gente lutasse pelos seus direitos se calhar todos estávamos bem melhor.
Sou eu que estou errado ao ter confiado neles a ponto de ter pago antecipadamente? Se calhar estou.
Já dizia o meu avô:
-Quem paga adiantado geralmente é mal servido.
Homem sábio.

Em chicos espertos armam-se eles ao publicitar artigos que não têm para vender, e pior, ao cobrar o dinheiro pela peça que afinal não existe estão a cometer uma burla.
Eu apenas quero que assumam as consequências de tal acto.
É por causa dos que comem e calam que estas empresas fazem literalmente o que querem, se toda a gente lutasse pelos seus direitos se calhar todos estávamos bem melhor.
Sou eu que estou errado ao ter confiado neles a ponto de ter pago antecipadamente? Se calhar estou.
Já dizia o meu avô:
-Quem paga adiantado geralmente é mal servido.
Homem sábio.
Eles assumir as consquências, tanto que te ligaram a propôr uma alternativa, que não sendo do teu agrado, faziam o ajuste de subtracção do preço.
Parece-me é que tu queres colher proveitos dessa situação, quando a situação inicial já foi reposta (o dinheiro volta para a tua esfera, não tens nenhum dano para além de tares privado desses € durante uma noite).
É por causa de pessoas que pensam como tu que as empresas obrigam a pagar antecipadamente, devias era pensar assim [;)] É como à malta que vê um preço mal marcado num artigo de uma loja e esfrega logo as mãos só de saber que os pode obrigar a fazer aquele preço, sem pensar que isso vai dar quebra à loja e que quem vai sair prejudicado são os funcionários.

Eles assumir as consquências, tanto que te ligaram a propôr uma alternativa, que não sendo do teu agrado, faziam o ajuste de subtracção do preço.
Parece-me é que tu queres colher proveitos dessa situação, quando a situação inicial já foi reposta (o dinheiro volta para a tua esfera, não tens nenhum dano para além de tares privado desses € durante uma noite).
É por causa de pessoas que pensam como tu que as empresas obrigam a pagar antecipadamente, devias era pensar assim [;)] É como à malta que vê um preço mal marcado num artigo de uma loja e esfrega logo as mãos só de saber que os pode obrigar a fazer aquele preço, sem pensar que isso vai dar quebra à loja e que quem vai sair prejudicado são os funcionários.

É a tua maneira de pensar e eu respeito. Tenho uma empresa e algumas vezes dou orçamentos um pouco baixos para garantir o serviço ou cativar o cliente e houve vezes em que devido a erros de cálculo da minha parte fiquei privado do lucro em certos trabalhos e até já tive que suportar algum custo do meu bolso mas nunca me passou pela cabeça ir pedir a diferença ao cliente, o erro foi meu e sou eu que tenho que o assumir.
Mas lá está se calhar sou eu que penso errado [;)]

Se um cliente compra um artigo que o vendedor diz estar disponível e efectua o pagamento. O vendedor deve honrar esse compromisso.

Para mim não é ser chico esperto quer exigir aquilo a que o vendedor se propôs, cabe ao vendedor resolver a situação que na minha opinião, apenas devolver o dinheiro não é a melhor solução.

Isso eles fazem, eu queria era que eles admitissem o erro e suportassem as consequências, afinal é uma espécie de publicidade enganosa, publicitam o produto a valor X e um gajo vai encomenda e paga e depois dizem que afinal não há e que se realmente quiser um similar custa mais do dobro do anunciado, se fosse numa loja física e se eu já tivesse pago podes ter a certeza que saía de lá com uma peça similar sem dar mais nenhum dinheiro por cima mas estas m3rd@s online não dão para isso. Aliás já me aconteceu uma parecida com óleo no continente e trouxe os garrafões ao preço que estava no cartaz das escadas rolantes.

Típico. Não estou para filmes desses.

Este tópico só me dá para rir... a sério que acham mesmo que a loja é a culpada nesta história? Enfim...

Este tópico só me dá para rir... a sério que acham mesmo que a loja é a culpada nesta história? Enfim...

Então para ti é na boa fazeres uma compra online onde diz artigo disponível , fazes o pagamento, o dinheiro sai-te da conta e depois o vendedor diz-te que não tem o artigo.
Depois tenta-te impingir um artigo mais caro e pagas a diferença claro.

A culpa claro que é da empresa. Publicita algo que não tem e vocês aceitam isso ?

Se se tratar da auto-doc, tens sorte sequer em ligarem-te. A mim trocaram uma peça por outra da marca deles e nem me avisaram nada, até porque a peça que colocaram era mais barata e qualidade inferior ...

É a tua maneira de pensar e eu respeito. Tenho uma empresa e algumas vezes dou orçamentos um pouco baixos para garantir o serviço ou cativar o cliente e houve vezes em que devido a erros de cálculo da minha parte fiquei privado do lucro em certos trabalhos e até já tive que suportar algum custo do meu bolso mas nunca me passou pela cabeça ir pedir a diferença ao cliente, o erro foi meu e sou eu que tenho que o assumir.
Mas lá está se calhar sou eu que penso errado [;)]
Não estás errado nessa maneira de pensar. Longe disso.
Ainda assim, eles também não estão errados, porque de certeza que puseram essa ressalva nas condições que tu aceitaste quando fizeste a encomenda. A maior parte dos sites põe ;)

Problemas destes existem em TODAS as casas de peças. E no fundo em qualqeur armazém, seja de que tipo fôr.
Desde material partido dentro das caixas, material mal identificado, mal arrumado, faturado por engano, não faturado por engano, há de tudo. é impossível não existirem problemas destes, seja qual fôr a area de negócio. é burla? epah não...mas tens direito a essa opinião!

Eles deram-te a opção de cancelar essa peça (devolvem-te o dinheiro) ou pagar mais x por outra equivalente. Não te disseram que ainda tens uma 3ª opção, que é cancelar tudo. não têm que dizer, é um direito teu e deles. provávelmente é o que vão fazer caso não aceites nenhuma das opções.
Podes propôr uma 4ª opção, que é esperar pela peça que pediste ao preço que pediste.
Ou ainda uma 5ª, que é accionar o advogado e esperar. Sai-te mais caro que comprar um carro novo, mas de certeza que tens a peça ao preço que pediste.

Back