Duvida [Estatística]

Lourenco

New member
ora bem, segundo sei, para calcularmos a média em dados organizados em classes, primeiro temos que calcular o ponto médio de cada classe, que é :

(lim superior - lim inferior ) /2

agora imaginem k aparece um intervalo assim
[1.51 ; 1.55[ considera.se 1.55 ou 1.54 ???

agora outra duvida, uma tabela assim...

QI -------- Nº de pessoas

< = 73------ 15

74 a 82-------- 12 impõe-se a mesma questao....??

ora bem, segundo sei, para calcularmos a média em dados organizados em classes, primeiro temos que calcular o ponto médio de cada classe, que é :

(lim superior - lim inferior ) /2

agora imaginem k aparece um intervalo assim
[1.51 ; 1.55[ considera.se 1.55 ou 1.54 ???

agora outra duvida, uma tabela assim...

QI -------- Nº de pessoas

< = 73------ 15

74 a 82-------- 12 impõe-se a mesma questao....??

Fazes 1,55 - 1,51

Para achares o ponto médio dessa tabela é que não sei se tens de calcular o ponto médio das classes se a amplitude total[s)]

Essa tabela é só assim?

para calcular a média sei que se tem que calcular primeiro o ponto médio de cada classe...

media = 1/n x "somatorio"(Fi x'i)

x'i é o ponto medio de cada classe

nao sei é o como fazer nesses dois exemplos (as tabelas nos dois casos têm mais dados claro)

nas classes o ponto médio é fazeres o da direita menos o da esquerda (1,55 - 1,51)

Na segunda tabela tens de ver se são dados agrupados, não agrupados ou em intervalos.

Segundo as folhas de estatística que aqui tenho:

Média para dados não agrupados:

~x= (E x'i) /n -> x'i é p.e. QI (x'i) | Nº pessoas (Ni)
75 | 12

Média para dados agrupados:

~x = (E Ni . x'i) / n -> x'i é p.e. QI (x'i) | Nº pessoas (Ni)*
75 | 12

Portanto na tabela que tens aí não precisas de calcular o ponto médio porque para achar a média basta fazeres o Ni vezes o x'i a dividir pela amostra (12 pessoas X 75* a dividir pela amostra)

Espero que tenhas entendido, que eu tenho essa cadeira para o próximo semestre outra vez[8b] por isso não tou bem lembrado das coisas.

entao mas olha la, o x'i é o ponto medio de cada classe, eu sei calcular a media, so tenho duvida em saber qual o limite superior, visto o intervalo ser aberto

edit : burro!! tava a fazer limite superior - limite superior e é + !!! por isso e k tava a bater mal

Last edited:
entao mas olha la, o x'i é o ponto medio de cada classe, eu sei calcular a media, so tenho duvida em saber qual o limite superior, visto o intervalo ser aberto

edit : burro!! tava a fazer limite superior - limite superior e é + !!! por isso e k tava a bater mal

o intervalo deve ser [1,51 - 1,55[, certo?
então consideras 1,54 porque o 1,55 pertence à classe seguinte.
Eu não me recordo muito bem mas acho que é assim[;)]

Back