Dúvida existencial!!!

TMoura

New member
Boas pessoal,

Neste momento surgiu-me uma nova proposta de trabalho.
Tenho feito anualmente 23mil km com o meu carro. Com esta nova proposta passarei a fazer entre 35mil km a 40 mil km.

As despesas de deslocação serão pagas pela empresa ao km.

Os carros cá de casa são um scirocco GTD (2010) com 74 mil km e um fiesta tdci 1.4 "manco" (2007) com 30mil km. Com o scirocco ando eu e a cara metade anda com o fiesta.

Se aceitar e começar a usar o scirocco nestas viagens em pouco tempo fico com o carro carregado de km. Está fora de questão usar o fiesta, porque o motor é muito fraco, e não gosto nada de o conduzir. As viagens vão ser feitas na sua maioria (90%) em AE.

Como vou receber ao km, o ideal era ter um carro que gasta-se menos e que tivesse menos custos de manutenção. Estava a pensar num motor 1.6 com os 110cv da praxe.

Não me quero desfazer do scirocco porque comprei novo e com a configuração que idealizei para mim. Estava a pensar trocar o fiesta por um carro utilitário com menos de 50mil km. Com esse iria fazer as viagens e levá-lo ao limite.

As minhas dúvida são mais de economizar ao máximo, gestão financeira com os carros. Pensei em fazer um ALD ou Leasing, mas não sei se compensa.

No meu lugar o que tentariam fazer?! Sei que o mais racional é nem mexer e carregar o fiesta com km. Mas o carro não me satisfaz minimamente. E como são alguns km por dia iria, tornar-se um "martírio" para mim.

O que me dizem? Desculpem o testamento.

Last edited:
Quanto estás a pensar gastar?
Já vi que queres um carro de CC 1.6 ou mais e para cima de 100 CV.
E marcas? Comercial?

Ainda não tomei qualquer decisão. Queria opiniões em relação à melhor solução se tivessem na minha situação.

Carros ainda não pensei muito será numa segunda fase e procurar sempre o melhor negócio, porque será sempre usado. Mas não sei 208, ibiza, Mini, polo...

Carros é estar sempre a perder dinheiro, se deixares o scirocco parado ele vai desvalorizar e envelhecer na mesma, por isso eu nesse caso não tinha duvidas usava scirocco andava no carro que gostava com a vantagem que o desgaste era pago pela empresa...

Fica pelo scirocco, vais ter que gastar dinheiro noutro carro + seguros + manutenção + ipo's + iuc.
O scirocco vai cada vez valer menos, á mesma, e pelo menos andas num carro + seguro, e tens muito mais prazer de condução.

Fica pelo scirocco, vais ter que gastar dinheiro noutro carro + seguros + manutenção + ipo's + iuc.
O scirocco vai cada vez valer menos, á mesma, e pelo menos andas num carro + seguro, e tens muito mais prazer de condução.

Sou da mesma opinião, ainda por cima um Scirroco[br:)] e com a empresa a pagar ao km [br:)]

Eu diria para usares o scirocco também, se gostas do carro e da sua condução não há grande razão para o meteres na garagem para poupar o carro.
Cada vez vai valer menos e ter 70k km ou 150k km não vai fazer uma diferença assim tão grande quando um dia o queiras vender. Além de que não gastavas dinheiro a arranjar outro carro para fazeres essas viagens.

se gostas de conduzir e compraste o scirocco para isso mesmo porque não juntar o útil ao agradavel? De futuro se encontrares novamente um carro que te encha as medidas trocas então o Fiesta. Eu acho que te saiu o euromilhoes e não deste por isso

fiesta tdci 1.4 "manco" (2007) com 30mil km. Com o scirocco ando eu e a cara metade anda com o fiesta. Se aceitar e começar a usar o scirocco nestas viagens em pouco tempo fico com o carro carregado de km. Está fora de questão usar o fiesta, porque o motor é muito fraco, e não gosto nada de o conduzir. As viagens vão ser feitas na sua maioria (90%) em AE. Como vou receber ao km, o ideal era ter um carro que gasta-se menos e que tivesse menos custos de manutenção. Estava a pensar num motor 1.6 com os 110cv da praxe. Não me quero desfazer do scirocco porque comprei novo e com a configuração que idealizei para mim. Estava a pensar trocar o fiesta por um carro utilitário com menos de 50mil km. Com esse iria fazer as viagens e levá-lo ao limite. As minhas dúvida são mais de economizar ao máximo -

Parei aqui porque fizeste uma exposiçao contraditória !

1º O fiesta nao é manco , é um 4 cilindros.

Dizes que o objectivo é economizar ao maximo e queres trocar o fiesta ( que tem 30 mil kms ) por um mais economico e com menos custos de manutençao

Vamos fazer o resumo porque nunca na vida isso é economizar

1º O fiesta tem 30 mil kms
2º um 1.6 mais economico que o economico 1.4 tdci/hdi presente no fiesta ?? loool
3º Menos custos de manutençao ?? outro non sense
4º Trocar um fiesta com 30 mil kms dos mais economicos e com um custo de manutençao baixo por um 1.6 talvez mais gastador com mais kms (50 mil ) etc etc

Sinceramente vai é só perder dinheiro meramente , mais vale dizeres apenas que nao gostas do fiesta ou que nao tem potencia suficiente porque os restantes argumentos que utilizas sao um non sense autentico .

Parei aqui porque fizeste uma exposiçao contraditória !

1º O fiesta nao é manco , é um 4 cilindros.

Dizes que o objectivo é economizar ao maximo e queres trocar o fiesta ( que tem 30 mil kms ) por um mais economico e com menos custos de manutençao

Vamos fazer o resumo porque nunca na vida isso é economizar

1º O fiesta tem 30 mil kms
2º um 1.6 mais economico que o economico 1.4 tdci/hdi presente no fiesta ?? loool
3º Menos custos de manutençao ?? outro non sense
4º Trocar um fiesta com 30 mil kms dos mais economicos e com um custo de manutençao baixo por um 1.6 talvez mais gastador com mais kms (50 mil ) etc etc

Sinceramente vai é só perder dinheiro meramente , mais vale dizeres apenas que nao gostas do fiesta ou que nao tem potencia suficiente porque os restantes argumentos que utilizas sao um non sense autentico .

Devias ter lido o resto do post e verias que está lá isso dito. Não gosto da sua condução, acho o carro muito lento, escalonamento da caixa terrível... É apenas a minha opinião.

Claro que é o carro mais económico do que o 1.6 diesel, não ando aqui a dormir.

Mas para fazer tantos km diários teria de ser com algo que me satisfaça minimamente. E este fiesta infelizmente foi um erro de casting, essencialmente por motivos de negócio porque foi tirado como carro de funcionário com grande desconto.

Como digo no meu post inicial, muito provavelmente o mais racional será manter as coisas como estão.
Apenas o coloquei para ver se alguém teria outra opinião/ideia para uma situação destas.

Acho que qualquer pessoa que leia o teu 1º post vai chegar à mesma conclusão/opinião.
Tens um carro que gostas muito e queres deixá-lo na garagem a acumular anos e pó para gastares dinheiro e horas/dias/anos da tua vida numa "chocolateira" porque gasta um bocadinho menos e poupas o scirocco?!?

Se gostas tanto do carro... Usa-o! [;)]

Sinceramente se tens um carro que é do teu agrado, que o compras-te novo e no fim ires comprar outro só porque este vai ficar carregado de km's não faz qualquer sentido. Fica-te pelo scirocco que tens aí um carro 5*. [;)]

Compra um Seg. C com o 1.6 110 cv, por exemplo um 308, que é bom e confortável para as tuas deslocações, sendo económico e bem mais interessante que o Fiesta.

Não vendas o Fiesta, senão a rapariga fica sem carro para andar, pelo que percebi.

O Scirocco, depende. Queres mantê-lo durante muitos anos? 10-15? Então faz dele carro de fim-de-semana. Digam o que disserem, a vida não é só números e o ideal é termos um carro na garagem, com pouco uso e que esteja para nós, "novo", mesmo que esteja ou já tenha desvalorizado imenso. Cá em casa há um carro nestas situações. É de 2002 e tem 70.000kms, diesel. No primeiro ano, entre 2003 e 2004, fez 35.000kms. A partir daí, é carro de garagem. Ainda cheira a novo e é usado esporadicamente, cada vez que sai da garagem é como se estivesse a sair do stand, está imaculado. Vender agora é perder dinheiro, como já tem 10 anos, vai ficando por cá, a menos que haja alguma em€rgência.

Queres manter o Scirocco durante um período de tempo por ti já estipulado? Mais 3, 5, 7... anos? Então usa-o agora. Se não queres ficar com ele praticamente ad aeternum, tens de o usar agora para poderes desfrutar dele, ainda por cima estando a empresa a pagar-te para o usares. Neste caso, mete-o ao barulho e daqui por poucos anos vende-o com carradas de kms, mas já o usaste bem. Depois compras outra coisa.

Basicamente, tudo depende destes dois últimos parágrafos e da tua relação com o Sci. Se é esse o carro que queres/sempre quiseste e pretendes manter, guarda-o. Se é mais um carro para cumprir a sua função durante uns anos, então usa-o e vende-o depois. É nisto que tens de pensar [;)] Eu sei o que faria, mas isso sou eu, que já estou farto de dizer por aqui que para mim os núm€ros importam, mas só até certo ponto.

Last edited:
Eu usaria o Scirocco, a diferença de consumo para um 1.6 nunca será muita num regime de AE. O desgaste também não se sentirá nesse percurso. Evitas despesas e complicações.

Agora se queres trocar o Fiesta por outro e deixar a tua cara metade com o scirocco, enfim...não é de todo mal pensado se de facto não gostas do fiesta. Mas com 30 mil Kms, um motor fiável e económico e, provavelmente, com uma desvalorização já acentuada, só estarias a fazer um bom negócio para o novo comprador.

Deixa-te estar assim, desfruta do carro e verás que fizeste a melhor opção.

Se trocasse o fiesta, a minha cara metade iria andar com o scirocco durante a semana. Ao fim‑de‑semana continuava a desfrutar dele. O scirocco não ía ficar na garagem.

Não sou de colecionar carros.

Mas o mais racional é manter os dois.
O fiesta já não perde muito mais e tem muitos poucos km.
O scirocco se assim continuar dentro de 2 anitos é trocado.

Este fim‑de‑semana vi um MB CLA 220 no stand, mas que coisa mais linda.
Pode ser que seja o substituto do scirocco...

Não tem grande lógica gastar dinheiro num carro novo e depois andar no carro mais reles para se "poupar o novo". Isto porque mesmo com poucos km o Scirocco vai valer menos de ano para ano.

Imagina uma família que compra todos os dias um pão fresco mas que só consegue comer metade. Então todos os dias em vez de abrirem o pão fresco vão comer a metade que sobrou de ontem.
Ou seja, gastam dinheiro todos os dias em pão fresco mas comem sempre o pão atrasado para guardar o bom.

Não é bem a mesma coisa mas mas o resultado acaba por ser o mesmo. E não tem grande lógica.
Quem compra um carro novo tem de estar preparado para perder uma brutalidade de dinheiro. Portanto might as well make good use of it.

Back