Duvida funcionamento motor e consumos

PMCF

Member
Boa tarde, vou deixar aqui uma duvida que não consegui ainda tirar com certeza.
Quando fazemos uma redução com o intuito de travar, aquele aumento de rotação traduz-se num aumento de combustivel injectado, ou pelo contrario como não estamos a carregar no acelerador, o combustivel para de entrar?

Faço esta pergunta, pois em varias conversas que tive com amigos nunca se chegou a um consenso, e regra geral ninguem sabe bem o que se passa nestas situações.

Num carro de injecção, se estiveres a desacelerar, o fornecimento de combustível é cortado [;)]

Até num carro com carburador a alimentação é cortada quando se reduz, ficando só a "injetar" um minimo de combustivel.

carburador.jpg

Last edited:
Em carros de injecção electrónica, se não há pressão no acelerador e se o carro está acima do regime de ralenti então não há injecção de combustível. É zero.

Em carros de injecção electrónica, se não há pressão no acelerador e se o carro está acima do regime de ralenti então não há injecção de combustível. É zero.

Eu duvido um pouco do "zero" . Pois se desligar mesmo o motor pela chave parece que trava mais

Eu duvido um pouco do "zero" . Pois se desligar mesmo o motor pela chave parece que trava mais

Duvidas mal porque é efectivamente zero.
"Parece" que trava mais?? Fizeste esse teste? Mediste? É que tirando algum efeito no timing das válvulas não há nenhuma razão para travar mais que me lembre

É como foi explicado...
O motor trabalha por inércia, ou seja, são as rodas que dão movimento ao motor e não o inverso, logo não necessita de combustível para trabalhar
Explicado de outra forma, é como aqueles carros de brincar que funcionam por fricção, das lanço ao carro umas duas ou três vezes, e depois largas o mesmo e ele vai à vida dele, ou seja as rodas dão movimento ao mecanismo de molas de fricção e depois ele vai andando durante um período de tempo superior ao de um carrinho sem qualquer mecanismo, ou seja, as rodas dão movimento ao motor.

Duvidas mal porque é efectivamente zero.
"Parece" que trava mais?? Fizeste esse teste? Mediste? É que tirando algum efeito no timing das válvulas não há nenhuma razão para travar mais que me lembre

Sim já testei no civic , a descer com ele engatado sem acelerar se desligar o motor parece que trava um pouquinho mais

isso para alem de perigoso sem direcção e travão assistido , pode trazer graves problemas mecânicos pois a lubrificação pode ficar por fazer, mas poupas-te 00000000000000000000000000000000000000000000000000000000000,1 cêntimos em gasolina estás no bom caminho.

Sim já testei no civic , a descer com ele engatado sem acelerar se desligar o motor parece que trava um pouquinho mais

isso para alem de perigoso sem direcção e travão assistido , pode trazer graves problemas mecânicos pois a lubrificação pode ficar por fazer, mas poupas-te 00000000000000000000000000000000000000000000000000000000000,1 cêntimos em gasolina estás no bom caminho.

Na verdade não poupou nada suspeito. É que isso do "parece" tem muito que se lhe diga. Não há nenhuma razão objectiva que me lembre para que hajam diferenças. Desligar o carro neste caso, apenas desliga o circuito eléctrico. Pelo menos não me lembro de nada que possa ter este efeito

E sim, há muito perigo em fazer isso como indicas.

Boa tarde, vou deixar aqui uma duvida que não consegui ainda tirar com certeza.
Quando fazemos uma redução com o intuito de travar, aquele aumento de rotação traduz-se num aumento de combustivel injectado, ou pelo contrario como não estamos a carregar no acelerador, o combustivel para de entrar?

Faço esta pergunta, pois em varias conversas que tive com amigos nunca se chegou a um consenso, e regra geral ninguem sabe bem o que se passa nestas situações.

O consumo é zero, como já foi dito.

Da próxima vez que estiveres a discutir isso com alguém e a pessoa disser que não (acontece com frequencia) diz-lhe o seguinte: se existisse injecção de gasolina, havendo subida de rotação, o carro em vez de travar... disparava. É que acontece quando metemos uma abaixo e pé no acelerador....[;)]

Mas tu achas que ando para os consumos ? nah nada disso.

O carro nunca fica sem direçao ! A DA existe para facilitar a propria direçao .

Assim como o travao , eu consigo travar na mesma , mas tenho de carregar com mais força [:D] agora se faz bem ou nao é uma outra historia .

No caso do meu civic pode ser por causa da IACV que regula o relanti , e ao desligar a igniçao pode estrangular mais a entrada de ar pela IACV pelo menos deve ser essa a explicaçao e nao da injeçao

Com isto parece-me que aquela ideia de "desengatar" a mudança numa descida acentuada, em vez de deixar o carro ir numa 5a ou 6a, com o propósito de não esforçar o motor ou poupar gasolina, também não faz sentido. Estou certo?

Back