Dúvida: GPL

Goncalo1999

New member
Boas! Gostaria de comprar um carro usado, o budget não é muito grande infelizmente (no máximo 3 mil euros). Para já não iria fazer muitos quilômetros, mas como gosto de às vezes dar umas voltas maiores ao fim de semana e depois mais viagens para Lisboa etc, acho que faria uns 10k km por ano.
O principal parâmetro importante é que seja econômico.
Tive a pesquisar e achei interessante o GPL. Agora, será que é melhor comprar um convertido a GPL ou comprar um a gasolina?
Desculpem se fui muito extenso.

P.s - Sou do Algarve se isso for importante

E o que recomendarias até 3k que seja econômico? Tirando o Yaris 1.0 (acho que é esse), porque é um carro que não acho alguma piada..

para fazeres viagens, não iria para um citadino como o que referes, procuraria algo , segmento utilitário, tipo ford focus, seat ibiza, opel astra, fiat punto\bravo...

tens de ver o que há ai pelo Algarve...

Ou então no alentejo, já que é pessoal que, mesmo fazendo alguns kms, anda de terra em terra e não são viagens muito longas, tipo évora-lisboa nem sofrem com o trânsito citadino do porto e lisboa, por exemplo.

A comprar que seja um depósito de pneu suplente de uma marca conhecida ou então até cerca de 2000€ sem estar convertido e depois com 1500€ convertes. Os kit de injeção monoponto e multiponto são os mais usuais (penso que não estou a dizer nenhuma asneira).

Daqui a bocado passo por aqui com mais tempo.

Última edição:
Eu já estive em situação parecida e muito procurei, tanto convertidos como por converter. Partes logo de uma situação desfavorável que é o baixo orçamento. Os usados estão caríssimos e a gasolina, por esse valor vais encontrar muitos carros já com muitos anos cujos donos deixaram de investir neles há algum tempo. Portanto, precisarão de mais algum para revisão/reparações.
Depois, 90% dos anúncios são de negociantes que querem ganhar a sua margem e os menos escrupulosos pegam em carros batidos, alguns até empenados e sem airbags, lavam-lhes a cara e vendem-to como se fosse novo, de garagem, enfim, há muitas histórias...
A GPL, o caso ainda fica pior, porque o vendedor usa esse argumento para subir o preço. Por esse preço até encontras carros bons, como Accord e semelhantes, mas já com muitos anos / km e por vezes os sistema GPL já estão perto do limite da validade, portanto não te valerá de muito.
Para seres tu a converter, encontrares um carro não muito velho, sem muitos km (para converter não convém ter muitos) e cujo carro + instalação fique por 3000€, é quase impossível. E para fazeres 10000Km/ano, demora muito a rentabilizar. Não compensa.
Se fosse a ti, comprava um segmento B ou C a gasolina o mais estimado possível. Se encontrares já convertido, melhor. Mas ninguém vende um carro em bom estado, sem muitos quilómetros, com sistema GPL recente, por 3000€.

é incrível, mas quase não se encontra nada até 3000€ a gpl nas regiões que indiquei e o que se encontra é fraco oou antigo.

a gasolina encontrei este e um stilo em albufeira (de 3 portas e com o mesmo motor). se este estiver bom, dada a idade e solidez do motor não encontras muito melhor, só se quiseres dar mais ns 500€ e trazes um com 120 ou 130 mil.

https://www.custojusto.pt/faro/ligeiros-passageiros/fiat-punto-sport-24948558

realmente como o zell disse, mais vale procurares a gasolina. olha este, imagem jovem e com poucos kms. em cidade casa muito bem e tem 6 velocidades pronto para baixar consumos em via rápida. não acredites é nos 5/100. eu num grande punto de 2010 com esse motor aí no algarve fiz 6,5 em cerca de 150kms e 3 dias pela 125 fora.

https://www.custojusto.pt/faro/ligeiros-passageiros/fiat-stilo-1-2-ar-condicionado-25025540 dei pelo meu 1.6, jante 17', a gpl, bancos em pele, alarme, skywindow, etc, 2800€ em maio. este devia estar a 2000€.

https://www.custojusto.pt/faro/ligeiros-passageiros/ford-fiesta-5-portas-25002369 este é carro para valer uns 4500€ com aquela idade. por este preço andam os de 2003 ou 2004. além disso, juro que não sou eu, embora seja o meu nome que está ali como vendedor! [:D]

Para 10,000 por ano não me parece que compense o investimento num veículo a GPL.

É preferível adquirir um a gasolina, em bom estado e bem estimado, e posteriormente se o total anual de quilómetros aumentar (e bem) efectuar a conversão.

Poderá ser um preconceito, mas eu não vejo com bons olhos comprar carros já convertidos.

Tanto o stilo como o fiesta são carros que me agradam em termos visuais [:D] Mas secalhar é o que vou fazer. Apostar num a gasolina e converte-lo mais tarde. Gosto também dos Honda Civic 1.5 ILS, porém os que encontro ou são mais velhos que eu [:D] ou então com uma porrada de kilometros.
Talvez aposte num desses que indicou se se valerem bem a pena, ou mesmo num corsa 1.2 16v (também uma boa hipotese a nivel de consumos não?)

os citros e pugs consomem pouco também, mas são motores atmosféricos. regra geral têm é um baixo peso na carroçaria, o que ajuda a não se notar quase nada.

Tanto o stilo como o fiesta são carros que me agradam em termos visuais [:D] Mas secalhar é o que vou fazer. Apostar num a gasolina e converte-lo mais tarde. Gosto também dos Honda Civic 1.5 ILS, porém os que encontro ou são mais velhos que eu [:D] ou então com uma porrada de kilometros.
Talvez aposte num desses que indicou se se valerem bem a pena, ou mesmo num corsa 1.2 16v (também uma boa hipotese a nivel de consumos não?)

Acima de tudo, não tenhas pressa. Faz uma pré-selecção nos anúncios. Os que parecerem suspeitos, descarta-os logo. Não vale a pena perder tempo. Aos outros, telefona e se te parecer tudo bem e insuspeito, vai ver os carros. Aí verificas bem o carro, aspectos legais e tudo. Se não souberes avaliar as coisas, leva alguém que o saiba fazer ou um mecânico ou vai com ele a uma ofiicina de confiança fazer um checkup. Se quase milagrosamente encontrares um carro que tenha tudo em ordem e esteja realmente em bom estado, mesmo que pagues um pouco mais, vais ver que é melhor opção.

Voltar
Superior