Dúvida IPO Automóvel

SirTiago

New member
Boas pessoal. Comprei na semana passada um carro usado e por lapso esqueci-me de pedir ao antigo proprietário a folha da última inspeção. Na próxima semana tenho que levar o carro a fazer a inspeção. Visto que adquiri agora o carro, vou precisar de apresentar essa folha ou não?

O ideal é pedires uma 2º via, pagas menos de 3e.

Podes também ter a sorte de pedir um fax com a 2º via, isto no local onde foi feita a inspeção.

Podes também, já que falta uma semana, fazeres a inspeção o mais rapidamente possível e aí não precisas de levar a folha, com a matricula tratam disso.

Mesmo no selo do vidro tem lá, penso eu, um nr qualquer identificador.

Mas o ideal é ires fazer a inspeção, conta na mesma se fores agora ou depois e aproveitar e despachas o assunto.

Mesmo no selo do vidro tem lá, penso eu, um nr qualquer identificador.

Isso se tiver a vinheta no vidro, já que desde há uns bons anos, que não é obrigatório colocar a mesma.
icon_smile_wink.gif

Boas pessoal. Comprei na semana passada um carro usado e por lapso esqueci-me de pedir ao antigo proprietário a folha da última inspeção. Na próxima semana tenho que levar o carro a fazer a inspeção. Visto que adquiri agora o carro, vou precisar de apresentar essa folha ou não?

Não tens como contactar o antigo proprietário a pedir a dita?

Em todo o caso, realiza a IPO o quanto antes, porque caso as autoridades te mandarem parar e não tiveres a ficha da inspecção, és autuado.

Se forem uns porreiros no centro de ipo onde fores fazer a dita inspeção, até se referires o extravio da anterior, emitem uma 2ª via na hora, porque estão os dados todos no sistema..porém dá lá um pulinho e expoe a situação, um dia não são dias e no dia que lá fores à ipo podem não estar de bom humor.

Quanto à probabilidade de até lá seres mandado parar e autuado tens de medir isso.

Ah e se por acaso tiveres alguma anotação na folha tipo 1 e não estiver resolvida...passa automaticamente a tipo 2...se já tiveres alguma tipo 2 averbada...podes trazer vinheta vermelha e pitstop direito à oficina.

Por isso, pensando bem, arranja lá a 2ª via para não teres nenhuma surpresa desagradável...

Se forem uns porreiros no centro de ipo onde fores fazer a dita inspeção, até se referires o extravio da anterior, emitem uma 2ª via na hora, porque estão os dados todos no sistema..porém dá lá um pulinho e expoe a situação, um dia não são dias e no dia que lá fores à ipo podem não estar de bom humor.

Quanto à probabilidade de até lá seres mandado parar e autuado tens de medir isso.

Ah e se por acaso tiveres alguma anotação na folha tipo 1 e não estiver resolvida...passa automaticamente a tipo 2...se já tiveres alguma tipo 2 averbada...podes trazer vinheta vermelha e pitstop direito à oficina.

Por isso, pensando bem, arranja lá a 2ª via para não teres nenhuma surpresa desagradável...
2a via à pala so se fizer no mesmo centro de inspeção onde o anterior dono foi :)

Há muitos anos, também após uma compra de carro, fui à IPO assim como o caso do tópico. E disseram-me que iam pedir ao outro centro de inspecção para enviar a folha por fax. Fiquei um pouco à espera, e quando chegou lá me fizeram a IPO. Não sei como será agora.

Um detalhe curioso/estranho:

Deixaram-te fazer novo seguro sem IPO?

Pergunto porque há pouco tempo "ajudei" na compra de "carro-novo-usado" e para se tratar do seguro foi necessário mostrar a folha da IPO...

Pergunto porque há pouco tempo "ajudei" na compra de "carro-novo-usado" e para se tratar do seguro foi necessário mostrar a folha da IPO...

Em princípio, sim, pois tens que fazer o seguro antes de ires efetivar a compra. Eu, da última vez, fiz o seguro, recebi um certificado provisório e, no dia seguinte, lá passei no mediador a mostrar os documentos.

Sim. Tenho um conhecido a trabalhar nos seguros e dei-lhe os dados todos do carro antes de fazer a compra. No dia em que fechei negócio mandei fazer a activação e não tive que mostrar nada.

Última edição:

Nunca me pediram qualquer documento para fazer o seguro do carro, apenas a matrícula. Presumi sempre que com a matrícula conseguissem saber se tem IPO válida, etc e tal.

Voltar
Superior