Dúvida IRS

Andreia77

New member
Boa noite...
Venho expor a situação para ver se algum de vós me consegue dar uma ajuda.
Tem a ver com irs de familiar que fui eu que fiz.
Senhora viuva e reformada.
Recebe da reforma cerca de 400 euros e da pensao viuvez 800euros. Este ano na simulação tem q pagar 1250 euros
Será possivel? Não tenho noção se é muito ou se é normal que assim seja, sendo que é sozinha e nao apresenta despesas com rendas casa.
Enquanto há 2 anos o irs era feito juntamente com o marido recebiam reembolso.
Será que somam os dois valores recebidos?
É que agora estou com receio de ter feito algo mal.
Se puderem opinar agradeço

Não deve descontar para o IRS dos 400€ e deve descontar alguma coisa dos 800€. Como somando as duas ela passa a ganhar 1200€, o escalão é diferente.

É quase como ter 2 empregos, um ganhas 1000 e descontas irs, noutro part-time ganhas 500 e não descontas nada. Juntando os 2 rendimentos, ao fim do ano tens de pagar irs.

Há um tópico ali ao lado para o tema.
Fizeste tudo correto em principio
O que acontece é que ela tem uma pensão global de 1200€, mas só está a fazer retenção provavelmente na de 800€. (o falecido deveria ser funcionário público)
Convém só ver se está a pedir faturas seja de despesas gerais seja mesmo de saúde que deve ter por exemplo para tentar diminuir o pagamento nos próximos anos.
Antes recebia porque o marido na pensão tinha retenção de umas centenas (ou mesmo milhares) de euros por ano.
Ela que se prepare que nos próximos anos vai ser sempre assim.
O problema é que ainda ficas com "fama" de teres feito asneira, sem teres culpa.

Obrigada a ambos pelas respostas, fico mais descansada.
Não me poderia ter enganado pois os valores praticamente já lá estavam todos, só acrescentei as despesas validadas no efactura.
O marido era func publico sim.
Pois..como não desconta dos 400euros, os mesmos somados aos 800 euros sobem o escalao.
A nivel de despesas, ela mora com a filha e nao apresenta despesas de casa (rendas..).
Contudo tem as de saude e as gerais. Mas os escaloes é que estragam tudo.
A senhora vai ter que ficar 1 mes sem dinheiro para pagar aos ladroes.
Realmente...

Obrigadissina pela ajuda!

Não me poderia ter enganado pois os valores praticamente já lá estavam todos, só acrescentei as despesas validadas no efactura.
Pois..como não desconta dos 400euros, os mesmos somados aos 800 euros sobem o escalao.
A nivel de despesas, ela mora com a filha e nao apresenta despesas de casa (rendas..).
Realmente...

Ladrões? A senhora recebe uma pensão de viuvez com um valor surreal e os ladrões é o estado? Engraçado.. Sabes que 90% das pessoas que têm direito a pensão de viuvez não recebem muito mais que 200€? Mas sim o estado é que são ladrões.. Faz-me lembrar a minha cunhada toda indignada com as finanças porque eu e a minha mulher vamos buscar um reembolso de 5k€ de IRS e ela não vai buscar nenhum (não descontou 1€ para IRS) lol

Realmente...

Ladrões? A senhora recebe uma pensão de viuvez com um valor surreal e os ladrões é o estado? Engraçado.. Sabes que 90% das pessoas que têm direito a pensão de viuvez não recebem muito mais que 200€? Mas sim o estado é que são ladrões.. Faz-me lembrar a minha cunhada toda indignada com as finanças porque eu e a minha mulher vamos buscar um reembolso de 5k€ de IRS e ela não vai buscar nenhum (não descontou 1€ para IRS) lol

Boa noite...
Venho expor a situação para ver se algum de vós me consegue dar uma ajuda.
Tem a ver com irs de familiar que fui eu que fiz.
Senhora viuva e reformada.
Recebe da reforma cerca de 400 euros e da pensao viuvez 800euros. Este ano na simulação tem q pagar 1250 euros
Será possivel? Não tenho noção se é muito ou se é normal que assim seja, sendo que é sozinha e nao apresenta despesas com rendas casa.
Enquanto há 2 anos o irs era feito juntamente com o marido recebiam reembolso.
Será que somam os dois valores recebidos?
É que agora estou com receio de ter feito algo mal.
Se puderem opinar agradeço

É o primeiro ano que está viúva?para o ano já sabe que não pode gastar o dinheiro todo e tem que retirar 100 euros por mês para o lado para pagar o IRSeste ano pode solicitar pagamento às prestações.

Roubo é ter reembolsos de 5000 ou mais euros. Mesmo que tenham atingido o tecto de deduções à coleta máximo, que é de 2.500 euros, isso significa que andaram a pagar pelo menos mais 208 euros por mês em impostos do que deviam. É um abuso da parte do Estado.

é exactamente isto!

como teve a sorte de ser casada com um membro da casta privilegiada dos FPs, recebe uma pensão de viúvez muito acima dos comuns mortais (já sem falar que a legitimidade de haver sequer pensões de viúvez é bastante discutível, especialmente nestes valores).

mais - além de receber uma pensão de viúvez, permitem-lhe acumulá-la com outra pensão que já aferia, sem quaisquer limites ou condições.

1200 euros praticamente dados pelos contribuintes, e ainda chama de ladrões por lhe pedirem que pague IRS sobre uma das parcelas!

ora se é certo que eu até concordo que por definição imposto é roubo, a verdade é que é muito mais roubo ter acesso a uma pensão de viúvez nestes valores!!!!!

Roubo é ter reembolsos de 5000 ou mais euros. Mesmo que tenham atingido o tecto de deduções à coleta máximo, que é de 2.500 euros, isso significa que andaram a pagar pelo menos mais 208 euros por mês em impostos do que deviam. É um abuso da parte do Estado.

Precisamente!

E no fim disto tudo ainda te "devolvem" o que é teu sem direito a juros de mora.

Uma alegria este sistema fiscal....:sh)

Back