citação:Originalmente colocada por Bmw_Power
Boas,
Um colega meu disse me que numa situacao hipotetica em que eu estivesse a passar numa rua e outra pessoa for atropelada entretanto , eu sou obrigado a prestar auxilio senao incorro num crime de omissao de auxilio. Isso é verdade?
citação:Originalmente colocada por CJSR
Boas,
Um colega meu disse me que numa situacao hipotetica em que eu estivesse a passar numa rua e outra pessoa for atropelada entretanto , eu sou obrigado a prestar auxilio senao incorro num crime de omissao de auxilio. Isso é verdade?
Sim e não!
Quem tem obrigação de prestar o primeiro auxílio é o condutor do veículo responsável pelo atropelamento.
Eventualmente poderá ser necessário a ajuda de terceiros no auxílio ao sinistrado.
O auxílio principal é prestado pelas equipas de emergência médica.
Boas,
citação:Originalmente colocada por Pé Leve
Quem quer que veja, assista no local e possa ajudar, da forma que puder fazê-lo, é obrigado a prestar auxílio a quem necessitar, por exemplo numa situação de acidente!
Se alguém morrer por falta de ajuda e provar-se que alguém esteve no local e não ajudou essa pessoa, sendo que essa ajuda seria essencial a um desfecho diferente (por exemplo evitando a morte...) pode ser responsabilizada criminalmente!
Basta ver o CP!
citação:Originalmente colocada por mundano
Toda a gente tem o dever de prestar auxilio... Até porque o gajo que atropelou pode por exemplo ficar em estado de choque..
É claro que o auxilio em principio será mais na base de ligar para o 112...