Dúvida Matemática

Bellyms

New member
Basicamente é isto:

103,71 = (5,83 / (1+y)^0,304) + (105,83 / (1+y)^1,304)

Qual o valor de y?

Sei que isto não tem dificuldade nenhuma, mas tenho andado aqui as voltas e já não me lembro como resolver isto.

Tens que usar as propriedades dos logaritmos para te veres livre das partes (1+Y)^0,304 e (1+Y)^1,304, e depois é resolução básica de uma equação

A tua dúvida deve estar nas regras de operações entre potências, e a chave do teu problema deve ser esta:

x^a/x^b = x^(a-b)
Divisão de potências de mesma base: conserva a base e subtrai os expoentes.

De resto é só desenvolver a equação em ordem a Y. Atenção à condição que tens que impôr ao denominador: tem que ser diferente de zero.

A tua dúvida deve estar nas regras de operações entre potências, e a chave do teu problema deve ser esta:

x^a/x^b = x^(a-b)
Divisão de potências de mesma base: conserva a base e subtrai os expoentes.

De resto é só desenvolver a equação em ordem a Y. Atenção à condição que tens que impôr ao denominador: tem que ser diferente de zero.

Se olhares bem para a equação, aqui não se tem este caso, uma vez que o numerador não é composto por uma potência, e nem o numerador nem o denominador são iguais na tua equação representados por X.

Depois de tirares denominadores e somares e dividires ficas com:

(1+Y)^0,304 = 1,076656

Depois tens de te desembaraçar do expoente com recurso a um logaritmo.
A solução vem em forma de logaritmo.

(1+Y)^0,304 = 1,076656

Assim nessa forma é aplicar o logaritmo às 2 partes da equação
ficando:

log(1+Y)^0,304 = log 1,076656 <=> 0,304 log (1+Y) = log 1,076656

(1+Y)^0,304 = 1,076656

Mas repara que os denominadores não tem o mesmo expoente, um é 0,304 mas o outro é 1,304, e esse é que é o problema pelo qual não estou a conseguir solucionar isto.

Mas repara que os denominadores não tem o mesmo expoente, um é 0,304 mas o outro é 1,304, e esse é que é o problema pelo qual não estou a conseguir solucionar isto.

Pois! Não tinha reparado!:sh)

Mas o método de resolução é em tudo semelhante só que para retirares os denominadores multiplicas o elemento do primeiro membro pelos dois denominadores! Depois com a regra das bases iguais e expoentes diferentes ficas com a base e somas o os expoentes ficando com (1+y)^1.608 no primeiro membro e depois é tudo igual ao método explanado anteriormente!

Pois! Não tinha reparado!:sh)

Mas o método de resolução é em tudo semelhante só que para retirares os denominadores multiplicas o elemento do primeiro membro pelos dois denominadores! Depois com a regra das bases iguais e expoentes diferentes ficas com a base e somas o os expoentes ficando com (1+y)^1.608 no primeiro membro e depois é tudo igual ao método explanado anteriormente!

Mas ao multiplicares os denominadores estás também a multiplicar os numeradores, e voltamos a ter o y nos numeradores com expoentes diferentes. Vou dar outro exemplo desta vez com solução, se não se importarem,

gif.latex

A solução de y é 0,03019. Alguem me consegue explicar?

Por acaso andava aqui com duvidas existenciais em matemática, por causa da primitiva de x^-3 ( x elevado a algo negativo)

quando é x^3 ( x elevado a algo positivo ) a primitiva é x^4 / 3 . mas para x ^ -3 parece que é x^-4 /4 , nao me faz sentido(apesar de ser facil de verificar que é), andar uma unidade para tras. Sempre tinha aprendido que era para a frente x^algo =(primitiva) x^algo +1 / algo +1

Voltar
Superior