Dúvida Motor 1.9 Diesel grupo VAG

adenilson707

New member
Estava pensando aqui com meus botões e me veio uma constatação e uma desconfiança.

Aqui no Brasil, veículos pequenos(sedãs, hatches, carrinhas ou peruas) com motorização diesel é proibida desde 1976 por força de lei.

Mas na década de 80, a Volkswagen lançara a Kombi(Pão-de-Forma) e a Saveiro, com motor 1.9 diesel, por uma brecha da lei.

A maioria dos VAG aqui do fórum, é equipado com o motor 1.9 Diesel, só que TDi.

Acredito eu que seja o mesmo motor, porém atualizado.

saveiro-diesel-cabine-dupla_MLB-O-4812367346_082013.jpg

Pelo que vi na net, o bloco aparenta ser o mesmo (1896 de cilindrada). Logo a "base" do motor é a mesma mas depois falta alguns componentes importantes como TURBO, cabeça e centralina [;)] ...

Aproveito para perguntar qual é a ideia do povo brasileiro em relação ao motor turbinado a diesel? É que tenho a impressão que a o motor a gasóleo fumarento e lento dos anos 80 ainda prevalece no continente Americano...

Pelo que vi na net, o bloco aparenta ser o mesmo (1896 de cilindrada). Logo a "base" do motor é a mesma mas depois falta alguns componentes importantes como TURBO, cabeça e centralina [;)] ...

Aproveito para perguntar qual é a ideia do povo brasileiro em relação ao motor turbinado a diesel? É que tenho a impressão que a o motor a gasóleo fumarento e lento dos anos 80 ainda prevalece no continente Americano...

Motor turbinado a diesel só em pick-ups, caminhões e ônibus, que é unanimidade.

Não é beeem assim. Há muitos caminhões antigos, mas também muitos recentes. As normas de poluição para veículos diesel aqui são muito rígidas.

Há a norma brasileira, a C.O.N.A.M.A p7, que é similar a Euro V. Já está em vigor. E ano que vem, já iremos cumprir a norma Euro VI, que a norma C.O.N.A.M.A. P7 abrange.

A resolução obriga a produção de diesel com baixo teor de enxofre. Já tem disponível o diesel S-10 e o S-50 no mercado. O que vende é o S-800

Edit: A palavra c o n a m a tá assim, porque o fórum achou que era palavra vulgar. Só juntar

Last edited:
Não te assustes adenilson. Aqui em Portugal, as 4 primeiras letras dessa norma, tem o significado em calão do orgão sexual feminino ou como aí lhe "chamam", buc*ta.

Estava pensando aqui com meus botões e me veio uma constatação e uma desconfiança.

Aqui no Brasil, veículos pequenos(sedãs, hatches, carrinhas ou peruas) com motorização diesel é proibida desde 1976 por força de lei.

Mas na década de 80, a Volkswagen lançara a Kombi(Pão-de-Forma) e a Saveiro, com motor 1.9 diesel, por uma brecha da lei.

A maioria dos VAG aqui do fórum, é equipado com o motor 1.9 Diesel, só que TDi.

Acredito eu que seja o mesmo motor, porém atualizado.

saveiro-diesel-cabine-dupla_MLB-O-4812367346_082013.jpg

O motor a diesel que o KOMBI aí teve, foi o 1.6 (1588cc com 50cv) e não o 1.9. [;)]

Tanto mais, que o 1.9 surgiu na década de 90.

Já agora:

[TABLE="width: 105%"]
[TR]
[TD="width: 100%, bgcolor: #C0C0C0, colspan: 2"]
diesel5.jpg
[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="width: 100%, colspan: 2"]

A Kombi Diesel foi lançada em junho 1981, possui motor 1600, 50cv, sua
economia é de 16,95km/l e sua velocidade máxima é de 111,3km/h, a capacidade de sua carga é equivalente ao seu peso, faz de 0 a 100km/h em 30,26seg e uma média de 1.500 veículos vendidos ao mês durante sua fabricação na década de 80.
[/TD]
[/TR]
[/TABLE]

in: http://www.angelfire.com/sk2/volksline/kombi/pecas.htm

http://www.retroauto.com.br/kombi_44.html

Last edited:

Como referi, o KOMBI não usou esse 1.9 (porque nem existia na altura), mas sim o 1.6. [;)]

Back