Dúvida Mudanças

Hysteria

New member
Boas malta, tirei a carta há pouco tempo e ainda tenho dúvidas em relação ao chamado 'downshifting'. Nas aulas de condução, sempre me ensinaram a não saltar mudanças nas reduções, mas por vezes, na condução urbana, sinto a necessidade, várias vezes, de saltar de uma terceira para uma primeira.

Tem algum mal fazer isto de forma regular? Eu tento evitar ao máximo, mas por vezes em semáforos (aqueles com sensores) e mesmo rotundas não consigo reduzir sem saltar mudanças.

de 3ª para 1ª sem parares o carro vais sentir um pontapé jeitoso... [:D]
parado não há problema. a minha tia conduzia de 2ª para 4ª, dizia que a 3ª não estava lá a fazer nada... [:)]

Em estrada plana sao muitas as vezes que arranco em quinta velocidade depois salto para a setima e vai ate fim da viagem em oitava pois nao tem mais velocidades para meter [:p]

Se é em aproximação a semáforos e/ou outros sítios em que sabes que vais parar, reduzes até 30/40km/h em 2ª ou 3ª, depois metes ponto morto e travas só com os travões até parar. A primeira é só para arrancar. De qualquer modo, não faz muito mal, mas tudo o que causar impacto desnecessário nos componentes da transmissão é de evitar.

Em estrada plana sao muitas as vezes que arranco em quinta velocidade depois salto para a setima e vai ate fim da viagem em oitava pois nao tem mais velocidades para meter [:p]
Nunca arranco com uma relação superior à quarta. Pode danificar a rede elétrica.

Voltar
Superior