Duvida na inspeção

se tens essas duvidas devias de ter feito uma pré inspecção na marca antes de o comprar, podes crer que ele foi teu amigo na grande maioria o pessoal que vende o carro tenta o fazer antes da IPO, por isso... Provavelmente ele decidiu vender o carro após ter feito a IPO. Seja como for há muita gente a não deixar a IPO para os últimos dias ou mês, eu por exemplo faço a IPO 3 meses antes do limite, por variadas razões entre as quais se algo estiver mal e tiver de ser reparado ainda tenho uns meses com a vinheta valida, dá margem para não ter o azar de levar com um selo vermelho e depois o carro ter de ser rebocado para o mecânico e posteriormente a um Centro de IPO.

e fiz um check up na Toyota, nem cobraram nada. alertaram so para uma lâmpada e para ver o nível do óleo.

obrigado ;)

Nem todos os centro de inspeção ficam com as folhas de inspeção. Aonde eu levo os carros eles devolvem as anteriores aos clientes.

Devolvem, mas depois de a carimbarem, o que a invalida automaticamente. [;)]

---------------------

No ano passado, levei o carro da minha mulher à IPO cerca de 2 meses antes do prazo e este chumbou por ter corrosão na panela de escape. Deram-me uma folha vermelha, válida por um mês. [;)] Nessa mesma semana, mudei a panela e fui levar o carro à IPO e recebi uma folha verde válida até ao prazo "normal", i.e., o dia de matrícula do ano seguinte.

Exato. Até porque há um pequeno grande detalhe. A vinheta hoje em dia não serve para nada. Desapareceu do código da estrada. Tanto que não é obrigatório tê-la afixada no vidro. Alguns centros ainda emitem, imagino eu pelo sistema informático não ter sido atualizado e terem ainda folhas de impressão com a zona de "recorte" pré-feita. Única prova de IPO válida é a ficha de inspeção.

Ora se fazendo nova IPO a ficha anterior fica no centro, tanto faz ter vinheta afixada ou não. Não apresentar ficha de IPO às autoridades=multa.

É outro pormenor.... [;)]

É certo que continuam a ser emitidas as folhas de IPO com o dito "selo", mas como indicas, desde há uns tempos que não é obrigatório ter o selo afixado. [;)]

Malta uma duvida, a viatura da minha mae foi chumbada devido as luzes da frente. Espantosamente está indicado como chumbo de nivel 2. Ja sei que o nivel 2 não pode circular com passageiros ou carga, mas sendo um caso das luzes tambem se aplica?? É que se fosse algo dos travoes, direcção ou similar compreendia, mas agora as luzes?!?

Malta uma duvida, a viatura da minha mae foi chumbada devido as luzes da frente. Espantosamente está indicado como chumbo de nivel 2. Ja sei que o nivel 2 não pode circular com passageiros ou carga, mas sendo um caso das luzes tambem se aplica?? É que se fosse algo dos travoes, direcção ou similar compreendia, mas agora as luzes?!?

Achas seguro andar sem luzes de noite, em chuva ou em nevoeiro?

É by the book, luzes é um fator crítico...presumo que não seja só uma simples regulação/alinhamento de faróis que vai resolver... Trata lá disso para a tua mãe andar em segurança.

Talvez a senhora só circule de dia e com tempo favorável...já não era a primeira...a minha mãe faz o mesmo.

E esperemos nós que evite passar por túneis também. :)

Em relação ao caso da inspeção, se os médios ou os piscas não forem um chumbo de nível 2 não sei o que será. Se estivermos a falar de mínimos ou luzes de matrícula, ou luzes de nevoeiro à frente ainda perceberia o tema.

Talvez a senhora só circule de dia e com tempo favorável...já não era a primeira...a minha mãe faz o mesmo.

Mas isso é irrelevante para as autoridades. E para além do mais, pode haver uma urgência durante a noite e a pessoa se ver obrigada a ter que sair com o carro.

sendo luz pode circular com passageiros e carga. essa regra proibitiva, tal como dizes, só se aplica a anomalias tipo 2 de direção, travões e julgo que amortecedores.

Sim, mas nada impede que comece de repente a chover, ou que passe por um túnel, ou um sítio mais escuro. Acho que as luzes e o seu poder como instrumentos para nos identificar na estrada são muito subvalorizadas.

mas porque estão já a assumir que o carro não tem luzes:confused:
para ter este tipo 2 basta ter uma luz de nevoeiro/medio/maximo a apontar mais para cima do que o estipulado. (se for para baixo é tipo 1)

sendo luz pode circular com passageiros e carga. essa regra proibitiva, tal como dizes, só se aplica a anomalias tipo 2 de direção, travões e julgo que amortecedores.
Na folha da minha mãe tá nível 2. As luzes tão a funcionar mas é os níveis das luzes que não estão bem...
Então, sempre pode circular com passageiros?!?

Sent from my Pixel XL using Tapatalk

Sim, mas isso resolve-se em 5min, com 10 ou 20€, em 99% das oficinas e casas de pneus que existem.

naqueles raros momentos em que os astros alinham há quem tenha a sorte do inspetor sacar duma chave do bolso e dar logo ali um jeito.apr:)

Back