Dúvida Pagamento IUC

Fader

New member
Boas tardes gente.

Já aqui havia escrito recentemente sobre o mesmo assunto que de novo me trás aqui, mas desta vez com novos dados.

Resumidamente comprei um carro à uns meses, e este mês Março é o mês da matricula, pelo que tem de se pagar o IUC. O Carro só apareceu ontem 14 de Março nas finanças como estando registado no meu nome.

Tenho de pagar o IUC ou o antigo proprietário?

Disseram-me que quando o carro não é registado antes de dia 1 do mês da matricula, neste caso 01 Março, a responsabilidade é do antigo dono. Ou seja para que a responsabilidade fosse minha relativamente ao pagamento do IUC o carro deveria estar registado no meu nome no máximo até 28 de Fevereiro.

Muito obrigado pelo vosso tempo.

Boas tardes gente.

Já aqui havia escrito recentemente sobre o mesmo assunto que de novo me trás aqui, mas desta vez com novos dados.

Resumidamente comprei um carro à uns meses, e este mês Março é o mês da matricula, pelo que tem de se pagar o IUC. O Carro só apareceu ontem 14 de Março nas finanças como estando registado no meu nome.

Disseram-me que quando o carro não é registado antes de dia 1 do mês da matricula, neste caso 01 Março, a responsabilidade é do antigo dono. Ou seja para que a responsabilidade fosse minha relativamente ao pagamento do IUC o carro deveria estar registado no meu nome no máximo até 28 de Fevereiro.

Se o sistema permitir que tu pagues, paga tu, é o mais correcto a meu ver, visto que já o compraste há uns meses. Em teoria, não acho justo que o anterior proprietário seja penalizado por um problema informático/burocrático.

Vai ao site das finanças e tiras isso a limpo.

Vai ao site das finanças, se o pagamento estiver lá é para ti, se não estiver, é porque caiu para o antigo proprietário, o chato disto é que possivelmente ele não irá reparar e irá levar com uma carta da Autoridade Tributária com o devido valor de coima, era bom avisares. [:cool:]

Vai ao site das finanças, se o pagamento estiver lá é para ti, se não estiver, é porque caiu para o antigo proprietário, o chato disto é que possivelmente ele não irá reparar e irá levar com uma carta da Autoridade Tributária com o devido valor de coima, era bom avisares. [:cool:]

Yup, é isto.

Por causa do que vocês me estão a alertar é que eu fui ao Stand me informar.

Aliás foi lá que me disseram que podia ficar descansado (que não precisava de pagar) que uma vez que o pedido de mudança de proprietário só tinha sido realizado a 7 de Março (Isto foi em 12 de Março, nesta altura ainda não tinha o carro no meu nome nas finanças)

Obrigado

Por causa do que vocês me estão a alertar é que eu fui ao Stand me informar.

Aliás foi lá que me disseram que podia ficar descansado (que não precisava de pagar) que uma vez que o pedido de mudança de proprietário só tinha sido realizado a 7 de Março (Isto foi em 12 de Março, nesta altura ainda não tinha o carro no meu nome nas finanças)

Obrigado

Não precisavas de pagar porque eles assumiam o pagamento? Qualquer outra resposta que não seja estritamente «sim», avança tu e paga.

...e mesmo que a resposta tenha sido «sim» certifica-te, até ao último dia do mês, de que eles pagaram mesmo. Caso contrário vais-te meter em maiores despesas.

Boas tardes gente.

antes de mais, escreve-se o assunto que me traz aqui, do verbo trazer, não traser e compraste um carro há alguns meses à empresa que o estava a vender
o carro é teu, tu é que o conduzes, presumo tenhas seguro do mesmo etc. está registado como teu nas finanças, de quem será a responsabilidade de pagar o respectivo imposto? atenção também à IPO caso seja aplicável
e ainda mais, escusavas de ter aberto novo tópico, parece uma pergunta com resposta mais que óbvia, mas quando muito postavas no outro tópico

antes de mais, escreve-se o assunto que me traz aqui, do verbo trazer, não traser e compraste um carro há alguns meses à empresa que o estava a vender
o carro é teu, tu é que o conduzes, presumo tenhas seguro do mesmo etc. está registado como teu nas finanças, de quem será a responsabilidade de pagar o respectivo imposto? atenção também à IPO caso seja aplicável
e ainda mais, escusavas de ter aberto novo tópico, parece uma pergunta com resposta mais que óbvia, mas quando muito postavas no outro tópico

Qual tópico? A pesquisa neste fórum não funciona bem.

Nisto tudo podes tentar não pagar, mas alguém o terá de fazer com ou sem multa, tu ou o antigo proprietário :sh), pois pelos vistos esse carro não deve ter passado pelo stand (propriedade) por isso te disseram para ficares descansado porque eles também estão... Não pagaram o IUC nem de um nem de outro.

Boas tardes gente.

http://info.portaldasfinancas.gov.pt/nr/rdonlyres/4f7ac368-d8ca-4fe2-bf45-5f8e05d7d06e/0/iuc.pdf

Vendi o meu veículo automóvel. Devo pagar o IUC?

Se o registo da transferência da propriedade ocorreu antes da data de aniversário

da matrícula do veículo, não deve efetuar o pagamento do IUC. O pagamento deve
ser efetuado pelo novo proprietário.
Se a alteração da propriedade não tiver sido registada, isto é, se não constar na
base de dados do Instituto dos Registos e Notariado, I.P. (IRN), veja, por favor, a
questão seguinte.

Vê lá se ajuda [;)]

"Tenho" uma viatura que está nas finanças como propriedade do NIF da herança indivisa (nif da cabeça de casal).
Não tenho senha de acesso ás finanças para este NIF e também não chegou à morada indicada nenhuma nota de cobrança, sendo que a data limite de pagamento é 31/05/2018.
Á única forma de saber quanto tenho a pagar de IUC é ir a uma repartição de finanças perguntar?

"Tenho" uma viatura que está nas finanças como propriedade do NIF da herança indivisa (nif da cabeça de casal).
Não tenho senha de acesso ás finanças para este NIF e também não chegou à morada indicada nenhuma nota de cobrança, sendo que a data limite de pagamento é 31/05/2018.
Á única forma de saber quanto tenho a pagar de IUC é ir a uma repartição de finanças perguntar?

Penso que o melhor seja mesmo ir às finanças o mais cedo possível tendo em conta a data limite que indicas.

Atenção que dia 31 é feriado. Só resta hoje ou amanhã.

Convém levar o DUA.

Voltar
Superior