[Comparativo] Duvida ? Que carro compro para colocar a GPL

PMelo

New member
Bom Dia caros Amigos,

Após ter andado a ler este Forum durante alguns dias, decidi inscrever-me, não só para partilhar as minhas experiências mas também ler as vossas.

Hoje o que necessito de partilhar é uma duvida, após fazer contas e desmistificar os dramas dos GPL, estou decidido a Comprar para meu 2º Carro uma viatura a Gasolina para colocar a GPL, pretendo uma viatura segura, 4/5 Lugares, com alguma alma no motor, atraente á vista e não deixando de olhar ao lado do consumo.

Tenho visto varias viaturas: Alfa 147 1.6 120hp de 2005; BMW 316 CI Coupe 115hp 2002; Audi A3 1.6 105 hp 2003; Honda Civic 1.8 Es I-Vetec 140hp 2007.

São Alguns dos vários que me geram duvidas. Aceito outras opiniões

Gostava de ouvir opiniões de quem esteja por dentro do assunto e queira partilhar a sua exeriencia

Obrigado

Não esquecer que os "japunas" tem as valvulas macias e tens de contar logo com o autolube para o gpl também [;)]

De resto posso dizer que os actuais kit´s de GPL para motores modernos a perca de potencia e praticamente nula logo como falas em consumos também não precisas de muitos poneis , mas claro esta quanto mais melhor [:cool:]

Não entendido em GPL, mas acho que já ouvi (ou li) por aqui, casos de todos esses motores, pelo que não será um problema a conversão.

Estou um pouco confuso, com o tipo de carros que colocas. São bastante diferentes.....pessoalmente preferia o 316ci porque sempre gostei do modelo, mas deve ser o mais "arrastadeira" de todos. Não estou a dizer que ande pouco, mas em comparação com os outros, deve ser o pior. Para mim, isso não seria problema.

Já racionalmente, pela idade e motor, o Honda seria a escolha.

"Acho piada o pessoal meter carros a GPL para poupar e depois escolher carros que consomem 10L ... [:D]"

Amigo eu já fiz contas e contas, sobre o GPL e de facto Compensa, se pensar que andava como 2º carro com um Smart Disel que consumia 4,5 ou 5l, que seja 4,75 x 1,45 diesel gastava +- 6,90€ em cada 100klm

Como não gostei do comportamento do Smart em estrada muito menos com chuva, decidi vende-lo, desta forma se ficar com o Honda(ate ver o mais votado) que faz consumos combinados 7 que vá para GPL a consumir vá 10 Litros x 0,65 o litro gasto 6,50€ por cada 100 klm..

Tenho outro carro substancialmente melhor a óptica é ter um carro económico seguro e que me dê algum prazer de condução e onde espete 500klm por semana a trabalhar..

Agradeço a todos os vossos conselhos, ainda vou levar uns dias a tomar a decisão.. pelo que vou continuar atento as vossas respostas e conversas sobre o Assunto.

Acho piada o pessoal meter carros a GPL para poupar e depois escolher carros que consomem 10L ... [:D]
Porquê que o pessoal que compra carros a gasóleo não compra tudo com um 1.2TDI?

As pessoas procuram uma boa relação custo/benefício, performance/consumos, não simplesmente a coisa mais barata do mercado senão andava tudo de Smart. Um carro a GPL a gastar 10l custa tanto ou menos para manter que um qualquer carro a gasóleo a gastar 5.5l ou a gasolina a gastar 4.5l, o que é perfeitamente aceitável.

Dos modelos mencionados eu ia para o Honda, mas o que não falta é carros usados a gasolina a preços acessíveis por onde escolher. Eu para GPL procurava de 2.0 para cima.

Recomendo também procurar carros com mala grande onde dê para levar depósito cilíndrico e ainda sobre espaço para carga. Andar sempre a correr para a bomba é chato.

Última edição:
Tens vários tipos de opções, mas também não definiste um orçamento "concreto".
Vou tentar dar algumas sugestões, juntando carros mais recentes e menos potentes, com carros mais "experientes", mas também mais performantes...
De referir que eu sou sempre a favor do carro o mais recente possível, mas para converter a GPL convém realmente ter alguma alma, para não "sofrer" com aquela margem de redução de potência após a conversão.

Kia Ceed S COUPE, € 8.000, Vila Nova De Gaia - Standvirtual
Hyundai i30 1.4i 109Cv, € 7.990, Alverca Do Ribatejo - Standvirtual
BMW 316 316i 70 000kms, € 7.400, Alcântara - Lisboa - Standvirtual
BMW 316 Compact, € 7.380, Lisboa - Standvirtual (acho que estes 2 BMW estão um pouco caros...)
Honda Civic 1.7 VTEC, € 7.350, Setúbal - Standvirtual (este motor dá-se bem com GPL?)
Chevrolet Cruze 1.6 LS A/C, € 7.100, Lisboa - Standvirtual (não será um prodígio de alma, mas por este preço...)
Seat Leon 1.6 16V SPORT 64000 KMS, € 6.800, Alpendorada E Matos - Standvirtual
Alfa Romeo 147 T.SPARK, € 6.500, Coimbra - Standvirtual
Toyota Corolla 1.6 VVT-I Sol, € 6.450, Campo Valongo - Standvirtual
BMW 520 , € 4.900, Ermesinde - Standvirtual (tenho algumas dúvidas nesta kilometragem)
Peugeot 406 1.8 i, € 2.790, Odivelas - Standvirtual (por fim, para que o negócio fique mesmo "barato"...)

De todos, o meu favorito seria o Corolla 1.6, ou então optaria pelo Cruze, se o negócio for realmente "honesto".
O C'eed SCoupé também é engraçado, mas teria que ser bem negociado, porque as versões diesel não andam muito longe daqueles valores.

Última edição:
"Acho piada o pessoal meter carros a GPL para poupar e depois escolher carros que consomem 10L ... [:D]"

Amigo eu já fiz contas e contas, sobre o GPL e de facto Compensa, se pensar que andava como 2º carro com um Smart Disel que consumia 4,5 ou 5l, que seja 4,75 x 1,45 diesel gastava +- 6,90€ em cada 100klm

Como não gostei do comportamento do Smart em estrada muito menos com chuva, decidi vende-lo, desta forma se ficar com o Honda(ate ver o mais votado) que faz consumos combinados 7 que vá para GPL a consumir vá 10 Litros x 0,65 o litro gasto 6,50€ por cada 100 klm..

Tenho outro carro substancialmente melhor a óptica é ter um carro económico seguro e que me dê algum prazer de condução e onde espete 500klm por semana a trabalhar..

Agradeço a todos os vossos conselhos, ainda vou levar uns dias a tomar a decisão.. pelo que vou continuar atento as vossas respostas e conversas sobre o Assunto.

Es de que zona do pais???é que por lisboa o preco esta muito mais alto..

Isso era no tempo do Salazar pá.

Já confessei, aqui e ali, sem qualquer problema, que não sou propriamente um grande entendido em GPL.
No entanto, daquilo que sei e do que leio, há sempre alguma redução da potência "utilizável" após ser feita a conversão. Facto que, aliás, me faz todo o sentido. Se estou enganado, peço desde já desculpa e junto essa "nota" aos meus conhecimentos.

Isso era no tempo do Salazar pá.

No preciso momento em que li isto começou a tocar o hino nacional na RTP1, coincidência? Talvez. [:D]

Já confessei, aqui e ali, sem qualquer problema, que não sou propriamente um grande entendido em GPL.
No entanto, daquilo que sei e do que leio, há sempre alguma redução da potência "utilizável" após ser feita a conversão. Facto que, aliás, me faz todo o sentido. Se estou enganado, peço desde já desculpa e junto essa "nota" aos meus conhecimentos.

Não, actualmente isso não acontece e já não acontece à uns anos largos.
BTW, até já li sobre kit's GPL com acréscimo de potencia...

Voltar
Superior