Dúvida - que carro vender?

NMMSD

New member
Bom dia,

Atualmente cá em casa temos dois carros: um Clio IV de 02/17 1.5 dCI Dynamic com 140.000 kms e um C3 1.2 Puretech Shine de 06/18 com 99.000 kms.
No final deste ano irei receber carro da empresa, pelo que um deles irá ser vendido.
A questão que se coloca é qual deles manter?

Do lado do C3, o 1.2 Puretech tem muito má fama, I know, mas felizmente não tem dado qualquer problema.
Substituiu a correia na altura designada pela marca, sem problemas. Teve um episódio de consumo exagerado de óleo, mas foi à marca e nunca mais tive problemas.
Em termos de problemas desde que o compramos já precisou de substituir os sensores das rodas da frente porque deixaram de funcionar (começou a dar erro nos sensores todos) e a resistência do AC pifou duas vezes, na segunda vez a marca assumiu.

Relativamente ao Clio ele é muito económico e desde que o temos nunca deu grandes avarias, tirando os cartões do carro que se estragaram ao fim de N quedas 😝
Ambos já substituiram a bateria um deles há um ano, o outro este ano.

Comparando um com o outro, gostamos mais do C3 em conforto, disponibilidade do motor, insonorização e por aí fora...digamos que a diferença de um ano nota-se muito até em termos de tecnologia do carro. O C3 tem sensores de chuva, luz, etc, enquanto que o Clio não tem nada disso.
Por outro lado, o Clio é super poupado, no entanto, até pelos kms que faz diariamente, cerca de 30km, acabamos por não tirar tanto partido do diesel como no passado, em que chegou a fazer mais de 100 kms/dia.

A questão que tenho é qual carro deveríamos manter e qual deveríamos vender? A diferença de kms de um e do outro é considerável.
Por outro lado, o Clio em termos do tecido dos bancos e alguns materiais interiores apresenta algum desgaste que o C3 não tem.
Temos algum receio de manter o C3 pelo valor de mercado que poderá vir a ter ou até se o motor vai lidar bem com mais uns anos de uso.
Por outro lado, dado o maior desgaste do Clio, muito possivelmente teremos de arranjar uma ou outra coisa nos próximos anos, nomeadamente o banco do condutor que me parece que tenderá a romper.

mais um voto para a venda dos 2 e compra de algo mais ao agrado.
imaginando um modelo de uso total pelo carro da empresa, vais acabar por dar prioridade de utilização a esse.

então o secundário "ainda mais secundário" será e como tal menos gastos, podes tirar proveito desse modelo de uso e comprar algo mais interessante.

Vendam os 2 e comprem outro carro secundário mais recente e de fiabilidade comprovada. [;)]

Esqueci-me de acrescentar que nos próximos anos não estamos a planear trocar o carro que ficar 😉...temos outras prioridades, entre os quais amortizar o crédito habitação, por exemplo.
Além do mais ao preço a que estão os carros novos :/
Outra nota importante, o carro da empresa não será o carro principal, primeiro porque temos limite de kms anuais e depois será um elétrico com uma autonomia a rondar os 300 kms, o que para viagens maiores (fazemos poucas viagens de carro) não será muito viável.

Nesse caso, a balança pende mais a favor do C3, mas estão dispostos a (con)viver com o "fantasma" do PureTech...?

mas com o dinheiro da venda dos 2, poderá dar para comprar algo mais interessante e com jeito ainda sobrar algum €

Parece-me que todo o teu post dá a entender que gostas mais do C3. Independentemente da fama e dos potenciais problemas, mantém o carro que te deixa mais feliz, o valor de qualquer um não é assim tão diferente que te obrigue a tomar uma decisão 100% racional. Efetivamente, o Clio é capaz de valer um pouco mais, por ser a gasóleo e não ter má fama, mas se o C3 te preenche mais, fica com ele.

eu faria outra coisa: poria os dois à venda, como disseram, até porque os carros já têm 8 ou 9 anos. se vendesse o clio primeiro, se calhar não forçaria muito mais a venda do C3. ou ia deixando o anúncio a ver se alguém o comprava, mas sem imposições. se vendesse o clio primeiro, então tentaria com mais objetividade a venda do C3 para comprar algo mais recente 3 ou 4 anos com o dinheiro dos dois e se calhar ainda dar para por algum de lado, nem que fossem 500€.

eu pensaria assim.

Ficava com o Clio, sem dúvida, gosto bastante dessa geração, e parecem ser bastante fiáveis.

Puretech não, obg :sh)

Antes de tomares uma decisão, vai a um estofador auto ver em quanto ficará estofar os bancos do Clio. Talvez não fique tão caro como possas imaginar e até poderás escolher novos padrões.

Não digo para estofar em pele ou similares porque se torna "algo" quente no Verão e frio de Inverno, caso não haja bancos arrefecidos ou aquecidos respectivamente.

Mas o quente no Verão ainda se suporta naqueles primeiros minutos... eles depois arrefecem gradualmente...

Vender o Clio e meter o dinheiro a render.

Andar com o C3 até as rodas saltarem e nessa altura é pegar no dinheiro do Clio investido e comprar algo.

Pelo C3 vão dar pouco, o mercado está pejado deles. O Clio tem fama de ser bonzinho com esse motor e facilmente o vendes.

Também tentaria vender o Clio, eventualmente tentaria tratar a questão dos bancos, já que muitas vezes não fica assim tão caro e dá outro aspecto/valor.

O dinheiro da venda, aproveitar para amortizar então o crédito que referiste.

Já foi tudo dito, até pela escolha do OP.

O Clio também não é um assim tão fiável, mais cedo ou mais tarde vai ter de substituir injectores, é certo.

Pelo C3 também não vão chover ofertas de alto valor, por isso vende o Clio.

O C3 é o de 110cvs? Quantos Kms prevês fazer por ano com o carro que ficar? Assim à primeira, eu vendia os dois. 30Kms/dia para um diesel (embora o DCI nem se costuma queixar muito) é pouco, e o outro é um puretech 1.2 de 2018, e para mim bastava para eu não o querer.

Eu acredito que paguem mais, e mais rápido, pelo Clio, mesmo com a diabolização do diesel.
E creio que esse cenário não vá mudar nos anos mais próximos.
Assim, venderia o C3 enquanto continua sem dar problemas, mais numa de prevenção…

Eu vendia o C3 com o Podretech. É de 110cv?

O Clio é um carro honesto com um excelente motor!

O Clio apesar de ser apenas 1 ano mais antigo do que o C3, em concepção são 4 anos de diferença portanto é natural que o C3 seja um carro melhor ainda por cima é mais equipado.

Como carro para fazer quilómetros o Clio é máquina de guerra mas se gostas mais do C3 eu ficaria com o C3.​ No fim do dia o importante é gostares do que tens.

Já foi tudo dito, até pela escolha do OP.

O Clio também não é um assim tão fiável, mais cedo ou mais tarde vai ter de substituir injectores, é certo.

Pelo C3 também não vão chover ofertas de alto valor, por isso vende o Clio.

Injectores no 1.5 dCi isso é anterior a 2012. Isto é um motor de 2017, isto é motor de guerra, não há diesel mais fiável em carros ligeiros.

O Clio apesar de ser apenas 1 ano mais antigo do que o C3, em concepção são 4 anos de diferença portanto é natural que o C3 seja um carro melhor ainda por cima é mais equipado.

Como carro para fazer quilómetros o Clio é máquina de guerra mas se gostas mais do C3 eu ficaria com o C3.​ No fim do dia o importante é gostares do que tens.

Injectores no 1.5 dCi isso é anterior a 2012. Isto é um motor de 2017, isto é motor de guerra, não há diesel mais fiável em carros ligeiros.
Lol

Passaram dezenas de clios Iv 1.5 dci na frota que todos trocaram pelo menos 1 injector e derivados e vens tu dizer que não. 😂

Cala-te, pá! Ele é que sabe tudo, é o único que apresenta factos e que recorre às únicas fontes credíveis e reais do universo!!

Só lhe falta experiência prática de vida fora do teclado e do monitor, mas quem raio precisa disso?? [:p]

Lol

Passaram dezenas de clios Iv 1.5 dci na frota que todos trocaram pelo menos 1 injector e derivados e vens tu dizer que não. 😂

Sim, então pelos vistos a Renault escolheu meter injectores Bosch defeituosos especialmente para a tua "frota".[:D]

Back