Dúvida relativa ao som do carro

RubenTeixeira

New member
Boa noite. Apesar de perceber um pouco, som não é o meu forte. Dai colocar a seguinte duvida...
Estou a fazer melhorias ao som do meu carro, inclusive substitui todos os cabos de alimentação por novos. As colunas ainda não estão todas compradas, mas já comprei duas. Ainda não as montei no carro, só experimentei no home cinema cá de casa, e dá a percepção que as colunas dão pouca "batida" o que se ouve mais é o treble proveniente do tweeter, só quando o som está alto é que realmente as coisas mudam. As colunas em questão são:
Mtx tr 504

• RMS Power : 50W
  • Max Power : 200W
  • Impedance : 4Ω
  • Frequency response : 68Hz - 22kHz
  • Sensitivity : 90,5 dB/2,83v/1m
  • Woofer diameter : 13cm (5 1/4")
  • Woofer mounting depth : 50mm
Que pelas especificações eram consideravelmente melhores que as restantes do mesmo tamanho, 13cm, com um preço simpático.

O problema poderá ter origem no facto de que as colunas "exigem" mais potência da fonte? Visto que estas apresentam um valor de rms e max power mais elevado que as restantes?

Espero ter sido claro, obrigado desde já

Cumprimentos

O problema poderá ter origem no facto de que as colunas "exigem" mais potência da fonte? Visto que estas apresentam um valor de rms e max power mais elevado que as restantes?

Espero ter sido claro, obrigado desde já

Cumprimentos

Se estiver enganado corrige-me....
Experimentaste as colunas no nome cinema!??? Ligaste os cabos, deixando as colunas no ar e pronto?
Lol

As colunas de car audio são feitas para tocar com uma caixa, que normalmente é providenciada pela porta. Sem caixa, não há batida (grave) nenhum.
Além disso normalmente os amplificadores de home audio funcionam a 8ohm, que é o dobro da resistência dessas colunas. Portanto só fornecem metade da potência.

Monta as colunas bem presas e seladas à porta que decerto soarão melhor.

Se estiver enganado corrige-me....
Experimentaste as colunas no nome cinema!??? Ligaste os cabos, deixando as colunas no ar e pronto?
Lol

As colunas de car audio são feitas para tocar com uma caixa, que normalmente é providenciada pela porta. Sem caixa, não há batida (grave) nenhum.
Além disso normalmente os amplificadores de home audio funcionam a 8ohm, que é o dobro da resistência dessas colunas. Portanto só fornecem metade da potência.

Monta as colunas bem presas e seladas à porta que decerto soarão melhor.

Em relação a soar melhor eu concordo, porém umas blaupunkt que vieram com o carro apresentam mais grave e são mais fracas, gtx 542. Em que o max power é 180w e o rms é 40. No mesmo home cinema, lado a lado, (obviamente que quando estava alto apresentam imenso ruido, mas até lá, conseguimos diferenciar a batida de uma e da outra)

Pelo que disses-te montado no carro os resultados das mtx serão diferentes correto? Eu tenho ainda um amplificador por montar caso o problema seja potência. Obrigado por comentares

Cumps

Boas, quanto ao teu problema tens 2 factores que contribuem para a "fraqueza" das colunas que compraste, primeiro tens o factor que o mrmike referiu que é a falta de graves devido ás colunas estarem sem ressonância absolutamente nenhuma. Imagina que tiravas um subwoofer da caixa e o metias a tocar em cima de uma mesa, obviamente que graves não vais ter nenhuns, vai ser mais vibração que outra coisa, logo as colunas passa-se exatamente o mesmo, tens de as meter ou nas portas do carro ou na chapeleta que vai usar o porta-mala como "caixa de ressonância".
Em segundo, como tu referiste poderá ser também o fator de uma má ligação que tens nas colunas pois um Home Cinema não foi feito para ligar colunas como nos apetece mas sim as colunas com as características especificas para o melhor desempenho do mesmo. Convém que tenhas um auto-rádio com uma boa potência de saída, um que tenha por exemplo uma saída MOSFET 50Wx4 já te faz bem o serviço, mas caso possas por um amplificador terás uma qualidade de som muito superior.
Também não me lembrava que ás vezes o problema está nas colunas e não no restante equipamento em si, eu próprio comprei umas colunas ovais grandes com muito boas características e quando as instalei no carro, arrependi-me de pés juntos ao ouvir tal má qualidade que elas tinham... Experimenta outras colunas caso tenhas com características parecidas e tira as tuas dúvidas.
Cumprimentos

Muito provavelmente o sistema de home cinema não tem potência para puxar por essas colunas.......

Atenção que ao experimentar umas colunas de 4ohms num home cinema de 8ohms podes queimar o amplificador.
O auto rádio admite quantos ohms? Olha que o mesmo tem que ter entre 2 e 4 ohms senão queima.

Obrigado a todos os que responderam. De momento o radio ainda não chegou e também não encontro na internet os ohm, mas penso que será dentro do "normal". Não sabia que uma coluna normal fazia diferença estar dentro do chapeleira, mas realmente faz todo o sentido! Só queria que me esclarecessem uma coisa. O que é afinal rms? Quanto mais melhor? Sendo maior deve ser utilizado um amplificador?
Se puderem partilhem sugestões, com base na vossa experiência, de umas boas colunas 13cm e umas 17 ou ovais, o amplificador usado vai ser um alpine v12

Obrigado uma vez mais

Obrigado a todos os que responderam. De momento o radio ainda não chegou e também não encontro na internet os ohm, mas penso que será dentro do "normal". Não sabia que uma coluna normal fazia diferença estar dentro do chapeleira, mas realmente faz todo o sentido! Só queria que me esclarecessem uma coisa. O que é afinal rms? Quanto mais melhor? Sendo maior deve ser utilizado um amplificador?
Se puderem partilhem sugestões, com base na vossa experiência, de umas boas colunas 13cm e umas 17 ou ovais, o amplificador usado vai ser um alpine v12

Obrigado uma vez mais

Os RMS são uma forma, mais ou menos universal, de comparar potência, já que supõe que o valor tenha sido atingido segundo condições predefinidas e iguais para todos.

Mas isso não chega, para perceber o que vale uma coluna.

É importante perceber qual a sensibilidade da coluna. Quanto maior, mais fácil será atacar a coluna, mesmo a volumes mais baixos. A isso tens de aliar a gama de frequências. As que colocaste são 68Hz, mínimo. Quanto mais baixo for este valor, mais graves vais ter.

E sim, precisas de ajustar a potência. Em car áudio, o uso de um crossover adequado também ajuda.

Os RMS são uma forma, mais ou menos universal, de comparar potência, já que supõe que o valor tenha sido atingido segundo condições predefinidas e iguais para todos.

Mas isso não chega, para perceber o que vale uma coluna.

É importante perceber qual a sensibilidade da coluna. Quanto maior, mais fácil será atacar a coluna, mesmo a volumes mais baixos. A isso tens de aliar a gama de frequências. As que colocaste são 68Hz, mínimo. Quanto mais baixo for este valor, mais graves vais ter.

E sim, precisas de ajustar a potência. Em car áudio, o uso de um crossover adequado também ajuda.

As que comprei ficarão na zona central do carro, então para a frente e trás devo optar por comprar com a máxima sensibilidade possível e com valores de frequências mais baixas correto?

As que comprei ficarão na zona central do carro, então para a frente e trás devo optar por comprar com a máxima sensibilidade possível e com valores de frequências mais baixas correto?

Sim, será sempre o ideal. Todos esses fatores irão influenciar positivamente a pressão sonora e o aumento dos graves será o reflexo mais importante. E depois pensas na potência.
Convém ainda termos a noção de que as marcas brincam com os números que apresentam mas, normalmente, as marcas mais conceituadas são sérias, pelo que as comparações serão objetivas.

De resto, cuidado sempre em respeitar a gama de impedâncias entre os diversos componentes, muito cuidado nas ligações que se fazem (o amplificador deverá ser adequado ao número de colunas. Por exemplo um amp de 100W por canal a 4Ohm não significa que podemos ligar simplesmente 2 colunas no mesmo canal e ter 50W em cada um) e boas audições!

Sim, será sempre o ideal. Todos esses fatores irão influenciar positivamente a pressão sonora e o aumento dos graves será o reflexo mais importante. E depois pensas na potência.
Convém ainda termos a noção de que as marcas brincam com os números que apresentam mas, normalmente, as marcas mais conceituadas são sérias, pelo que as comparações serão objetivas.

De resto, cuidado sempre em respeitar a gama de impedâncias entre os diversos componentes, muito cuidado nas ligações que se fazem (o amplificador deverá ser adequado ao número de colunas. Por exemplo um amp de 100W por canal a 4Ohm não significa que podemos ligar simplesmente 2 colunas no mesmo canal e ter 50W em cada um) e boas audições!

Obrigado pela ajuda!
O meu amplificador tem crossover, pelo que não é necessário usar outro :confused: Outra questão é, nunca montei um amplificador, e não entendo o porque de ter saidas com 2ohm, qual é a utilidade delas?
Recomendas alguma marca pela tua experiência?

Obrigado pela ajuda!
O meu amplificador tem crossover, pelo que não é necessário usar outro :confused: Outra questão é, nunca montei um amplificador, e não entendo o porque de ter saidas com 2ohm, qual é a utilidade delas?

Os crossover poderão fazer sentido se forem adequandos ao tipo de coluna. Vão servir como intermediário entre a coluna e o amp, de for a tirar o maior partido desta. É uma questão a analisar depois de teres uma ideia do que vais instalar.

A questão da impedância depende do tipo de coluna. Se tiveres um amp com saídas a 2Ohm, só tens que te certificar de que as colunas funcionam nesses valores (provavelmente funcionarão entre os 2 e 4) para não correres o risco de pôr um dos componentes em esforço desnecessário.

O mais interessante, nas questões de som, é que o facto de teres colunas de uma impedância e o amp de outro, não significa que não os possas ligar uns aos outros. Se estivermos a falar de um conjunto de colunas, que não apenas duas, é possível fazer variar a impedância dos componentes, dependendo do número de colunas e da ligação que fazemos entre elas.

Porque há quem explique melhor do que eu, dá uma pesquisa na net por ligação em série VS paralelo.

A área do som, seja para casa ou para o carro, é muito interessante, quando tratada com parcimónia.
Nem tanto ao mar (audiófilos da gaita) nem tanto à terra (o som é todo igual).

Infinity, JBL, Alpine, Dragster.. Há muitas, com material de qualidade, umas com melhores preços que outras..

Last edited:
Tenho aqui um esquema de como montar um amplificador bem como o restante equipamento, basta se guiarem por ele para terem as coisas bem feitas.
Claro que pormenores como potência das colunas, amp e sub, já estarão ao vosso critério mas certamente têm aqui um ponto de partida para um som com qualidade.
http://a248.e.akamai.net/pix.crutch.../learningcenter/car/amp_wiring_diagram_lg.gif

Atenção aos cabos que vocês compram para o amplificador porque há muito material reles e há quem prefira não investir em alguma coisa de qualidade! Trabalhos descuidados normalmente dão problemas, tais como incêndios no veículo! Instalem sempre um fusível no cabo entre a bateria e o amplificador.

Attachments

• amp_wiring_diagram_lg.jpg
    amp_wiring_diagram_lg.jpg
    21.6 KB · Views: 0
Obrigado pela ajuda!

Ao que se refere o valor de 2Ohm é a impedância mínima que cada canal desse amplificador poderá "aceitar" sem comprometer a saúde da etapa final deste. Nesse caso o amplificador não tem obrigatoriamente de funcionar nessa impedância, poderá sempre faze-lo numa impedância superior (4 ou 8 Ohm) sendo que a potencia máxima será sempre inferior quanto maior for a impedância de carga (altifalantes);

Exemplo: utilizando dos altifalantes de 4Ohm em paralelo no mesmo canal obténs uma impedância de 2Ohm de carga na saída do amplificador e, neste caso, o amplificador debitará um máximo de 100Watt (50 para cada um dos altifalantes), se optasses por utilizar apenas um altifalante de 4Ohm no canal a potencia máxima do amplificador seria de uns 60~70Watt para esse altifalante. Neste segundo caso o amplificador aquece muito menos.

Muito obrigado por me ajudarem! Eu tenho o carro todo desmontado, agora é uma questão de distribuir o som. 2 colunas frontais, duas centrais e duas traseiras. Para já sem auxilio de sub, pois acho que não vá ser necessário. As duas da frente e as duas de trás serão alimentadas com o amplificador, e as centrais vou deixar as saidas do rádio. Porém estou indeciso, pois tenho receio que as mtx fossem funcionar melhor com auxilio de amp, e as mtx são as que supostamente iam para a zona central do carro... Que devo fazer? Meto as mtx à frente, onde serão alimentadas pelo amplificador e compro outras para a zona central?

As colunas em questão são:
Mtx tr 504

• RMS Power : 50W
  • Max Power : 200W
  • Impedance : 4Ω
  • Frequency response : 68Hz - 22kHz
  • Sensitivity : 90,5 dB/2,83v/1m
  • Woofer diameter : 13cm (5 1/4")
  • Woofer mounting depth : 50mm
Que pelas especificações eram consideravelmente melhores que as restantes do mesmo tamanho, 13cm, com um preço simpático.

O problema no meio do car áudio é as especificações fantasiosas que as marcas apresentam ao comprador, só em sonhos é que um altifalante desses suportaria 50w contínuos em toda a banda de frequências....

Diz que a resposta em frequencia está presente desde os 68Hz até aos 22000Hz, mas com que atenuação? -3db? -6db? -10db? Em que condições é obtida essa mesma? Caixa selada? Que tamanho? Com porta ressonante?

Resumindo: é muito difícil julgar um altifalante por os dados apresentados dessa forma.

O problema no meio do car áudio é as especificações fantasiosas que as marcas apresentam ao comprador, só em sonhos é que um altifalante desses suportaria 50w contínuos em toda a banda de frequências....

Diz que a resposta em frequencia está presente desde os 68Hz até aos 22000Hz, mas com que atenuação? -3db? -6db? -10db? Em que condições é obtida essa mesma? Caixa selada? Que tamanho? Com porta ressonante?

Resumindo: é muito difícil julgar um altifalante por os dados apresentados dessa forma.

De que forma devo então escolher umas "boas" colunas?

De que forma devo então escolher umas "boas" colunas?

Na minha opinião tens uma forma não científica de o fazer (já que não podes experimentar várias):
- procura as colunas mais caras que consigas encontrar, para os diâmetros que necessitas. Aponta todas as características, potência, impedância, gama de frequências e as condições em que foram medidas (informação que aparece à frente de cada indicação).
- com esta info, procura, no máximo de marcas, as que tenham os valores mais aproximados dessas, pelo menor valor possível

As boas marcas têm bons produtos. Só tens que tentar arranjar o melhor ao melhor preço.

A menos que sejas obrigado, por restrições de espaço, colunas com "apenas" 13 cm não são boas para quem almeja graves bons e definidos...

Back