Dúvida sobre FAP(Fiat).

Neruson

Rover 216 Sportcoup?
Boa noite malta, esclareçam-me só aqui uma duvida sobre o FAP de um Punto de 2010:
Para fazer a regeneração do filtro é preciso manter que velocidade e durante quantos km?
É que tenho um familiar que está interessado num carro destes e fez-me essa pergunta e eu não consegui esclarecer-lhe como deve ser.

Se já estão a pensar nisso é porque só irão fazer percurso citadino.
No mínimo 10m e autoestrada com a rotação pelo menos as 2500rpm (4, 5 velocidade). O resto da regeneração termina até chegar a casa.
Mas tudo depende de muitos fatores.

Se já estão a pensar nisso é porque só irão fazer percurso citadino.
No mínimo 10m e autoestrada com a rotação pelo menos as 2500rpm (4, 5 velocidade). O resto da regeneração termina até chegar a casa.
Mas tudo depende de muitos fatores.

Não vai fazer cidade mas vai fazer cerca de 40 a 50km dia em nacional/estradas municipais. E vai optar por diesel pois é pessoa para ficar com os carros muito tempo(o actual é um Punto 1.2 de 95) e acaba por compensar a longo prazo. O vendedor estava a falar nisso do FAP e dai a pergunta.

O tempo da regeneração é imprevisivel, porque depende de inúmeros factores. Podes contar com cerca de 10 minutos para os ciclos "normais", mas pode ir até 30 minutos...Se os trajectos são esses, acho que é uma preocupação menor, na medida que em o FAP tem tempo para ir regenerando. É importante não abortar regenerações, mas isso já deves saber, que na Fiat é controlar o consumo instantâneo antes de desligar o carro.

O tempo da regeneração é imprevisivel, porque depende de inúmeros factores. Podes contar com cerca de 10 minutos para os ciclos "normais", mas pode ir até 30 minutos...Se os trajectos são esses, acho que é uma preocupação menor, na medida que em o FAP tem tempo para ir regenerando. É importante não abortar regenerações, mas isso já deves saber, que na Fiat é controlar o consumo instantâneo antes de desligar o carro.

Ok, portanto nesses trajectos ele esporadicamente vai fazer a regeneração e desde que não se aborte a mesma não deve ser necessário fazer visitas à AE como o vendedor estava a recomendar(visitas a AE a cada 15 dias ou assim).

Nesse motor duram cerca de 10 minutos e não é preciso andar depressa, basta apenas andar e/ou não desligar[;)]

Ter atenção é se o nível de óleo não sobe ok? É sinal de regenerações abortadas...

Nesse motor duram cerca de 10 minutos e não é preciso andar depressa, basta apenas andar e/ou não desligar[;)]

Ter atenção é se o nível de óleo não sobe ok? É sinal de regenerações abortadas...

Obrigado Redliner. Hum vou ter de lhe dizer para andar atento a isso nos primeiros tempos porque não sei como foi tratado antes, se bem que vai ser entregue com a revisão feita e como tal não deve dar para ver já isso(só daqui para a frente).

Se o motor Fiat der os mesmo sinais de estar a fazer a regeneraçao como dà o motor Renault, é facil de se saber quando a regeneraçao esta a ser feita [;)] Depois é apenas ter os cuidados normais, nao parar regeneraçoes a meio e etc [:p]

Se o motor Fiat der os mesmo sinais de estar a fazer a regeneraçao como dà o motor Renault, é facil de se saber quando a regeneraçao esta a ser feita [;)] Depois é apenas ter os cuidados normais, nao parar regeneraçoes a meio e etc [:p]

Pelo que tenho visto por aí as rotações sobem e o consumo instantâneo aumenta aquando a regeneração, mas como ainda não vi o carro não sei dizer se o que está no manual do carro(descarreguei) sobre acender um aviso no mostrador funciona ou não.

Pelo que tenho visto por aí as rotações sobem e o consumo instantâneo aumenta aquando a regeneração, mas como ainda não vi o carro não sei dizer se o que está no manual do carro(descarreguei) sobre acender um aviso no mostrador funciona ou não.

Neste motor as rotações não sobem (já no 1.6 tdi sobem), mas o motor fica com um ronco mais grave (percebe-se bem), vibra mais, o consumo instantaneo sobe e a autononomia desce bastante (muito rápidamente) e em certas alturas sai mais fumo pelo escape (branco).

Nada de mais, é apenas não abortar, continuar a andar uns minutinhos e pronto está feito.

O barulho do motor aumenta substancialmente [;)] Por vezes da ideia que o proprio escape ta roto ou partido, ja para nao falar que a(s) ventoinha(s) de arrefecimento funcionam quase ao dobro da velocidade normal [;)]

Falo isto, em relacao a um motor dCi da Renault.

Back