Pois, no centro de Guimarães nas estradas em paralelo a linha que divide é sempre contínua.
Mas há uns tempos em Penafiel ia sendo multado pois a linha era mesmo contínua. Safei-me devido à boa vontade do agente.
Não percebo, queres saber como é definida uma linha contínua?
Está no Regulamento de Sinalização e Trânsito (DL 22-A/98), salvo erro artigo 60º.
Isso que está na foto é uma "pedra" diferente das outras?
O sitio de que falo é este
View attachment 89923
Vês a linha contínua mas não é. Temos ainda passadeiras que também não parecem, apenas muda a pedra. Mas este mês puseram sinalização vertical (que também não teve durante meses)
Tirem-me uma dúvida, onde posso encontrar na lei os pressupostos para identificar uma linha continua?
Por exemplo, esta situação
![]()
Decreto Regulamentar 22-A / 98, alterado pelo Decreto Regulamentar 41/2002:
Artigo 59.º
Características
1 - As marcas rodoviárias têm sempre cor branca, com as excepções constantes do presente Regulamento.
2 - As marcas rodoviárias podem ser materializadas por pinturas, lancis, fiadas de calçada, elementos
metálicos ou de outro material, fixados no pavimento.
3 - As marcas rodoviárias fora das localidades devem ser retrorreflectoras.
Já agora... quando não há sinalização a dividir as faixas, em caso de acidente, como se alega que este ou aquele saiu fora da sua mão?
A redacção é a mesma.
Se a questão inicial é saber se pode ser em "pedra", a resposta é sim, aliás por ex. na baixa de Lx a praça do Rossio é assim, tanto as passadeiras como as linhas, mas são feitas correctamente, ou seja descontínuas e contínuas consoante a necessidade - como acaba de colocar o Rucsantos.
Mede-se a faixa de rodagem e verifica-se onde fica o eixo da mesma.
Onde ficar o LPE, por indicação dos condutores ou por vestígios, será numa ou outra via.
Basicamente o procedimento é o mesmo, apenas não tens a linha materializada.
Já agora... quando não há sinalização a dividir as faixas, em caso de acidente, como se alega que este ou aquele saiu fora da sua mão?
Não havendo sinalização em contrário pressupõe-se que é apenas uma via para cada lado, correcto?Sem indicação em contrário, sim, pode é haver mais que uma via de trânsito em cada sentido.
De outra maneira não estou a ver como sabes se nos 12m, é 4m para um lado e 8 para o outro.
Isso seria pressupor que todas as estradas são alcatroadas.Vê-se pela linha divisão do alcatrão feita pela maquina de alcatroamento
Não havendo sinalização em contrário pressupõe-se que é apenas uma via para cada lado, correcto?
Artigo 1.º
Definições legais
Para os efeitos do disposto no presente Código e legislação complementar, os termos seguintes têm o
significado que lhes é atribuído neste artigo:
...
f) «Eixo da faixa de rodagem», linha longitudinal, materializada ou não, que divide uma faixa de
rodagem em duas partes, cada uma afecta a um sentido de trânsito;
Artigo 14.º
Pluralidade de vias de trânsito
1 - Sempre que, no mesmo sentido, sejam possíveis duas ou mais filas de trânsito, este deve fazer-se
pela via de trânsito mais à direita, podendo, no entanto, utilizar-se outra se não houver lugar naquela
e, bem assim, para ultrapassar ou mudar de direcção.
...