Dúvida sobre mecânica

Mais coisa menos coisa[:D]
É sempre um tema fracturante.
Qualquer problema que envolva Física do 10o ano é fracturante por aqui! [:D]

Já foi respondido, mas basicamente é a mesma coisa que perguntar "seu eu páro de dar aos pedais porquê que as rodas da bicicleta continuam a girar?".

Faz sentido que as rodas da bicicleta continuem a girar... mas o som do motor que se ouve, não é das combustões?
É que se é assim tão simples, por favor elucidem-me...

A pergunta lançada neste tópico, fez-me lembrar uma pergunta que uma amiga me colocou: "porque motivo as rodas patinam no arranque do carro? não era suposto arrancar rápido e acompanhar as rodas?" :sh)

Era só isto.

Faz sentido que as rodas da bicicleta continuem a girar... mas o som do motor que se ouve, não é das combustões?

Mesmo em desaceleração entra sempre combustivel.
Entra só o necessário para manter a continuidade do motor.

Isso nota-se por ex numa descida, deixas o carro ir embalado com o motor a travar, nota-se queima de combustivel.
Nos Alfas por ex é notório, o som do escape fica diferente sinal que existe injeção de combustivel, mas é comum em todos os veiculos, notando-se mais ou menos numa ou outra marca.

No proprio video, nota-se que mesmo em redução, sai sempre combustivel dos injetores.

Estranho, que parece que o motor não envia combustível ( está melhor representado nos 10 primeiros segundos), mas mesmo assim, obrigado, pois é a 1ª resposta a sério que vejo no tópico.

Isso nota-se por ex numa descida, deixas o carro ir embalado com o motor a travar, nota-se queima de combustivel.
Nos Alfas por ex é notório, o som do escape fica diferente sinal que existe injeção de combustivel, mas é comum em todos os veiculos, notando-se mais ou menos numa ou outra marca.

No proprio video, nota-se que mesmo em redução, sai sempre combustivel dos injetores.

E nos alfas que avariam? [:D]

Estranho, que parece que o motor não envia combustível ( está melhor representado nos 10 primeiros segundos), mas mesmo assim, obrigado, pois é a 1ª resposta a sério que vejo no tópico.

se não mandar combustivel como continua a trabalhar? mesmo deixando o carro seguir desengatado o motor continua ao relantin e a consumir combustivel... digo eu!

E a seguir vem alguém diz que nem sempre isso acontece, e mais uma voltinha[:D]

Em nenhum carro actual é injectado combustível em desaceleração, excepto em regimes muito baixos (próximo do relanti). Isto comprova-se com alguma facilidade, com um leitor OBD que se compra no ebay por uns trocos hoje em dia e um programa qualquer para fazer o datalogging, larga-se o acelerador a regimes próximos das 2000rpm ou mais e a injecção cai logo para zero.

Em motores Diesel, posso garantir por experiência que isto até acontece com o acelerador em posições baixas (diria até 20/30% do curso), ou seja a descer uma inclinação acentuada, com o pé só ligeiramente no acelerador, a injecção já é zero e tirar o pé completamente não faz nenhuma diferença. Para baixas % de acelerador o mapa de injecção nem tem valores, a massa de combustível a inejctar é zero.

O som do motor em desaceleração é puramente o som dos componentes em movimento.

Se se desengatar, já não vai em desaceleração. O motor consome o normal para manter o relanti, tal como se o carro estivesse parado.

Última edição:
Para não virem já com a treta do costume das teorias e tal, um exemplo do mapa que gera o valor de injecção (mg de combustivel por cilindro) em função da rotação e posição do acelerador, num qualquer motor Diesel perto de si:

DW.gif

Notar que por exemplo, a 9% de acelerador é zero às 1995rpm (e quase zero às 1491), a 17.25% diminui gradualmente até ser praticamente zero às 3000. Sem acelerador é sempre zero aos regimes de funcionamento, a unidade usa um mapa diferente para o controlo do relanti, só há valores para regimes muito abaixo do relanti porque os mapas de fábrica são gerados por equações.

Última edição:

Não. Existem várias coisas que produzem som e que não são necessariamente explosões nos cilindros. Não esquecer que todas as peças móveis do motor continuam a girar e que existe ruído de rolamento, das engrenagens da caixa e transmissão, das válvulas, cambota e cilindros, correias e correntes, etc etc.

Estás certo e errado ao mesmo tempo. A segunda frase está correta. Se estiveres próximo do ralenti entra combustível para garantir que o motor não morre. Se não estiveres não enrta. Não é necessário qualquer injeção para manter o motor a girar em regimes mais elevados

Não se nota nada e podes comprovar isso com instrumentos mais objetivos que o teu ouvido. Liga um sensor à porta OBD e diz-me lá os parâmetros que tens em etrmos de injeção. Por isso NÃO não injeta combustível

se não mandar combustivel como continua a trabalhar? mesmo deixando o carro seguir desengatado o motor continua ao relantin e a consumir combustivel... digo eu!
Desengatado sim porque não tens nada que mantenha o motor a trabalhar. Daí ser preciso injetar. Se estivers com o carro engatado então a inércia do carro mantém o motor a girar. Basicamente as rodas aplicam força sobre o motor.

Para não virem já com a treta do costume das teorias e tal, um exemplo do mapa que gera o valor de injecção (mg de combustivel por cilindro) em função da rotação e posição do acelerador, num qualquer motor Diesel perto de si:
Bom post. E tudo isto pode ser comprovado com leitura do parâmetro da injeção via OBD.

Lembro-me sempre de uma vez fazer uma redução à campeão para travar o carro ( a gasolina...) e o pessoal dentro do carro a dizer "já gastaste 3 litros com essa redução..." e eu a dizer que sem o pé no acelerador não gastava gasolina... foi uma discussão épica, claro.

Vá lá, prova nº 721:

Se numa redução as rotações sobem, se fosse injectada gasolina o carro em vez de segurar... acelerava.

Agora sim, já pode fechar antes que entre em loop.... [:D]

Não. Existem várias coisas que produzem som e que não são necessariamente explosões nos cilindros. Não esquecer que todas as peças móveis do motor continuam a girar e que existe ruído de rolamento, das engrenagens da caixa e transmissão, das válvulas, cambota e cilindros, correias e correntes, etc etc.

Estás certo e errado ao mesmo tempo. A segunda frase está correta. Se estiveres próximo do ralenti entra combustível para garantir que o motor não morre. Se não estiveres não enrta. Não é necessário qualquer injeção para manter o motor a girar em regimes mais elevados

Não se nota nada e podes comprovar isso com instrumentos mais objetivos que o teu ouvido. Liga um sensor à porta OBD e diz-me lá os parâmetros que tens em etrmos de injeção. Por isso NÃO não injeta combustível

Desengatado sim porque não tens nada que mantenha o motor a trabalhar. Daí ser preciso injetar. Se estivers com o carro engatado então a inércia do carro mantém o motor a girar. Basicamente as rodas aplicam força sobre o motor.

Bom post. E tudo isto pode ser comprovado com leitura do parâmetro da injeção via OBD.

Excelente post, mas estás a gastar o latim: o pessoal aqui acha que a engenharia funciona por opiniões, como se fosse astrologia.

Voltar
Superior