Duvida sobre o codigo

HaagenDazs

New member
Surgiu-me hoje uma situação em que fiquei na duvida se era eu que tinha razao ou o outro condutor... foi na VCI, sentido arrábida-freixo.. como sabem aquilo tem três faixas.. ia eu na da esquerda... ultrapasso e dou pisca e começo a ir para a faixa do meio.. quase ao mesmo tempo.. um condutor que ia na faixa mais à direita.. dà tambem pisca e começa a ir para a faixa do meio..eu ia um pco mais rapido.. e ele la reparou e deu uma guinada para a direita outra vez.
Nestas situações quem tem razao? O que se deve fazer? Os dois na faixa do meio é que nao dá muito jeito.

Normalmente resolve-se com uma divisão de responsabilidades de 50/50, mas só avaliando caso a caso. No fundo, se batessem, ambos não teriam tomado as devidas precauções ao mudar de fila de trânsito e ambos seriam culpados, dai a concorrência de responsabilidade.

O condutor que passou para a faixa do meio e deu a guinada ia a ultrapassar alguem?
É que se não ele não tem nada que ir para a faixa do meio,pk segundo o código devemos conduzir o mais á direita possivel.

Penso que sim... calmamente ia ultrapassar o da frente... e eu por outro lado.. estava a fazer o que diz o codigo... acabei de ultrapassar fui para a do meio...

Surgiu-me hoje uma situação em que fiquei na duvida se era eu que tinha razao ou o outro condutor... foi na VCI, sentido arrábida-freixo.. como sabem aquilo tem três faixas.. ia eu na da esquerda... ultrapasso e dou pisca e começo a ir para a faixa do meio.. quase ao mesmo tempo.. um condutor que ia na faixa mais à direita.. dà tambem pisca e começa a ir para a faixa do meio..eu ia um pco mais rapido.. e ele la reparou e deu uma guinada para a direita outra vez.
Nestas situações quem tem razao? O que se deve fazer? Os dois na faixa do meio é que nao dá muito jeito.

A VCI é uma AE ? ou uma via urbana ? e já agora qual é a velocidade limite ?

o limite é 90kmh

Curioso isto, agora temos estradas com limites de velocidade conforme a vontade do freguês [8b]

VCI - Presumo que seja a Via de Cintura Interna , logo deveria ser uma via urbana, equiparada ao Eixo Norte-Sul e 2ª Circular, mas a ser assim o limite que ao que sei não está previsto na lei, deveria ser 80 :confused:

ou então é uma Auto-estradinha [:)]

Na minha opinião, e admito estar errado desde que me provem, um condutor, para iniciar a manobra de ultrapassagem deve certificar-se de que o pode fazer em segurança. Em relacçao a que termina uma ultrapassagem, nada há a assinalar, prevendo o código que o condutor deve retomar a faixa mais à direita (embora também com as devidas precauções). De qualquer forma, temos um condutor que tem necessidade de terminar uma manobra e temos outro que vai dar inicio a outra. Quem inicia a manobra é que tem o dever de verificar se o pode fazer em segurança. Esta é a minha opinião baseada apenas na logica, embora não deva andar muito longe da realidade.

Gostei do que o APFmesquita disse.

Realmente ha varias situações no dia-a-dia que deixam duvidas.... e esta nao é excepção... e deu para ver que muitos de nos aqui tambem têm duvidas. Por acaso nao se passou nada.. nem eu protestei.. nem o outro condutor... mas o q é certo é que por um caso identico à uns meses morreu um motard na VCI.. p dois condutores decidirem ir para a faixa do meio ao mesmo tempo.

Na minha opinião, e admito estar errado desde que me provem, um condutor, para iniciar a manobra de ultrapassagem deve certificar-se de que o pode fazer em segurança. Em relacçao a que termina uma ultrapassagem, nada há a assinalar, prevendo o código que o condutor deve retomar a faixa mais à direita (embora também com as devidas precauções). De qualquer forma, temos um condutor que tem necessidade de terminar uma manobra e temos outro que vai dar inicio a outra. Quem inicia a manobra é que tem o dever de verificar se o pode fazer em segurança. Esta é a minha opinião baseada apenas na logica, embora não deva andar muito longe da realidade.

Embora a tua ideia tenha de facto lógica, não está correcta pois neste tipo de via não se aplicam as regras da ultrapassagem. Aplica-se sim o artigo que regulamenta o trânsito em filas paralelas, o qual indica que quem pretenda mudar de fila de trânsito deve tomar todas as precauções e ceder prioridade a quem já lá circula. Neste caso, ambos estavam a mudar de fila de trânsito, pelo que a responsabilidade em caso de eventual acidente seria repartida.

Cumprimentos

Nestes casos acho que é 50/50 porque ambos não tomaram as devidas precauçoes para mudar de faixa,mas, se houver testemunhas que possam defenir quem iniciou a manobra primeiro, acho que pode mudar alguma coisa.Porque se você já vai a fazer a manobra e o outro condutor não vê e inicia ele também a monobra para ir para a mesma via e bate no seu carro acho que a culpa é dele porque não viu bem antes de fazer a manobra.Mas estas situações são complicadas parque depois a guerra é entre as seguradoras e para não se chatearem muito definem 50/50 e já está.
cumps

Embora a tua ideia tenha de facto lógica, não está correcta pois neste tipo de via não se aplicam as regras da ultrapassagem. Aplica-se sim o artigo que regulamenta o trânsito em filas paralelas, o qual indica que quem pretenda mudar de fila de trânsito deve tomar todas as precauções e ceder prioridade a quem já lá circula. Neste caso, ambos estavam a mudar de fila de trânsito, pelo que a responsabilidade em caso de eventual acidente seria repartida.

Cumprimentos

Só para acrescentar que só se deve mudar de faixa para sair da via em que se circula, neste caso o HaagenDazs não precisava de voltar para a faixa central, até chegar próximo da saida indicada para o seu destino, momento em que deveria gradualmente mudar para a faixa central e logo que possivel para a faixa da dtª (presumindo que a saida se situe á dtª)
ver aqui
http://forum.autohoje.com/showpost.php?p=1176827&postcount=33

Por mudar de direcção, entende-se mudar de estrada. Tipo, ir numa AE e sair da mesma, ir numa rua e virar para outra, etc.

mas por exemplo se formos numa VR, AE, etc e mudarmos de faixa, não temos prioridade certo? tipo se vier um gajo a abrir na faixa da esquerda (por ex) e um gajo da faixa do meio n o vir e começar a meter-se nessa faixa e bater no outro, tem culpa, visto que tava a mudar de faixa/direcção, e o outro ja la tava, right?

mas por exemplo se formos numa VR, AE, etc e mudarmos de faixa, não temos prioridade certo? tipo se vier um gajo a abrir na faixa da esquerda (por ex) e um gajo da faixa do meio n o vir e começar a meter-se nessa faixa e bater no outro, tem culpa, visto que tava a mudar de faixa/direcção, e o outro ja la tava, right?

Sim quem muda de faixa perde a prioridade sempre, mas é diferente de mudar de direcção, mas se o impacto for na traseira já a responsabilidade é atribuida ao que bateu, há até quem diga que se o impacto for para tras da porta do condutor já a respondabilidade é repartida, isto para as vias urbanas em AE não creio.

Voltar
Superior