Duvida

RicardoSantos92

New member
Bom dia,

Para quem percebe um bocado de motores, acham que um 1.1 gasolina de 60cv para um carro de 2001, é um motor fraquinho em termos de prestações e consumos? isto para um uso normal nada de aventuras

Antes de mais obrigado, cumprimentos.

Os motores da Citroen/Peugeot bem mantidos fazem 5 e pouco com facilidade. Mais importante é verificar o estado dele antes de comprar. A não ser que mores na Madeira/Serra e aí não há milagres.

Tive um e voltava a repetir a compra.

já tive um 1.1 desses, ainda de 1992 e depois dois 1.4 (todos citroen) e outro 1.4 ford que ainda mantenho, precisamente de 2001 e a única diferença é que só a partir de 3ª é que o carro começa a ganhar mais vida, de resto tudo muito igual. em cidade e até 3ª velocidade andam normalmente como os outros todos. claro que em subidas não há milagres. tens é que ver como estará esse carro, pois já são 22 anos. é um 206? seja o modelo que for, esse 1124cc é dos melhores motorzinhos a gasolina que por aí andou, pese os pouco mais de 100nm de binário (110?). os primeiros ainda tiveram um pouco as chatices da junta da cabeça ir ao ar quando eram descuidados, mas aói não há milagres. de resto, esse sendo de 2001 já tem outro tipo de cuidados e se fizeres a manutenção normal não terás muito por onde ir buscar avarias.

Tive um 1.1 PSA num AX de 1988 e o carro mexia-se bem.
Cheguei a andar uns meses num 1.0i montado no Peugeot 106 e não sendo tão rápido também se aguentava.
Cá na família existiu um 206 1.1 e dos três era claramente o pior. Mais pesado, mais castrado pelas normas anti-poluição era bastante lento.

Mais importante que a potência propriamente dita é a relação peso/potência, sendo que depois a desmultiplicação da caixa também tem uma palavra a dizer. [;)]

Posto isto, para quem não tenha pressas, o velhinho 1.1i de 60 CV desenrasca perfeitamente, sendo as 3 primeiras relações relativamente curtas para permitir alguma vivacidade pelo menos até aos 80/90 km/h. Depois já custa um pouco mais a ganhar velocidade, mas nada de dramático. Esta a experiência de um 206 que passou 6 anos e meio cá por casa e foi embora com cerca de 170.000 km sem nada a assinalar. [;)]

Tive um Clio I de 1997 com o D7F e 60 cv. O facto de a marca chamar 1.2 é apenas estratégia comercial, pois só tinha 1.149 cm3.

Mexia-se tão bem como o XU1 da PSA mas gastava ligeiramente menos.

Agora, se esse motor estiver montado num C3 ou 206, aí já começa a roçar a submotorização...

Tenho actualmente um Clio III 1.2 de 75 CV e só noto diferenças para melhor em relação ao 206 se eu o esticar acima das 4000 rpm, onde ele claramente ganha outra vida (típico multiválvulas atmosférico). [:D]

Tive um 1.1 PSA num AX de 1988 e o carro mexia-se bem.
Cheguei a andar uns meses num 1.0i montado no Peugeot 106 e não sendo tão rápido também se aguentava.
Cá na família existiu um 206 1.1 e dos três era claramente o pior. Mais pesado, mais castrado pelas normas anti-poluição era bastante lento.

o 1.0 era cerca de 30 menos de motor, isto dito por um artigo há uns anos. menos binário, menos cv, menos cilindrada... mesmo num saxo devia dar para os gastos mínimos, apenas e só. mas era o que havia na altura. depois veio o 1.1 e foi bastante melhor.
cá por casa o 1.1, desde novo, aguentou em 4 mãos (pais e filhos) 225 mil kms, depois meteu-se um motor 1.4 e durou mais uns 60 mil. 17 anos e foi seguramente o melhor carro que lá passou, indo até espanha e frança de vacances e tudo. lembro-me de em 1996 termos ido a paris nele ainda com o motor 1.1 com relativamente poucos kms e penso que foi nesse ano que éramos para ir à dinamarca, mas depois atrásamo-nos em frança e já não fomos... [:p]

Tenho actualmente um Clio III 1.2 de 75 CV e só noto diferenças para melhor em relação ao 206 se eu o esticar acima das 4000 rpm, onde ele claramente ganha outra vida (típico multiválvulas atmosférico). [:D]

A tara do Clio é (no mínimo) 70 Kg superior ao do 206 1.1. E as jantes de 16 polegadas adicionam inércia que por sua vez prejudica consumos e acelerações.

O que consideras uso normal? Quantos KMs por dia?

No meu 45s andava na boa aqui nas voltas do Alentejo. Nunca andei na autoestrada com ele. Fazia no máximo 10km por dia. Consumos nada de espcial porque estás sempre a espremer.

Voltar
Superior