Duvidas entre construções de casas

slbnn

New member
Olá eu possua uma casa que comprei á cerca de 1 ano e entretanto um empreiteiro comprou o terreno mais abaixo da casa em que comprei . Tenho agora uma duvida a minha casa tem um terreno circundante e um muro a dividir , divide e segura a terra e o empreiteiro comprou o terreno a seguir ao meu e está a construir a 2 metros e meio do meu muro que divide os terrenos , entretando mandai uma email á camara e obtive essa reposta .
( O afastamento entre duas habitações deve ser de 10 m no caso dehaver vãos de compartimentos habitáveis nas duas fachadas.
[FONT=&quot] [/FONT]
[FONT=Calibri, sans-serif]A altura da construção é em função da cércea dominante noarruamento e deve respeitar o Regulamento do PDM der Vizela. )[/FONT]

[FONT=Calibri, sans-serif]Como me tinham dito que teriam de dar 5 metros da casa do mesmo ao muro do meu terreno mas pelo que a camara me respondeu não é assim ? [/FONT]

10 metros entre fachadas com vãos (portas ou janelas).

Mas explique-me melhor , não é entre o muro que divide o meu terreno? pelo que percebi é entre a minha porta e janela até á porta dele , aqui não se aplica os 5 metros entre muros de divisa?

A lei fala em 10 metros de distancia, como a camara diz e bem, mas não me lembro se especifica que têm de ser 5 metros em cada terreno ou na totalidade, pelo que percebi não é urbanização certo?

Uma hipótese e pedires a camara para consultar o processo e ai vez a planta de implantação se veres que não está no local certo e fazeres queixa por escrito que a obra será fiscalizada.

Mas explique-me melhor , não é entre o muro que divide o meu terreno? pelo que percebi é entre a minha porta e janela até á porta dele , aqui não se aplica os 5 metros entre muros de divisa?

Sem certeza, mas penso que não. Se ele fizer por exemplo uma parede sem vãos.

Falamos do artigo 60 do RGEU:

Artigo 60.ºIndependentemente do estabelecido no artigo anterior, a distância mínima entre fachadas deedificações nas quais existam vãos de compartimentos de habitação não poderá ser inferior a10 metros.§ único. Tratando-se de arruamentos já ladeados, no todo ou na maior parte, por edificações,as câmaras municipais poderão, sem prejuízo do que esteja previsto em plano de urbanizaçãoaprovado, estabelecer alinhamentos com menor intervalo, não inferior, contudo, ao definidopelas construções existentes.

Ora no próprio artigo está logo uma excepção,e nunca se fala em 5 metros de cada lado.

A tua casa está a quantos metros do muro?

A lei fala em 10 metros de distancia, como a camara diz e bem, mas não me lembro se especifica que têm de ser 5 metros em cada terreno ou na totalidade, pelo que percebi não é urbanização certo?

Uma hipótese e pedires a camara para consultar o processo e ai vez a planta de implantação se veres que não está no local certo e fazeres queixa por escrito que a obra será fiscalizada.

A minha é uma casa antiga a dele é um loteamento e do vão da dele até á minha são cerca de 10 metros isso é k já medi mas a minha duvida era se eram os 5 metros do loteamento dele para o meu muro .

Ou seja a minha e uma casa antiga a dele é um loteamento com 8 casas mas a distancia são 10 metros na menor curso pois já medi , mas eu pensava era que ele teria de dar 5 metros mas era para o meu muro . a Minha casa está a cerca de 7 metros do meu muro de vedação . e a dele a 3 do meu muro .

Ou seja a minha e uma casa antiga a dele é um loteamento com 8 casas mas a distancia são 10 metros na menor curso pois já medi , mas eu pensava era que ele teria de dar 5 metros mas era para o meu muro . a Minha casa está a cerca de 7 metros do meu muro de vedação . e a dele a 3 do meu muro .

Como digo, actualmente não estou muito por dentro desse assunto, mas o Rgeu nunca fala em 5 metros para cada lado. Por outro lado além do Rgeu ainda podes ter o plano do loteamento entre outra legislação da própria autarquia.

Costumam andar por aqui alguns arquitectos. Pode ser que reparem no tópico e opinem de forma mais certeira. Eles é que percebem mais da poda.[;)]

O problema é que quem fez aquele loteamento e aquelas casas é arquitecto e eng. pah sei lá se o tipo não é habilidoso ....Mas pelo que entendi na respoosta da camara logo que abranja 10 metros da minha á dele pode construir.

O problema é que quem fez aquele loteamento e aquelas casas é arquitecto e eng. pah sei lá se o tipo não é habilidoso ....Mas pelo que entendi na respoosta da camara logo que abranja 10 metros da minha á dele pode construir.

10 metros já dá para não se verem um ao outro em pelota.[:D]

Lol isso não mas um tipo fica sempre na duvida mas o que a camara disse foi isso certo? que teria de ser 10 metros .

Em todo o caso podes sempre plantar uma sebe junto ao muro.[:D]

Foto-1-Sebe-de-myoporum-com-25m-altura.jpg

:D sim já pensei nisso lolol , mas olha pel oque entendes no email da camara estou certo são 10 metros de uma para a outra ?

Foi isso

O afastamento entre duas habitações deve ser de 10 m no caso dehaver vãos de compartimentos habitáveis nas duas fachadas.
O que é um vão ?

:D sim já pensei nisso lolol , mas olha pel oque entendes no email da camara estou certo são 10 metros de uma para a outra ?

É o que diz a câmara, e que coincide com o artigo 60 de RGEU. Nunca se fal em 5 metros de cada lado.

Mas podes sempre ir à câmara para que te expliquem mais pormenorizadamente.

Eu percebo o que o OP quer dizer.

Na prática, não existindo definição de quem deva dar esses 10m, quem construir primeiro pode sair beneficiado. Basta construir a 3 metros do muro, e o vizinho do lado fica impedido de no futuro construir vãos a menos de 7m. Or se o terreno tiver apenas 10m, por exemplo, fica logo tramado.

Na prática podemos estar a falar de um cumprir com 70% da responsabilidade de distância e outro apenas com 30%. Se é normal/justo? Não faço a menor ideia, mas "atropelos" é o que há mais por aí...

Eu percebo o que o OP quer dizer.

Na prática, não existindo definição de quem deva dar esses 10m, quem construir primeiro pode sair beneficiado. Basta construir a 3 metros do muro, e o vizinho do lado fica impedido de no futuro construir vãos a menos de 7m. Or se o terreno tiver apenas 10m, por exemplo, fica logo tramado.

Na prática podemos estar a falar de um cumprir com 70% da responsabilidade de distância e outro apenas com 30%. Se é normal/justo? Não faço a menor ideia, mas "atropelos" é o que há mais por aí...

Há sempre excepções.

Mas se lhe calhar uma boa vizinha ( ou será vizinha boa?) ele até vai achar que a casa dela está muito afastada.
21141909_AMFFs.jpeg

A casa que agora está a ser construída terá de manter um afastamento ao limite da propriedade de 3 metros no caso de existirem vãos de compartimentos não-habitáveis (wc's, corredores, serviços, etc) ou de 5 metros no caso de vãos de divisões habitáveis.

Refere que é um loteamento, se houver alvará do mesmo é pedir a consulta para ver o que está especificado no mesmo em termos de implantação das novas moradias e distâncias às extremas. Se houver alguma dúvida, nada como pedir a visita de um técnico da câmara para ver ao vivo.

Back