Dúvidas na compra do rasteirinho - MX5 NB2 ou NB2,5?

yokohama

New member
Pois é, parece que a maluquice vai em frente. Vou comprar o meu 1º carro e vai ser um Mazda MX-5 NB 1.8. Acho que já tinha dito aqui algures no fórum que andava de olho nos rasteirinhos e a ideia foi para a frente. Criei então este tópico para poderem acompanhar o "processo" da escolha e compra do carro. [:p]

Alguns users devem estar a pensar porque é que não escolhi um 1.6, visto que nos dias de hoje a gasolina está cara e o 1.6 sempre consome um pouco menos, seria talvez uma escolha mais lógica mas como eu sou um "gajo do contra", dou preferência ao 1.8 sobretudo por ter o diferencial torsen. É este o "grande" motivo para a minha escolha recair sobre o 1.8. Confesso que o facto de ter mais 30cv também pesa um pouco.

Sobre o carro em questão, já tenho um em vista, já o fui ver ao stand e pareceu-me em bom estado, se bem que ainda vou ter que fazer um test-drive e também estou a pensar levá-lo à Mazda para fazerem um check-up ao carro. Trata-se de um NB nacional com 1 registo, o carro é de 2000 (portanto é um Mk2) com a côr BRG, estofos em pele, AC, volante, manete, etc em madeira. Eu penso que esta seja a versão SE (Special Edition!?), mas não tenho a certeza. O carro conta com cerca de 60000KM e o stand está a pedir um valor à volta dos 11000€. Ainda não regateei o preço, mas se conseguisse baixar para os 10000€ acho que já era muito bom.

Gostava então de saber opiniões aqui do pessoal, algumas dicas para quando voltar a ver o carro, se estou a fazer os procedimentos correctos na compra do carro, etc.

Abraço.

Vou seguir este tópico e depois gostava da tua opinião "ao volante" [;)]

Acho que fazes muito bem em optares pelo 1.8 pois acho o 1.6 um pouco arrastão e ias arrepender-te de não ter feito o esforço para chegar ao 1.8 [;)]

Com cerca de 60.000kms e com as características que referes até não parece nada mau negócio, isto se for por 10.000€. Tens de usar o argumento que o carro gasta muito e que a gasolina está cara [:D]

Eu acho que um MX5 de 2000/2001 é carro para se arranjar por 9500€, pelo menos é nessa ordem de valores que estou a ponderar e recomendava-te, mais tarde, colocares o carro a GPL [;)]

Provavelmente é um "Nardi". Pele creme, volante, manete da caixa e do travão de mão em madeira; são relativamente comuns.

Vê o estado da pele dos bancos, estado da capota (furos, rasgos,etc). Verifica que o AC funciona. Pergunta se já foi mudada a distribuição e se disserem que sim, verifica que os parafusos da cabeça do motor apresentam as marcas de terem sido mexidos! Tem de sêr mudada aos 100.000kms ou 5 anos se a memória não me falha. Se ainda não foi mudada pede um desconto e muda após a compra. [;)]

Os consumos dos 1,6 face aos 1,8 não são assim tão diferentes. Quem compra os 1,6 geralmente arrepende-se, quem compra os 1,8 nem por isso! [:p][:p]

Dependendo do orçamento, podes tentar procurar um NB 2,5 1,8 Sport que será sempre a versão mais valorizada e procurada de todos os NB/NB 2,5 que trás alguns pormenores específicos face aos 1,8 normais. Os NB 2,5 1,8 "normais" mais antigos (2001) já andam perto desses valôres! (11k €)

Provavelmente é um "Nardi". Pele creme, volante, manete da caixa e do travão de mão em madeira; são relativamente comuns.

Vê o estado da pele dos bancos, estado da capota (furos, rasgos,etc). Verifica que o AC funciona. Pergunta se já foi mudada a distribuição e se disserem que sim, verifica que os parafusos da cabeça do motor apresentam as marcas de terem sido mexidos! Tem de sêr mudada aos 100.000kms ou 5 anos se a memória não me falha. Se ainda não foi mudada pede um desconto e muda após a compra. [;)]

Os consumos dos 1,6 face aos 1,8 não são assim tão diferentes. Quem compra os 1,6 geralmente arrepende-se, quem compra os 1,8 nem por isso!
[:p][:p]

Dependendo do orçamento, podes tentar procurar um NB 2,5 1,8 Sport que será sempre a versão mais valorizada e procurada de todos os NB/NB 2,5 que trás alguns pormenores específicos face aos 1,8 normais. Os NB 2,5 1,8 "normais" mais antigos (2001) já andam perto desses valôres! (11k €)

verdade, verdade![:D]
E tenho o NA, e ando a "desejar" um 1.8.

Em relação a este tópico, apesar de não apreciar muito essas combinações interiores, com coisas em pau e cremes, pelo menos terás na mão um brinquedo muito divertido.

Isso de ser Special Edition também é um pouco vago. O Mx5 deve ser o carro com maior número de "Special Editions" de sempre[:)]

O preço está dentro da média, e já vi à venda alguns mais recentes por preços semelhantes. A kilometragem não deve ser motivo de preocupação.
Sacaninha tem motores resistentes.

Boa sorte com a compra

Ora bem, se procurares tenho para aí um tópico (já tem uns 3 anos) semelhante em que se falava sobre algumas possibilidades.

Acabei por comprar um MX5 1.8 e até agora nada arrependido.

O 1.8 tem a vantagem de, normalmente, ter o LSD e ter um motor com mais algum pulmão...mantendo os bons predicados do carro. Acho que, mesmo os 1.8 NB "normais" já têm um sistema de travagem um pouco melhor, mas é sempre um calcanhar de aquiles no MX5.

Special Editions, como já disseram, dá para muita coisa...tenho aqui um livro sobre a história de MX5's e a quantidade de SE's é infindável.

Na altura vi e experimentei um semelhante (era de 2004, não me lembro dos kms.) - 1.8, verde, com o volante e punho da cx. de madeira, interiores camel - pessoalmente não gostei, mas depende do gosto de cada um.

De resto é ver o típico nestes carros - o estado da capota é importante, o estado do interior (plásticos propensos a riscos e se os bancos são de pele, propensos a tornar-se quebradiça), estanquecidade das borrachas, ver se não há pontos de ferrugem (embaladeiras à frente das rodas traseiras e por dentro do para-choques da frente).

O motor normalmente é bastante fiável. O que não quer dizer que não possa trazer problemas se for mal cuidado...isso só vendo com um mecânico.

Só por acaso não é este pois não?

Mazda MX-5 1.8i 16V Cabrio Pele, 11.750 EUR, 136 Queluz - Standvirtual

É que o meu pai anda interessado neste carrito [:cool:]

Por acaso não é, mas esse é bastante parecido.

Em relação aos NB2.5, também os acho mais bonitos, então os bancos são lindos, o problema é que a maior parte dos que andam à venda são 1.6 e estão a preços absurdos, isto pelo que eu vi em stands online.

Nightlord, tu tiveste um NB2.5 1.8 não foi? Que consumos fazias?

Abraço.

Por acaso não é, mas esse é bastante parecido.

Em relação aos NB2.5, também os acho mais bonitos, então os bancos são lindos, o problema é que a maior parte dos que andam à venda são 1.6 e estão a preços absurdos, isto pelo que eu vi em stands online.

Nightlord, tu tiveste um NB2.5 1.8 não foi? Que consumos fazias?

Abraço.

O Nightlord tem um NB 2.5 1.8 Sport e eu tenho outro! [:p][:p][:p]
Os consumos andam entre os 8 e os 10L. A minha média ronda sempre os 10L, mas também ando quase sempre de capota aberta e geralmente "brinco muito com o carro. Depende um bocado do condutor e da condução, mas ronda esses valores (8~10L).
Os NB2,5 têm os bancos montados ligeiramente mais alto que os NB! Notas mais se entrares num e depois no outro.
Quanto aos preços, o pessoal pedir pede, a questão é que também não os vende. Há alguns anúncios que por lá andam à meses... [8b][8b]

Carro da Barbie.

Este é um carro que se ama ou odeia, não há meio termo. [:p]

O Nightlord tem um NB 2.5 1.8 Sport e eu tenho outro! [:p][:p][:p]
Os consumos andam entre os 8 e os 10L. A minha média ronda sempre os 10L, mas também ando quase sempre de capota aberta e geralmente "brinco muito com o carro. Depende um bocado do condutor e da condução, mas ronda esses valores (8~10L).
Os NB2,5 têm os bancos montados ligeiramente mais alto que os NB! Notas mais se entrares num e depois no outro.
Quanto aos preços, o pessoal pedir pede, a questão é que também não os vende. Há alguns anúncios que por lá andam à meses... [8b][8b]

Não sabia que também tinhas um.. Já criaste DB cá no fórum?

Abraço.

Este é um carro que se ama ou odeia, não há meio termo. [:p]

Não sabia que também tinhas um.. Já criaste DB cá no fórum?

Abraço.

O meu DB está "misturado" no meio dos DB's dos MX5. [;)]
Procura por lá que também por lá anda o do Nightlord e sempre ficas com mais algumas "luzes" sobre o carro! [;)]

Também não fiz DB que dá muito trabalho [:D] Mas há um tópico onde a malta dos MX5 vai lá deixando novidades...quando as há, normalmente não dá chatices pelo que não há muito a relatar/discutir [:D]

As minhas médias são um litro acima das que o ruymoreira indicou...entre 9-11l./100kms. é o tipico -> média de depósito verificada ao longo de muitos depósitos.

Andando só a passear não é difícil fazer 8, ou se calhar menos pontualmente. Mas no meio de um depósito inteiro, com muita cidade, alguma AE (aqui o MX5 é mesmo um bebedolas!!!) e passeios nas calmas pelo meio...ando a fazer 9-9,5.

Também não fiz DB que dá muito trabalho [:D] Mas há um tópico onde a malta dos MX5 vai lá deixando novidades...quando as há, normalmente não dá chatices pelo que não há muito a relatar/discutir [:D]

As minhas médias são um litro acima das que o ruymoreira indicou...entre 9-11l./100kms. é o tipico -> média de depósito verificada ao longo de muitos depósitos.

Andando só a passear não é difícil fazer 8, ou se calhar menos pontualmente. Mas no meio de um depósito inteiro, com muita cidade, alguma AE (aqui o MX5 é mesmo um bebedolas!!!) e passeios nas calmas pelo meio...ando a fazer 9-9,5.

Eu tou a usar SC98, um depósito ronda os 400 e qqr coisa kms. Com SC95 andava entre os 350/400 normalmente. Já "derreti" um depósito em cerca de 200kms mas foi numa série de viagens em via-rápida e sempre a "rasgar"! :sh)

De resto, tou aqui com o Nightlord: chatices nenhumas, é meter gasosa e ir fazendo a manutenção a tempo e horas. Material para manutenção barato, especialmente se comprado via mx5parts! [:p][:p]

X2

e mesmo a Barbie já o acha meio rabetolas!!!

[:D][:D]

Outro que quer ir de férias [:p][:D]

Vós tendes é inbeja da miniatura [:)]

PS: Concordo convosco.
Mas é o que o dinheiro permitiu...
E é preciso ser muito macho para andar com ele!!! Como o Esprit e o Cobra não estão certos da sua preferência sexual/masculinidade, têm medo...eu compreendo[;)][:D]

Outro que quer ir de férias [:p][:D]

Vós tendes é inbeja da miniatura [:)]

PS: Concordo convosco.
Mas é o que o dinheiro permitiu...
E é preciso ser muito macho para andar com ele!!! Como o Esprit e o Cobra não estão certos da sua preferência sexual/masculinidade, têm medo...eu compreendo[;)][:D]

Ao menos é um "sports car" de raiz, não um carro normal que foi tornado mais "sporty".

É a prova que as sensações não têm correspondência directa nos números.
Relativamente barato, relativamente pouco potente, massivamente "fun" [:p][:p]

Se eu podia viver sem o MX5?! Podia, mas não era a mesma coisa! [;)]

[:D]

Pensava que a Barbie era mais "chique" e andava de TT ou New Beetle descapotable, ou então o 500...

Mas essas dúvidas existenciais desaparecem ao fim da primeira "retunda"[:D]

Usar as janelas laterais como parabrisas não é para meninas!!!![:blush:][:cool:]

[:D]

Pensava que a Barbie era mais "chique" e andava de TT ou New Beetle descapotable, ou então o 500...

Mas essas dúvidas existenciais desaparecem ao fim da primeira "retunda"[:D]

Usar as janelas laterais como parabrisas não é para meninas!!!![:blush:][:cool:]

Como diz o outro: A cada rotunda, uma aventura! [:)][:)][:)]

Vocês estão a levar aquilo a sério?

Eu conheço-os aos 2 pessoalmente...estamos só na brincadeira [:D]

Eles até sabem que eu concordo que o MX5 pelo seu aspecto, tamanho e potência é um pouco girly car...mas isto dentro dos roadsters, é claro, não estamos aqui a comparar com carros de cabeleireira [:D]

Mas é também esse facto que lhe permite, oferecendo o que só coisas muito mais caras oferecem (refiro-me a um S2000 ou a um Z4 dos anteriores!), a um preço porreiro.

Back