Dúvidas sobre casas

Peacelove

New member
Ontem tinha um daqueles folhetos de imbiliárias no correio. E vi que as casas no Montijo andam a preço da chuva!
Só que há nomenclaturas que não entendo bem e se houvesse alguém aqui que soubesse explicar era bem[;)]
Por exemplo, o que é um T2+1? Ou V2+1? O que raio é uma box? E um logradouro?E que raio são duplex?

Last edited:
Ora bem t2 + 1 é um apartamento com 2 quartos mais uma sala ou um WC, consoante o caso.

Um V2 + 1 é a mesma coisa que descrevi em cima, mas para uma moradia.

Um logradouro é um espaço anexo á casa (palavra fina para quintal ou alpendre).

Box é outra palavra fina para designar algo similar a uma garagem

Duplex é um apartamento por norma com 2 pisos sendo que o piso de baixo por norma é quase cópia do de cima, ou seja, é como se fossem 2 apartamentos iguais mas com ligação interna [;)]

Pakito,

discordo de duas coisas:

"Ora bem t2 + 1 é um apartamento com 2 quartos mais uma sala ou um WC, consoante o caso.
"

pelo menos por aqui um T2+1 é um apartamento com 2 quartos "normais" e outro sem luz directa, isto é, sem janelas

e

"Duplex é um apartamento por norma com 2 pisos sendo que o piso de baixo por norma é quase cópia do de cima, ou seja, é como se fossem 2 apartamentos iguais mas com ligação interna
"

um duplex pode ser assim se for uma adaptação feita à posteriori em que alguem comprou dois apartamentos sobrepostos e os uniu, mas normalmente e se feito de raiz é um apartamento com os quartos no andar de cima e a zona social no andar de baixo

penso eu de que

MCunha

O sr marcunha tem razão no que diz.
T(x) , significa o numero de quartos
T(x) +1 significa que possui mais um compartimento que poderá ser utilizado como um "quarto", mas que eventualmente poderá não ter janelas, ou a area regulamentar para quarto.

duplex, são como bem diz o marcunha, habitações distruibuidas em dois pisos

logradouro, é o "quintal"
moradias em banda, são habitações construidas encostadas umas ás outras

Já agora, acrescento.
moradias geminadas, são 2 habitações construidas encostadas uma á outra

são aquelas todas encostadas umas às outras

só tem frente e traseira, não tem "lados"

(salvo a primeira e a última que tem um "lado")

MCunha

t2+1 é um t2(2quartos e 1sala) mas tem mais um pequena divisão ou a possibilidade de dividir uma das divisões e passar a t3

v2+1 é a mesma coisa mas em moradias

logradouro é um espaço ao ar livre que nem é jardim nem é quintal, muitas vezes é um espaço na lateral da casa.

box o parqueamento do prédio tem lugares fechados como uma garagem

duplex as divisões do apartamento estão divididos em 2pisos

Ontem tinha um daqueles folhetos de imbiliárias no correio. E vi que as casas no Montijo andam a preço da chuva!
Só que há nomenclaturas que não entendo bem e se houvesse alguém aqui que soubesse explicar era bem[;)]
Por exemplo, o que é um T2+1? Ou V2+1? O que raio é uma box? E um logradouro?E que raio são duplex?

Já agora, uma "Box" é uma garagem individual fechada. Um "lugar de garagem" é um lugar tipo estacionamento dos shoppings.

já agora e para lançar um bocado de confusão [;)]

penso que as designações T1 T2 etc são (eram?) mais usadas por aqui pelo norte e tenho a ideia que pelo Sul falam muito mais em "assoalhadas"

ora o termo "assoalhadas" acho que junta a sala ao barulho e portanto:

um T3 é o mesmo que 4 assoalhadas

um T2 o mesmo que 3 assoalhadas etc

MCunha

já agora e para lançar um bocado de confusão [;)]

penso que as designações T1 T2 etc são (eram?) mais usadas por aqui pelo norte e tenho a ideia que pelo Sul falam muito mais em "assoalhadas"

ora o termo "assoalhadas" acho que junta a sala ao barulho e portanto:

um T3 é o mesmo que 4 assoalhadas

um T2 o mesmo que 3 assoalhadas etc

MCunha

As assoalhadas contam as salas.

Uma casa com 5 assoalhadas, pode ser um T3 com duas salas, um T3+1 com 1 sala ou um T4 com uma sala (foi assim que me explicaram).

Vx não conhecia. Já vi foi anúncios do tipo "Moradia T4" e "Moradia M4", que designam o mesmo.

Ora bem t2 + 1 é um apartamento com 2 quartos mais uma sala ou um WC, consoante o caso.

Um V2 + 1 é a mesma coisa que descrevi em cima, mas para uma moradia.

Um logradouro é um espaço anexo á casa (palavra fina para quintal ou alpendre).

Box é outra palavra fina para designar algo similar a uma garagem

Duplex é um apartamento por norma com 2 pisos sendo que o piso de baixo por norma é quase cópia do de cima, ou seja, é como se fossem 2 apartamentos iguais mas com ligação interna [;)]
Desculpa lá, mas não acertaste nenhuma...

T2+1 é uma casa com 2 QUARTOS + um espaço interior sem janelas ou uma subdivisão da sala (por exemplo).

V2+1 é a mesma coisa para uma moradia.

Logradouro tem hoje em dia uma utilização completamente errada da sua definição original, e só vendo o anuncio é que se pode saber ao certo o que querem dizer. Mas na maior parte dos casos é a definição da parte interior de um quarteirão, ou seja por norma uma casa + logradouro é uma andar R/C ou 1º andar que tem um espaço de terreno não ocupado no interior do quarteirão! (esta é a definição mais usada! mas não quer dizer que seja a correcta)

Box é uma garagem completamente fechada. Pode ser um espaço fechado dentro da garagem do prédio. Ou seja não é comum.

Duplex é um apartamento COM 2 pisos (não é por norma, tem SEMPRE 2 pisos) E em nada é uma cópia do de baixo para o de cima! Não tem nada a ver. até podem ser 100% diferentes.

T2+1 é uma casa com 2 QUARTOS + um espaço interior sem janelas ou uma subdivisão da sala (por exemplo).

Logradouro tem hoje em dia uma utilização completamente errada da sua definição original, e só vendo o anuncio é que se pode saber ao certo o que querem dizer. Mas na maior parte dos casos é a definição da parte interior de um quarteirão, ou seja por norma uma casa + logradouro é uma andar R/C ou 1º andar que tem um espaço de terreno não ocupado no interior do quarteirão! (esta é a definição mais usada! mas não quer dizer que seja a correcta)

Box é uma garagem completamente fechada. Pode ser um espaço fechado dentro da garagem do prédio. Ou seja não é comum.

Duplex é um apartamento COM 2 pisos (não é por norma, tem SEMPRE 2 pisos) E em nada é uma cópia do de baixo para o de cima! Não tem nada a ver. até podem ser 100% diferentes.

Exactamente.

O meu duplex tem 2 pisos diferentes. O de cima tem pouco mais de metade do de baixo, o resto são varandas... e não deixa de ser um duplex, tal como dizes.

Por acaso ultimamente tenho visto me construção umas moradias V(X) e não sabia o significado daquilo. Sempre a complicar...

Também temos os "Triplex"... quadriplex nunca ouvi, mas nunca se sabe...

Entretanto surgem os "Fundex" "Fundexx"...são subterrâneos!![:D]

Exactamente.

O meu duplex tem 2 pisos diferentes. O de cima tem pouco mais de metade do de baixo, o resto são varandas... e não deixa de ser um duplex, tal como dizes.
A área depende da arquitectura e do duplex. Pode ter e a mesma, pode ter mais, pode ter menos. Depende de muita coisa.

Duplex: apartamento que tem em cima aproveitamento -geralmente do sotão- para ter mais divisões. Ficam sempre no andar mais alto.

BOX: garagem colectiva, com uma marcação no chão, que delimita o espaço

T2+1: Andar com 2 quartos, e aproveitamento de uma divisão em cima.

V2+1: Igual, mas numa moradia.

Moradia em banda: São aquelas moradias todas pegadas, com paredes comuns.

Logradouro: é um espaço em torno da casa, que pertence ao imovel. Imagina uma moradia implantada num terreno com 5000m2. A área da casa pode ser 200m2, e ter em volta, mais 100m2 de logradouro. É um terreno que se define, em torno da área habitacional.

PS: A definição do SILVERARROW está errada(em relação á BOX).As outras estão correctas.

Last edited:
Por acaso ultimamente tenho visto me construção umas moradias V(X) e não sabia o significado daquilo. Sempre a complicar...

Também temos os "Triplex"... quadriplex nunca ouvi, mas nunca se sabe...

Entretanto surgem os "Fundex" "Fundexx"...são subterrâneos!![:D]
Isso são invenções de Construtores... E depois há uns que inventaram o M2 e M2+1 Que é de Moradia... V é de Vivenda...

É coisa de pato bravo.

Triplex há vários.

Back