Dúvidas sobre estados civis

psantos

New member
Caros, estou aqui com umas dúvidas engraçadas.

Dantes os estados civis eram

solteiro/a
casado/a
divorciado/a
viuvo/a

à uns anos foram acrescentados dois
União de facto
Separado/a de facto

a minha questão é
se em duas pessoas casadas, uma delas morre a outra passa a viuvo/a

e se em duas pessoas em União de facto, uma delas morre ? será que passa a Separado/a de facto?

solteiro/a
casado/a
divorciado/a
viuvo/a

União de facto
Separado/a de facto

a minha questão é

e se em duas pessoas em União de facto, uma delas morre ? será que passa a Separado/a de facto?

Estes só aparecem, por exemplo, para efeitos de preenchimento das declarações de rendimentos.

Não são concretamente estados cívis. Alguém já viu em algum documento de identificação, união de facto ou separado de facto?

solteiro/a
casado/a
divorciado/a
viuvo/a

União de facto
Separado/a de facto

a minha questão é

Creio que os Estados Civis continuam a ser os mesmo 4.

Solteiro, Casado, Separdo, Viuvo.

Existem é figuras juridicas equiparadas como a União de Facto.

A figura da separação de facto já existe a alguns anos, tal como a separação judicial de pessoas e bens.

Mas posso estar enganado.

Creio que os Estados Civis continuam a ser os mesmo 4.

Solteiro, Casado, Separdo, Viuvo.

Existem é figuras juridicas equiparadas como a União de Facto.

A figura da separação de facto já existe a alguns anos, tal como a separação judicial de pessoas e bens.

Mas posso estar enganado.

5 [;)]

Solteiro, Casado, Divorciado, Separado, Viúvo.

Os estados civis continuam os mesmos, unidos de facto é apenas o nome que se dá a uma situação entre dois individuos não casados da qual decorrem alguns direitos, tal como o separados de facto é o oposto, se vires os requesitos legais para qualquer um deles é necessário ser solteiro casado viuvo ou divorciado conforme os casos

Última edição:
Acho que no cartão do cidadão já não aparece informação relativa ao estado civil...A meu ver, é informação completamente inútil para um cartão de identificação pessoal.

Sim, esqueci-me do divorcio my fault :sh)

O separado é para a separação judicial de pessoas e bens, certo?

Julgo que sim. Pelo menos tenho uma cliente cujo BI tem como estado civil Separado e a justificação dela é exactamente essa, fiscalmente não compensa estar casada, embora continue a viver maritalmente com o homem com quem se casou e de quem se separou.

Julgo que sim. Pelo menos tenho uma cliente cujo BI tem como estado civil Separado e a justificação dela é exactamente essa, fiscalmente não compensa estar casada, embora continue a viver maritalmente com o homem com quem se casou e de quem se separou.

O regime conheço, não tinha era a certeza se o estado civil passava a ser o separado, não é assim tão comum quanto isso.[;)]

Obrigado

Voltar
Superior