Dúvidas sobre jantes

GermanManiac

New member
Basicamente quero mudar as jantes do meu comercial.

Não percebo nada de ET, furacao etc... Tenho jantes de 14, 175/65r14... É o que sei. Alguém consegue explicar o que devo ter atenção?

Não quero mudar para algo maior, era mesmo para umas de ferro com a mesma dimensão de pneu, o que devo ter em atenção nisto de ET e furacões e palavreado chinês do genero para mim?

Vê no manual do proprietário lá tens as medidas recomendadas das jantes depois é só ir a uma casa onde vendam com essa informação eles também chegam lá se levares as medidas dos pneus e a furação da jante(quantos parafusos tem se 4/5)

O ET é um número que geralmente vem afixado na jante, e que convém manter ao muda-las, pois é esse código númerico que determina se elas vão ficar mais dentro ou fora.
No meu caso tenho um ET 37, se puser umas de ET 34, vão sair mais fora, e pode ter inconvenientes, (quanto mais baixo o número mais saídas ficam)

O ET é um número que geralmente vem afixado na jante, e que convém manter ao muda-las, pois é esse código númerico que determina se elas vão ficar mais dentro ou fora.
No meu caso tenho um ET 37, se puser umas de ET 34, vão sair mais fora, e pode ter inconvenientes, (quanto mais baixo o número mais saídas ficam)

Isso são só 3mms [:D], assim o rapaz ainda pensa que a diferença é muito grande.

Está aqui um bom site para brincar:

http://www.willtheyfit.com/

ET = Offset

ET40 (40mm de distancia do meio da jante à face da jante onde encaixa o cubo)
Jante 16x8 (16 polegadas de diametro e 8 de largura)
Furação 5x100 (5 furos e 100mm do centro da jante ao centro do furo onde entram os pernos)
Center Bore 72.1 (diametro em mm do "buraco" da jante onde encaixe no centrador de jante do cubo)

A verdade é que, sem ver a jante por dentro, não existe assim tanta informação sobre o offset recomendado para determinado carro.
Dou o exemplo de que na altura tinha pouco conhecimento disso e tirei as jantes de ferro da minha Vito e meti umas Audi. Ficam bem, mas um bocado saídas da viatura. Como nunca reparei no offset da jante original, também nunca encontrei informação fidedigna de qual o valor exacto. É que a questão estética é uma, depois a segurança, maneabilidade, afecto que faz aos consumos e aos próprios braços da direcção, são outra.

Edit: E por coincidência, encontrei agora essa informação... :P

Last edited:
Back