E depois dos premium?

Jag

Active member
Nos últimos anos generalizou-se a ideia de que os premium são os 3 Alemães: Mercedes, Audi e BMW.

Por diversos factores económicos e financeiros o acesso aos 3 Alemães facilitou-se e é vê-los a dominar as tabelas de vendas.

A minha questão é:

Para onde foram os restantes?

A Opel não vai além do Insignia, a Peugeot do 508, a Renault do Laguna (e mal).

Só a Volvo parece ter alguma capacidade para se imiscuir entre os 3 principais.

Repare-se que o presidente Francês se desloca num Citroen DS5 (é verdade que por demagogia) e num Citroen C6. Um é familiar, o outro já não se fabrica, em Itália o presidente desloca-se de Audi.

Um consumidor ao considerar a compra de um automóvel por pouco mais vai para um dos 3 Alemães, se for em renting até ficam mais baratos que outros, mas não pretendo por a ênfase no consumidor, mas sim nos construtores.

Quase todos os restantes construtores Europeus cariam e agora será bastante mais difícil retomar uma posição de mercado que tinham há 10/20 anos.

Quais serão as perspectivas?

Nos últimos anos generalizou-se a ideia de que os premium são os 3 Alemães: Mercedes, Audi e BMW.

Por diversos factores económicos e financeiros o acesso aos 3 Alemães facilitou-se e é vê-los a dominar as tabelas de vendas.

A minha questão é:

Para onde foram os restantes?

A Opel não vai além do Insignia, a Peugeot do 508, a Renault do Laguna (e mal).

Só a Volvo parece ter alguma capacidade para se imiscuir entre os 3 principais.

Repare-se que o presidente Francês se desloca num Citroen DS5 (é verdade que por demagogia) e num Citroen C6. Um é familiar, o outro já não se fabrica, em Itália o presidente desloca-se de Audi.

Um consumidor ao considerar a compra de um automóvel por pouco mais vai para um dos 3 Alemães, se for em renting até ficam mais baratos que outros, mas não pretendo por a ênfase no consumidor, mas sim nos construtores.

Quase todos os restantes construtores Europeus cariam e agora será bastante mais difícil retomar uma posição de mercado que tinham há 10/20 anos.

Quais serão as perspectivas?

As perspectivas são precisamente uma vida muito dificultada para os premium!

Convém ter em mente que uma parte muito expressiva da venda de premium novos são para carros de serviço e renting.

Com as novas introduções fiscais para carros de serviço, qualquer carro acima dos 35.000€ vai levar com o martelo máximo de penalização, que vai incidir sobre as empresas ou sobre quem os utiliza (neste caso sendo contabilizado como um rendimento adicional tributável em IRS).

Espero estar enganado, mas julgo que facilmente estás medidas vão fazer com que muitos premium de serviço venham a dar lugar a carros mais baratos, e provavelmente de marcas mais generalistas.

O cerco fiscal feito ao automóvel (IUC e agora está questão), em conjunto com uma economia pouco brilhante dificilmente farão outra coisa que não seja forçar a descida média de valor e escalão de carros novos vistos na estrada.

Espero estar enganado...

A bem da diversificação espero que estejas correcto, desde que não seja para mais Méganes, mas o que poderão/estarão os construtores fazer para contrapor a hegemonia Alemã?

A bem da diversificação espero que estejas correcto, desde que não seja para mais Méganes, mas o que poderão/estarão os construtores fazer para contrapor a hegemonia Alemã?

Não sei se poderá ir muito acima do Megane (como segmento).

O problema dos generalistas nos segmentos mais altos passa sempre por um menor valor em usado, que cria uma distorção no valor de rentings face a soluções premium.

Atendendo a que os impostos se baseiam no valor do veículo novo (para carros de serviço), talvez os segmento D com motores de entrada (tipo 1.6d) tenham mais alguma hipótese, mas creio que o downgrade dificilmente será evitável.

Não vejo grandes hipóteses de entrarem Lagunas 2.0 (e afins) onde estavam 320d.

Eu vejo uma data de marcas que de alguma forma se destacam, mesmo nos segmentos e formatos tradicionais, nomeadamente D, E e F.

Coisas como Jaguar, Maserati, Lexus, Porsche, Volvo, etc.

Eu vejo uma data de marcas que de alguma forma se destacam, mesmo nos segmentos e formatos tradicionais, nomeadamente D, E e F.

Maserati e Porsche jogam na liga acima.
Se bem que a Porsche com o Macan e Cayenne começam já mais em baixo

Atualmente,com os modelos que tem não consegue competir com o trio prèmium mas a qualidade está lá.

A Alfa Romeo ? são os maiores nabos de que há memória.

Com o Maserati Ghibli, bastava-lhes fazer um rebadget e cortar um bocadinho na qualidade e tinham o melhor Alfa segmento E de sempre.

Deviam também voltar ao segmento D claro !!

O trio Alemão qualquer dia desce a oferta até ao segmento dos carros sem carta. Nos últimos anos houve, e continua a haver uma inversão dos papéis, os premium são generalistas e os generalistas são não sei bem o quê.:confused:

Tens o Mazda 6 por exemplo que caga na cabeça dos correntes premium. Atualmente o premium é apenas pelo simbolo, o que se paga a mais é pelo simbolo, é tipo a apple.

Actualmente a Lexus e a Jaguar parecem-me claramente premium. Pelo menos imagem de marca têm o que neste segmento é importante. A Volvo também anda lá perto nos segmentos C e D mas acho que lhe falta um bom segmento E.
Nos SUV não vejo a Land Rover, Evoque por ex, abaixo de um Q5 ou X3. O XC60 também entra neste campeonato e ainda há o XC70 que não tem rival nos alemães (as Allroads, talvez??).
Obviamente que não incluo Maseratis, Panameras ou Macans neste comparativo.

Saindo deste mercado pequenino a Jaguar, Lexus, Volvo e até outras pouco faladas como Acura e Infinity são alternativas ao trio alemão.

Maserati e Porsche jogam na liga acima.
Se bem que a Porsche com o Macan e Cayenne começam já mais em baixo

Exactamente. Estamo-nos a esquecer aqui de certas marcas que já têm segmentos E premium há algum tempo e mesmo as marcas de carros de luxo já estão também a "descer" de gama e a propor carros mais "populares". Quem diria há uma dúzia de anos que iria haver um Maserati Diesel?? :sh)[:D]

Voltar
Superior