E dos exames nacionais ninguém fala?

citação:Originalmente colocada por zerorpm

citação:Originalmente colocada por FGO

Originalmente colocada por zerorpm

"São feitos por técnicos pedagógicos com parecer não vinculativo de um júri, composto por ilustres (nomeados pela Ministra e um prof nomeado pela Ministra."

O que são tecnicos pedagogicos?
Quem é o juri? São pedreiros? São padeiros? .......
E o professor nomeado pela ministra não é professor?

É uma equipa formada pela MINISTRA.

Vou formular mais uma vez a pergunta...
A equipa formada pela ministra é composta por pedreiros, padeiros carpinteiros e ladrilhadores...?
E o tal professor é ou não um professor?

Depois de, na oposição, o PS ter-se manifestado contra os exames nacionais a matemática e português no 9ºano e também na sua posterior extensão ao 6ºano e 4ºano...
citação:
Os alunos do primeiro e segundo ciclos vão fazer uma prova nacional de matemática e português já a partir do próximo ano lectivo. Em entrevista ao Jornal de Notícias, a ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, diz que o objectivo é prevenir o insucesso escolar no ensino básico.

De acordo com a ministra, as provas servirão apenas para avaliar o aluno e não reprová-lo ou passá-lo. "Não teremos exactamente exames, mas sim elementos de avaliação externa à escola", explicou.

in SICOnline

Lá para 2008/2009 já devem dar para reprovar, espero eu.

O que eu adoro é a coerência na Esquerda Moderna. Adoro. Défice, crescimento, impostos, SS, Reformas, Ensino...adoro tanta coerência junta! Adoro.

A responsabilidade e coerência do PS comove-me :D

citação:De acordo com a ministra, as provas servirão apenas para avaliar o aluno e não reprová-lo ou passá-lo. "Não teremos exactamente exames, mas sim elementos de avaliação externa à escola", explicou.

Enfim...
Provas de aferição já as há...
E como não conta para nada, sob o ponto de vista dos alunos, é palhaçada na certa...

Quando se diz a um aluno que vai fazer uma prova que não tem influência na sua nota, estão à espera de quê?!
Que ele se vá aplicar e estudar?![8)]

Só rir...

A mim comove-me a coerência dos apoiantes do PS neste fórum:D.

mjm
No segundo ano as provas de aferição passarão a exames.
É passo a passo
sleeping-smiley-012.gif
.
A exigência do lado dos alunos[^];).

citação:Originalmente colocada por J.R.

mjm
É passo a passo
sleeping-smiley-012.gif
.

Onde lês isso?

mjm
É passo a passo
sleeping-smiley-012.gif
.

Olha que não é só PS.....
Há dias uma professora de quimica colocava as culpas no programa, o qual não foi concebido para ter um exame final, segundo ela!

Parece-me que as perolas da avaliação surgem de todos os lados[xx(]

citação:Originalmente colocada por André

Não sei se tens noção, mas os grandes apoiantes do PS neste fórum...

...somos nós [}:)][}:)][}:)][}:)]
[:0]:(:(
Xiiiii.

POIS É[8)][8)].

Quem diria??

Me vou...
s207.gif

mjm
O passarem a exames no segundo ano é um palpite;).

...

mjm

Se é um palpite, porque achas que não foi anunciado agora?!
Demagogia e populismo andam de mãos dadas...

Enfim...
Lê a entrevista toda e verás a pobreza da mentalidade desta gente...

Por um lado parece um cordeiro, cheia de boas intenções, por outro volta a reafirmar que não precisa dos professores para nada e que não precisa dos outros para nada...

Tanta arrogância! Tanta frustração naquela pessoa!!!
Mas, o tapete começa a sair...

[:0][xx(]

citação:Originalmente colocada por mjm

...

mjm

Pq vinham logo todos os que colocaram isto... neste estado:

""Coitadinhas das criancinhas.... exames com 9 anos.... o stress... a pressão..... os MODERNOS conceitos de pedagogia..... etc, etc"".

...

mjm

Pq vinham logo todos os que colocaram isto... neste estado:

""Coitadinhas das criancinhas.... exames com 9 anos.... o stress... a pressão..... os MODERNOS conceitos de pedagogia..... etc, etc"".

Todos quem?!
Os pais?!

É que não estou a ver os professores a defenderem as provas de aferição, pois como disse, já existem actualmente nos moldes que a ministra enunciou...

Todos quem?!
Os pais?!
Tb.
É com cada uma a queixar-se que o filhinho tem muitos TPCs nas reuniões de Enc.Educação:(.
Mas estava a falar de todos que são a favor do facilitismo.

Pois...

Há dois pontos nesta medida,

primeiro,
como foi dita, já existe, actualmente os alunos fazem provas de aferição no 6.º ano... Só não te posso garantir se é anualmente e se fazem também no 1.º ciclo (penso que sim...)

Daí que é mais uma proposta populista e demagógica...

E depois, em segundo,
concordo que se forem implementados exames, apareceram muitos a criticar devido ao facto de serem demasiado cedo...
Mas, enfim... é polémico.

Facilitismo?!:D:D

Sabes esta, em janeiro deste ano, saiu um despacho da autoria deste governo em que se deveria ponderar e muito a retenção dos alunos tendo em conta todo o seu percurso escolar, desde a primária...
[:0][:0][:0]

Moral da história, agora, alunos no oitavo ano, foi vê-los a pedirem recurso com seis e sete negativas...
O que aconteceu, o Conselho de Turma reuniu, como é óbvio, manteve a sua posição...

No entanto, e porque esse mesmo despacho o permete, o Conselho Pedagógico passou os alunos, mesmo contra a opinião dos professores...

Isto é real, conheço porque aconteceu na minha escola...

Que moral tenho eu para exigir trabalho aos alunos e dizer-lhes que precisam de trabalhar, se no final do ano eles passam com quatro, cinco, seis, sete... negativas...

Uma VERGONHA!!!
Chamas a isto exigência?!
[xx(][xx(]

Este ME é uma palhaçada no que toca a exigência...
Exigência sim, mas para os professores, não interessa a forma...

Pena que não conheças, a sério o sistema de ensino, pois tenho a certeza absoluta que em mudarias de ideia em relação a esta senhora...

PS: Concordo que tem de haver mais exigência e rigor na classe docente, mas não desta maneira. Sou a favor das avaliações...

O que é que o Conselho Pedagógico alegou????
Na escola do costume;) o CP não alterou uma</u> decisão dos Profs.

A haver alteração tb devem ter que justificar e bem.
Não é???

O que é que o Conselho Pedagógico alegou????
Na escola do costume;) o CP não alterou uma</u> decisão dos Profs.

A haver alteração tb devem ter que justificar e bem.
Não é???

Não precisa de alegar muito, bastou o pai pôr recurso, como foi o caso, e ter alguma influência para que as coisas óbvias deixem de o ser...
Só porque o menino já tinha reprovado por duas vezes na primária e por isso era um pouco maior que os outros deram-lhe o direito a transitar...

Falo de um aluno com seis negativas e que durante o ano lectivo nada fez, nada mesmo...

Enfim...
Este foi um caso, mas de certeza que houve muitos...

Na escola do costume tenho a certeza que houve passagens de alunos com quatro negativas, no mínimo, aposto...
Pergunta a ver se não é verdade.

Pois é caro J.R. com este despacho a exigência deixa de ser possível...
Simplesmente vergonhoso...

E estas provas de aferição não passam de propaganda política, sem absolutamente nenhum interesse...
Pois, para aferir a qualidade de ensino não se faz um censo, mas sim uma amostra...
Fica bem mais barato e tem o mesmo efeito.
E não é preciso ser muito inteligente para perceber isso...

Mas ok, vocês gostam disto...

p007.gif

Repetição dos exames de Química e Física foi "manifestamente ilegal"
01.08.2006 - 12h09

O provedor de Justiça defende que o despacho do secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, que permitiu a repetição dos exames nacionais de Física e de Química do 12º ano é ilegal, "qualquer que seja a fundamentação invocada".

Numa nota enviada às redacções, Nascimento Rodrigues propõe ao Ministério da Educação a criação de vagas adicionais no ensino superior, se tal for necessário, "para a correcção de irregularidades imputáveis ao Estado (como é o caso presente)".

Um despacho do secretário de Estado da Educação datado de 13 de Julho autorizou os alunos a repetir os exames em causa na segunda fase, que decorreu entre os dias 19 e 25, sendo escolhida a melhor classificação para feitos de conclusão do secundário e acesso ao ensino superior.

O Ministério da Educação justificou a decisão com o facto de os alunos terem alcançado naqueles dois exames um "valor médio relativamente baixo e muito inferior ao verificado no ano passado".

Um dia depois de envio do despacho para as escolas, a Federação Nacional de Professores acusou o Ministério da Educação de discriminar os alunos de outras disciplinas ao permitir a repetição dos exames de Química e de Física e exigiu conhecer o parecer que fundamentou a decisão.

No dia 19 do mês passado, a ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, classificou como "coisa mínima" a "segunda oportunidade" dada aos alunos do programa novo de Física e de Química.

"Dei-lhes uma segunda oportunidade. É uma coisa mínima, em apenas duas provas, num ano excepcional em que temos quase 60 exames", disse Maria de Lurdes Rodrigues, em Gaia, à margem de um debate organizado pelo PS/Porto.

Um dia depois, já no Parlamento, a ministra reiterou a inexistência de erros nas provas - que foram apontados por algumas associações de professores e sociedades científicas, sobretudo no caso dos exames de Matemática e de Química - e salientou o carácter excepcional deste ano lectivo, em que os programas novos das disciplinas foram, pela primeira vez, testados em exame nacional do secundário.

"A principal característica deste ano de transição, que tem vários problemas, é a subversão da regra de um exame por cada disciplina, o que é verdadeiramente inédito. Em 16 disciplinas tivemos de fazer dois exames e isso colocou os alunos em condições de desigualdade", afirmou, sublinhando que os alunos abrangidos pela reforma de 2004 "estavam em condições mais desvantajosas".

Apesar disso, Maria de Lurdes Rodrigues voltou a assegurar, debaixo de um coro de protestos ruidosos dos deputados da oposição, que, "genericamente, os exames correram bem".

Já estou a ver o ME a dizer que este provedor de justiça não percebe nada do que se passou...

Enfim...
Vamos ver onde esta novela "mínima" vai acabar...
Esta cada vez mais interessante!...

VAGAS ESPECIAIS?????????

Para qûe?? Para ser ainda mais injusto?????

A unica medida justa é cancelar a repetição dos exames!!!! Quem os repetiu fica com ele anulado e fica com a nota do 1º, e mais nada.

citação:Originalmente colocada por Foliv

VAGAS ESPECIAIS?????????

Para qûe?? Para ser ainda mais injusto?????

A unica medida justa é cancelar a repetição dos exames!!!! Quem os repetiu fica com ele anulado e fica com a nota do 1º, e mais nada.
quem os repetiu so se pode inscrever na 2º fase!isso é justo;)

Viva a competência dos Assessores André, JR e Carlos L.!

Estes sim os verdadeiros donos da verdade, eficiência e competência!

Ah e o Renas que é mero secretário...

Voltar
Superior