E dos exames nacionais ninguém fala?

citação:Originalmente colocada por 3com
Sempre achei inadmissivel pessoal entrar para engenharias com negativa nas especificas[8)]

Isso já não acontece desde 2002/2003, o Barroso instituiu o 9,5 de mínimo nas específicas.

Aliás essa regra é que está a ser o "problema" entendes, daí irem repetir os exames.

citação:Originalmente colocada por HaagenDazs

Bem.. esse "1,6" era o sufuciente para subir a media da mnha namorada pa 18,7 e ter a entrada em medicina no Porto quase garantida.

Haagen... Mas se sobem á tua namorada, sobem a todos os que ficaram a sua frente... Por isso a média vai subir!!!

É Exactamente a mesma coisa.

citação:Originalmente colocada por J.R.
Pq o sr vitorino tem ciúmes do marcelo.

Isto ia levantar ondas de qualquer forma.

Esta é, sem dúvida, a maior BRONCA que o governo se viu envolvido. E é algo grave, muito grave.

E agora o PS, para variar, está apenas a sofrer as consequências dos seus actos.

É inadmissível pedir a cabeça desta ministra por isto (agora toda a classe dos professores está a aproveitar) mas também o era em relação à outra e a bronca das colocações devido ao sistema informático.

O PS semeou ventos, está a colher tempestades.

Que sirva de exemplo para quando daqui a muitos anos tiver na oposição, não ser novamente tremendamente irresponsável.

O Vitorino é um tristinho, quem é que vê aquele programa? Press-releases atrás de press-releases, é a primeira vez que diz algo digno de um comentador e não de um propangeador.

'tá a precisar de afirmação [}:)]

Exacto... claro... mas com 18,7 ja se entra em medicina... com 18 nao.

Se ela for aluna de 19,5, tem obrigação de tirar uma boa nota hj (pelo menos um 18) e ainda entra no Porto.

Se tirar outra vez um 14,x, bem andou inflaccionada (isto não quer dizer que não seja boa aluna, atenção, apenas não é aluna de 19), entra em lx (ou na Covilhã em que as específicas só pesam 35%) e já se pode dar por muito contente, por muito contente.

citação:

Os pais de alunos do 12.º ano que ontem se deslocaram ao Governo Civil de Braga para entregar uma petição dirigida ao Ministério da Saúde, em que exigem a repetição de todos os exames nacionais, sem prejuízo do acesso ao Ensino Superior, suspeitam da existência de “favorecimentos” na excepção aberta por Maria de Lurdes Rodrigues para os exames de Física e Química.
“Nós nem queremos acreditar em tal situação, mas a verdade é que muitos pais com quem falámos dizem que isto só se compreende nessa perspectiva, de fazer o favor a alguém”, disse Ana Maria Bonifácio, a líder deste protesto.
Referindo que a excepção aberta para as disciplinas de Física e Química, dos novos programas, “é uma tremenda injustiça”, Ana Maria Bonifácio diz que “a desculpa avançada pela senhora ministra de que as disciplinas de Física e Química foram as que registaram notas mais baixas não é válida por não corresponder à verdade”.
“O exame de Matemática teve uma média mais baixa do que o de Física, porque é que este não vai ser repetido?”, questionou esta mãe.
De resto, Ana Bonifácio disse “que não consegue explicar-se porque é que na entrada para as engenharias, por exemplo, um aluno que teve negativa a Física e positiva a Matemática tem uma segunda oportunidade e outro que teve negativa a Matemática e positiva a Física não a tem”.
Os encarregados de educação que ontem se deslocaram ao Governo Civil de Braga foram recebidos pelo chefe de gabinete de Fernando Moniz, por este se encontrar ausente, que lhes garantiu que a petição seria entregue “ainda hoje [ontem]” à ministra da Educação.
Os pais de Braga, que se queixaram também da falta de solidariedade das estruturas associativas, nomeadamente da Confederação das Associações de Pais, estabeleceram ontem contactos com diversos encarregados de educação do Porto para que se realize idêntica iniciativa no Governo Civil portuense.
“Nós sabemos que não é fácil, mas vamos lutar contra esta injustiça”, disse Ana Maria Bonifácio.

Também eu estou para perceber os motivos destas escolhas...
Porquê?!

Enfim...

citação:Originalmente colocada por André

(...)

Agora os exames são uma coisa INDISPENSÁVEL. É algo que é igual para todos os alunos, não há falcatrua possível. Ou sabe ou não sabe! E são a forma mais justa de avaliar os alunos.

(...)

Cofcof...

Oh rapaz, estás em Portugal ;) (pode ser difícil mas não é impossível)

Com o descalabro dos exames deste ano.. com 18 ela quase de certeza que conseguia entrar no Porto ou em Coimbra...

Se ela for aluna de 19,5, tem obrigação de tirar uma boa nota hj (pelo menos um 18) e ainda entra no Porto.

Sim. Concordo contigo.
E se quer entrar em medicina tem mesmo de tirar.

citação:Originalmente colocada por Manoel

citação:Originalmente colocada por zerorpm

Acontece que o exame continha erros, erros que o ME não assume. E por isso é que o exame vai ser repetido.

Já agora, foram erros crassos...

Ora aí é que bate o ponto: A Dª Lurdes e o Srº Valter lemos quando se trata de enxovalhar todos os profs (sejam bons ou maus profs) não perdem tempo. Mas para reconhecerem os erros do ME...

[8]

Desculpem qualquer coisa mas os testes são feitos na secretaria do ministerio ou feito por professores?

Sempre achei inadmissivel pessoal entrar para engenharias com negativa nas especificas[8)]

Isso já não acontece desde 2002/2003, o Barroso instituiu o 9,5 de mínimo nas específicas.

Aliás essa regra é que está a ser o "problema" entendes, daí irem repetir os exames.

Mas desde há muito que as instituições mais crediveis têm nota minima e, não é de agora os maus resultados a fisica, matemática e quimica.
Simplesmente sou da opinião que os "negas" não estao qualificados para entrar numa faculdade e, o facilitismo vai-se reflectir na qualidade dos futuros engenheiros e quadros especializados, por exemplo .
Os alunos devem ter oportunidade de repetir o exame numa segunda fase mas não devem ser levados ao colo!
Espero que os exames da segunda fase não sejam um bombom para calar os pais (que acham normal 6 ou 8 valores num exame de matemática)[xx(]

Não sei qual é a desculpa da Ministra mas acho que ela vai hoje ao parlamento explicar a decisão.

Como já ficou aqui provado, quem sabia a materia e era realmente bom aluno, safou-se a quimica!
O exame é isto mesmo, separar o trigo do joio[xx(]

citação:Originalmente colocada por bimm#8364;r

Com o descalabro dos exames deste ano.. com 18 ela quase de certeza que conseguia entrar no Porto ou em Coimbra...

Não tinha muita certeza disso....
Há muitos "xupistas" em privadas que vão com media de 20 do secundário mais notas maravilhas nos exames!(obtidas com a ajuda dos professores[|)])
Externato Fernando Pessoa Power[}:)]

citação:Originalmente colocada por FGO

citação:Originalmente colocada por Manoel

citação:Originalmente colocada por zerorpm

Acontece que o exame continha erros, erros que o ME não assume. E por isso é que o exame vai ser repetido.

Já agora, foram erros crassos...

Ora aí é que bate o ponto: A Dª Lurdes e o Srº Valter lemos quando se trata de enxovalhar todos os profs (sejam bons ou maus profs) não perdem tempo. Mas para reconhecerem os erros do ME...

[8]

Desculpem qualquer coisa mas os testes são feitos na secretaria do ministerio ou feito por professores?

São feitos pelo GAVE, seguindo ordens do ME.

Aliás, já leram o despacho que mandou repetir o exame de FQ, publicado no público?

Sabiam que os critérios de avaliação foral alterados para uns critérios globais de avaliação de sistema educativo?

Como já ficou aqui provado, quem sabia a materia e era realmente bom aluno, safou-se a quimica!
O exame é isto mesmo, separar o trigo do joio[xx(]

Não é bem assim, ter um 12, 13 ou um 14 a Química até dá para passar à vontade, mas para alunos que estão habituados a notas de 16-19 esse é um muito mau resultado e o ME apenas repete esses 2 exames porque constatou que as notas obtidas estão muito abaixo das médias verificadas em anos anteriores (ainda com o programa anterior).

Bem... boa sorte pessoal. Vai começar! ;)

Não sei como está o programa actual mas na altura que fiz os exames nacionais, tive 17 a fisica e 15 a matemática!
A minha mulher, no mesmo ano que eu, tirou 19,5 a matemática e 19,8 a quimica. Concorreu com média de 19,2 à faculdade.
Ambos sempre estudamos em escolas públicas e o nosso desempenho sempre foi superior ao pessoal das privadas, nossos amigos.
Para ser sincero, o único que teve melhor do que eu, andava numa escola muito especial, Externato Fernando Pessoa (conhecem?)! Foi com média de 20 a fisica para o exame e saiu de lá com 6....... LOL :D (tal era o grau de exigencia)
Falam da dificuldade dos exames actuais, gostava de ver a maioria a resolver os exames de matemática ou fisica de 1992 e, anteriores! ( isso sim, verdadeiros exames :) )

Volto a frisar, desconheço o programa actual mas a tendência dos últimos anos foi o facilitismo [v] ( que sou completamente contra, pois, ou sabem ou então vão para casa )

3com, nao sei se percebeste de uma coisa, mas uma coisa é tu teres feito um exame em 1992 e eu (por exemplo) ter feito este ano, mas o conteudo do exame de 1992 era muito diferente à nossa deste ano.

Por acaso, o teu exame de matematica tinha nºs complexos? Tinha bolzano? Tinha trigonometria?

citação:Originalmente colocada por SilverArrow

Eu acho que se havia um erro numa pergunta de 1,6 valores, era mais fácil "dar" esse 1,6 a todos e acabou...

(...)
mais ou menos foi o que aconteceu no meu ano de exames.

era ministro o Marçal Grilo e era a primeira vez em que eram implementados os exames nacionais.
Como houve problemas tanto para a correcção como na elaboração dos exames(gafes, erros, etc) foram dados dois valores de bonus a todos os alunos que tinham feito os exames, e em dois deles , Matemática e Quimica, houve uma declaração em que os alunos escolhiam entre fazer exame de 2ªchamada (ainda havia) ou ficar com a nota da 1ªchamada mesmo com o erro. A de matemática fui fazer na 2ª chamada a de quimica aceitei a nota da 1ª chamada.

A existência das duas chamadas na 1ª fase fazia com que estes problemas podessem ser resolvidos rapidamente. o que fazia com que os erros fossem detectados e assumidos ANTES das notas serem publicadas, coisa que não aconteceu agora.

e gajos que andam tres anos a *****... nao estudam nada... vao com 10 11 a exame....
chegam la... mais escolha multipla menos escolha multipla... la acertam tudo e mais alguma coisa.... tiram 13s e 14s... e sobem a media sem fzr um cu?

tb se separa o trigo do joio?

ANDRE,JR Estou à espera resposta

Aliás, já leram o despacho que mandou repetir o exame de FQ, publicado no público?

Sabiam que os critérios de avaliação foral alterados para uns critérios globais de avaliação de sistema educativo?

Voltar
Superior