É egoísmo querer aproveitar a reforma e deixar menos de herança?

Nightwisher

Well-known member
A pergunta vem a propósito da noticia abaixo.
Na minha opinião, não, o dinheiro é deles, os filhos não devem sentir-se com direito ao dinheiro dos pais.

https://www.noticiasaominuto.com/pa...goismo-por-gastarem-heranca-em-ferias-de-luxo

Filha acusa pais de "egoísmo" por gastarem herança em férias de luxo
"As férias de sonho deles estão a reduzir a minha herança", atirou a mulher, de 34 anos.

Na opinião da britânica, citada pelo Daily Mail, os pais deviam poupar o dinheiro que ganharam ao longo dos anos para lhe deixar de herança ou ajudá-la, uma vez que passa por dificuldades financeiras.

Melhor era! O dinheiro é deles, fazem o que quiserem com o dinheiro!
Algum dia eu iria chatear os meus pais pelo dinheiro que eles gastam seja com o que for? Posso aconselhar, mas sempre para o bem deles. O tempo de viver às custas dos pais não é eterno!

Os bens são deles.Fazem o que quiserem.
Mas a maioria dos pais pensa em deixar a melhor base possivel para os filhos.

Os bens são deles.Fazem o que quiserem.
Mas a maioria dos pais pensa em deixar a melhor base possivel para os filhos.

Base não é quando eles morrerem, é quando eles estão a iniciar a vida. Aí é que se podem dar bases. Depois, se vierem bens (carros, casas, etc..) ótimo, se não vierem, paciência, mas um filho estar á espera da morte dos pais é das coisas mais tristes...

Uma coisa é o dever moral de ajudar os filhos, sobretudo se, como parece ser o caso, ela passa por dificuldades e eles não a ajudam (também não sabemos qual é a relação deles). Outra coisa é abdicarem do seu bem-estar em prol de deixar os outros calçados para o futuro, aí concordo que quem cá fica é que tem que zelar pela sua vida e não fazer conta com o que os outros deixam...

Era o que faltava.
Aliás os meus pais sempre me disseram: damos-te educação e todos os meios possíveis para construires a tua carreira , bens materiais tens de ser tu a conquistá-los.

Volta e meia ajudam nisto ou naquilo ( e vice versa ) mas não acho nada que seja obrigação.

Quem quer ter muitos bens, que trabalhe para isso. E depois de o conseguir, que os aproveito e não deixe aos outros assim à toa.

Basicamente no fim a resposta está, o que é a família? Se for uma verdadeira família as coisas resolvem-se se não for vão andar a matar-se uns aos outros e a lutar por 5libras que sejam, mesmo sabendo que no fim não servem para nada.
Todos nós vemos exemplos de famílias que não se entendem nas heranças. O dinheiro tolda as pessoas.
Em todo o caso os pais têm o direito de decidir o que querem para os seus bens. O dar aos filhos é apenas um direito não uma obrigação.

Parece-me um bocadinho noticia da tanga.

Aliás até tenho dificuldade em perceber porque é que é uma noticia ?

Posto isto, claro que os pais devem fazer o que quiserem e nem sequer há garantia de que morrerão primeiro, ainda que seja essa a sequência natural.

A "herdeira" deve viver a sua vida sem esperar ajudas e desejar longos e bons anos aos pais.

O dinheiro é deles gastam como quiserem.

O que não concordo e terem dinheiro para ajudar, que faz muita falta no principio da vida adulta, e guarda para dar só quando morrerem e ai a necessidade poderá não ser tanta.

Sei de um caso caricato, o senhor tinha posses, mas gastava as poupanças todas em propriedades e depois dizia, "Se os meus filhos quiserem gastar o dinheiro que eu ganhei com o meu trabalho, pelo menos vão ter o trabalho de vender as propriedades".

Por essas e por outras q não tenho filhos, só querem mamar à custa dos paizinhos tendo bom corpo p trabalhar.

Posto isto, claro que os pais devem fazer o que quiserem e nem sequer há garantia de que morrerão primeiro, ainda que seja essa a sequência natural.

A "herdeira" deve viver a sua vida sem esperar ajudas e desejar longos e bons anos aos pais.

Também me parece mais um simples "click bait" com pouco ou nenhum fundo de verdade do que outra coisa qualquer.

Este ano os meus pais estão a ponderar fazer um cruzeiro. Entram ambos nos 70, querem aproveitar um pouco a vida. Vivem, felizmente, sem qualquer dificuldade económica, filhos criados e mais que criados. mas estavam um pouco naquela, que é muito dinheiro, estava a custar, principalmente a minha mãe abrir os cordões a bolsa.

Epá, só lhes disse: Gastem o dinheiro todo em vida, que é vosso, assim um dia mais tarde não estão os filhos a turra e a massa por causa das heranças!

Duas coisas aí:

1) Uma pessoa tem o direito de gastar o seu dinheiro como bem entende e sem dar contas a ninguém.
2) Saindo da questão ética e entrando numa mais prática: Imaginando que uma pessoa foi pai aos 25 anos e que essa pessoa morre com 85 anos. Nessa altura, os filhos têm 60 (!) anos. É aos 60 anos que alguém vai começar a construir a vida e, ainda por cima, a contar com o ovo no c* da galinha?

Por essas e por outras q não tenho filhos, só querem mamar à custa dos paizinhos tendo bom corpo p trabalhar.

Oi?!?? Se é assim que vives a vida, tudo bem, mas não somos todos assim.

Oi?!?? Se é assim que vives a vida, tudo bem, mas não somos todos assim.

Claro q não somos todos assim. E sim, é assim q vivo a vida sem ressentimentos. Eu e maria nunca quisemos ser pais e foi a melhor escolha da nossa vida. Nunca foi projeto de vida ser pai. Não é algo q me engrandeça pessoalmente nem nada parecido.

Porque agora andam por aí a semear o ódio inter-geracional.

Já não havia coisas que chegassem. :sh)

Back