E-FACTURA - Alteração do CAE

Atenção ao valor das despesas gerais e seu teto de 250€.

Eu já comecei a meter faturas nos meus dois filhos dado eu já ter atingido o máximo de dedução de 250€.

Dá para colocar facturas de despesas gerais nos filhos? Mesmo menores?

O máximo da dedução é de 500 EUR/casal. Quando esgotar o plafond num dos elementos do agregado, convém ir pondo despesas noutro elemento. Já atingi o máximo há meses atrás (para atingir o máximo basta despesas de +/- 1.400 EUR/casal)

O tecto dos 250 EUR é para a categoria das despesas gerais familiares (ex: supermercado, água, luz, comunicações, etc.). Há outros tectos para as despesas de educação, saúde, oficinas, cabeleireiros, restauração e hotelaria.
Sim, as despesas do PD vão para essa categoria "geral", ou seja Outros.

A questão das CAE prende-se com o facto de algumas despesas, no início, não poderem ser declaradas como despesas específicas porque as entidades emitentes das facturas não tinham o CAE para essa actividade.
No meu caso, a creche dos meus filhos não tinha CAE de educação e eu não consegui colocar as facturas das mensalidades como despesas de educação. Mantive essas facturas em stand-by. Há 2-3 meses a escola alterou o CAE para educação e já consegui validar todas as facturas anteriores como despesas de educação.

O Gasoleo/Combustivel deve ir para os "Outros" ou "Manutenção e reparação automovel" ?

obg

"Outros", até porque se tentares pôr noutra categoria, o sistema não o permite, diz que o código do CAE daquela Entidade não pode ser inserido nessa categoria. Eu sei porque tentei pôr as facturas do supermercado relativas ao material escolar na categoria de Educação, e ele não deixou porque o CAE do supermercado não se insere na categoria do Ensino. Basicamente não há como enganar.

A mim numa manutenção automovel a factura entrou-me como outros. é que assim não posso ir buscar a tal percentagem do IVA nas reparações automoveis.

Combustíveis é manutenção ou reparação ?
As despesas de supermercado, coloco "Alojamento, restauração e similares", porque a maioria das compras é alimentação. Isto, supostamente, requer factura separada, mas...minhoquices...

As despesas de supermercado não são obviamente na rubrica "alojamento, restauração e similares".

Só despesas em restaurantes e cafés é que entra em restauração, IVA 23%.

Voltar
Superior