"É normal"

LuisMiguel

New member
Ontem, o meu pai deu-me uns cupões de desconto e pediu-me para eu lhe abastecer o carro na BP. Dirigi-me à BP do Aeroporto de Lisboa, parei na bomba nº 15 e fui ao balcão fazer o pré-pagamento. Voltei, peguei na pistola do gasóleo BP ultimate e começo a tentar abastecer. A pistola trava duas ou três vezes e, quando a retiro, saía imenso vapor. :sh) Volto a pô-la no sítio e vou à caixa. A menina da caixa foi falar com a responsável do posto e, passados dois ou três minutos, vem ter comigo e diz-me que esta situação com o gasóleo BP ultimate na bomba nº 15 é normal. [8b] Passou o meu pré-pagamento para outra bomba, onde eu fui abastecer o veículo.
Depois, retirei o veículo dessa bomba, estacionei-o devidamente e fui à caixa pedir o livro de reclamações.

Achei inaceitável que alguém me diga, quando confrontado com uma deficiência grave, "é normal". Isto revela que a responsável do posto tinha conhecimento da deficiência e não se preocupou em corrigi-la ou assinalá-la. [8b] Aliás, foi isto que motivou o meu pedido do livro de reclamações!

Pois, realmente fizeste bem em pedir o livro. Nunca se sabe se não poderá até ser uma situação de perigo de explosão, embora o gasoleo não tenham caracteristicas tão inflamaveis como a gasolina!:sh)

Não percebi bem qual o poblema e á 1ª vista tb me parece "normal" o travar já me tem acontecido, as vezes a mangueira deixar de deitar combustivel qdo tou a abastecer. Desde que não teja sempre a encravar é normal.

Pois, realmente fizeste bem em pedir o livro. Nunca se sabe se não poderá até ser uma situação de perigo de explosão, embora o gasoleo não tenham caracteristicas tão inflamaveis como a gasolina!:sh)

O problema é esse mesmo, quando saem vapores o caso pode não ser tão simpático.

Fizeste mto bem em pedir o livro de reclamalções. Espero é que responsáveis de postos em PT não sejam assim.

Em Espanha aconteceu-me uma coisa parecida.

Não sendo de pré-pagamento ponho a pistola e nada!

Claro que me marimbei para aquilo e pus noutra bomba. De todo o modo nada lhes custava informar da avaria.

o gasoleo não é inflamavel por isso não é por aí.

Nada é inflamável por si só!

O que é inflamável são os vapores emanados por qualquer matéria combustivel, seja ela gasóleo, gasolina, plástico, papel, etc.

Se o user falou em vapores de gasóleo, sabendo que à temperatura ambiente este não emana vapores, então é no minimo estranho.

Uma nota - havendo formação de vapores nas mangueiras, estes vão sempre estar sujeitos a pressões altas (porque um gás é, obviamente, menos denso que um líquido, e está a ser confinado a um espaço que n tem volume para o guardar).

Agora... acredito que os depósitos e, no geral, todo o sistema de abastecimento tenha diversos dispositivos de segurança a prevenir acidentes relacionados com isto. Mas a verdade é que se o utilizador está a ser sujeito a uma situação anormal (que o é! nós não devemos ter contacto com gases numa bomba de gasolina), quer dizer que pelo menos alguns desses dispositivos já falharam.
Ainda por cima, se é só numa bomba, é provável que ela esteja avariada ao nível destes sistemas de segurança, mas como "continua a abastecer", ninguém a considera avariada, porque "continua a render"... :S mentalidade capitalista, bem podemos agradecer ao ocidente em geral.

Dentro das formas correctas, acho que o user procedeu da melhor forma possível. Fez queixa! Trata-se, fundamentalmente, de um problema de segurança. Imagine-se que os gases se alojem à volta da manga de uma camisola de alguém que vá usar um isqueiro, depois? Não sei se este cenário é plausível, mas deixa-me preocupado que alguém que é responsável pela segurança no manuseamento de combustíveis não tenha medo disto...
...mas pensando bem, o acidente ocorreria já fora da estação, pelo que já não é responsabilidade dele. Viva o capitalismo...

A questão, para além da segurança, é saber quanto desse vapor passou pelo contador como se de liquido se tratasse...

Ou seja, se pagaste 10 e levaste 9...

A questão, para além da segurança, é saber quanto desse vapor passou pelo contador como se de liquido se tratasse...

Ou seja, se pagaste 10 e levaste 9...
Lá está, novamente, a perspectiva capitalista [:D]

E tem razão, o user. Não sei como são os instrumentos de medição, se a passagem de vapor tb os faz "rodar", mas tb é um problema.
Acho que é preciso que haja pessoal que esteja atento a todas as perspectivas, no fundo...

Não fiquei a arder num cêntimo que fosse, pois meti combustível a começar do 0,00 noutra bomba. [;)]

E parem lá com esse off-topic e com o culpar um sistema economico-social pela incúria e laxismo de uma pessoa. [:D]

Lol. Ok, entrei na brincadeira, admito... mas de certa forma, é a única razão que encontro para se manter a funcionar uma bomba que notoriamente não está "segura"...

Eu encontro outra: a pessoa que gere aquele espaço está-se a "cargar" para o assunto. [8b] E isto tanto acontece nos EUA como no antigo bloco de leste. [:D]

Ontem, o meu pai deu-me uns cupões de desconto e pediu-me para eu lhe abastecer o carro na BP. Dirigi-me à BP do Aeroporto de Lisboa, parei na bomba nº 15 e fui ao balcão fazer o pré-pagamento. Voltei, peguei na pistola do gasóleo BP ultimate e começo a tentar abastecer. A pistola trava duas ou três vezes e, quando a retiro, saía imenso vapor. :sh) Volto a pô-la no sítio e vou à caixa. A menina da caixa foi falar com a responsável do posto e, passados dois ou três minutos, vem ter comigo e diz-me que esta situação com o gasóleo BP ultimate na bomba nº 15 é normal. [8b] Passou o meu pré-pagamento para outra bomba, onde eu fui abastecer o veículo.
Depois, retirei o veículo dessa bomba, estacionei-o devidamente e fui à caixa pedir o livro de reclamações.

Achei inaceitável que alguém me diga, quando confrontado com uma deficiência grave, "é normal". Isto revela que a responsável do posto tinha conhecimento da deficiência e não se preocupou em corrigi-la ou assinalá-la. [8b] Aliás, foi isto que motivou o meu pedido do livro de reclamações!

apr:) defenderes os teus direitos, assim esta bem. se esta mal reclama mos a fim de melhorar. apr:)

cumps

????:sh)

E os vapores do gasóleo? Não são inflamáveis?

assim de repente não vejo grande diferença entre os vapores do gasóleo e o gasóleo líquido, por isso a resposta é, os vapores do gasóleo são tão inflamáveis como o gasóleo, ou seja, muito pouco inflamável.

assim de repente não vejo grande diferença entre os vapores do gasóleo e o gasóleo líquido, por isso a resposta é, os vapores do gasóleo são tão inflamáveis como o gasóleo, ou seja, muito pouco inflamável.

Exacto, é por isso que os motores a gasóleo são também denominados por motores de combustão interna...

O gasóleo tem o seu ponto de ignição entre os 52ºC e 96ºc, como tal é um líquido inflamável. Não mistures dificuldade em iniciar a sua combustão com não inflamável...

Exacto, é por isso que os motores a gasóleo são também denominados por motores de combustão interna...

O gasóleo tem o seu ponto de ignição entre os 52ºC e 96ºc, como tal é um líquido inflamável. Não mistures dificuldade em iniciar a sua combustão com não inflamável...

sim o gasoleo é considerado inflamavel mas é um liquido pouco inflamavel.

Os motores a diesel são denominados motores de combustão interna mas o seu funcionamento é diferente dos motores a gasolina.

Não funciona por explosão mas sim por compressão...

sim o gasoleo é considerado inflamavel mas é um liquido pouco inflamavel.

Os motores a diesel são denominados motores de combustão interna mas o seu funcionamento é diferente dos motores a gasolina.

Não funciona por explosão mas sim por compressão...

É um liquido inflamável.

Não quero saber se tenho vapores de gasolina a -10º ou vapores de gasóleo a 90º. Quando há vapores o risco é o mesmo.

Mais uma vez te digo, o que arde são os vapores e não as matérias, sejam elas liquidas ou sólidas.

Voltar
Superior