Por acaso, não... o risco não é o mesmo.É um liquido inflamável.
Não quero saber se tenho vapores de gasolina a -10º ou vapores de gasóleo a 90º. Quando há vapores o risco é o mesmo.
Mais uma vez te digo, o que arde são os vapores e não as matérias, sejam elas liquidas ou sólidas.
[Chemistry ON]
A combustão é uma reacção de redução, tal como uma explosão, diferindo em que um combustível, ao contrário de um explosivo, não é auto-suficiente em oxigénio. Daí a injecção no motor não ser de gasóleo ou gasolina, mas de mistura destes com ar (oxigénio).
Sendo este sistema meta-estável, esta reacção, uma vez iniciada, segue em cadeia a partir das primeiras onde a energia fornecida às moléculas seja superior à energia que as mantém ligadas. Ou seja, tanto no caso da faísca como no caso da compressão, estamos a fornecer energia ao sistema, até que este perca a sua "coesão".
Um estado líquido é um sistema mais "frio" que um gasoso... logo, as moléculas têm menos energia. Logo, decorrente da definição, um sistema gasoso requer muito menos energia para entrar em reacção que um líquido.
[Chemistry OFF]
Se não me enganei em nada, isto mostra que de facto, um combustível no estado gasoso é bem mais perigoso que no seu estado líquido. E, se as temperaturas que o pacxito disse estiverem certas (que acredito que estejam), se os vapores estiverem a 90ºC, é melhor que fujas para beeem loonge.
Mais - se tiverem um barril de gasóleo é possível (não vos aconselho, no entanto, a experimentar, especialmente com o preço a que ele está) metê-lo a arder, sem que no entanto ele expluda. Porque as moléculas que n estão à superfície não têm oxigénio para reagir (já um explosivo poderia reagir no vácuo). No entanto, no estado gasoso.. todas as moléculas estão, virtualmente, em contacto com oxigénio, com que podem reagir livremente. Assim, não só é mais fácil começar a reagir, quando o fizer será bem mais rápido e, portanto, energético e destrutivo.