E pronto, tinha que ser! Toca a aumentar o preço do GPL, esses forretas!

http://dn.sapo.pt/2007/10/19/dnbolsa/gpl_mais_exposto_gas_natural.html

O gás de petróleo liquefeito (GPL), conhecido como o gás de garrafa ou botija (nota: [:)] jornalistas-poetas é o que dá.), é o primeiro a reflectir a subida do petróleo, já que resulta directamente deste produto. Não há, contudo, números na Direcção-Geral de Energia sobre a evolução este ano, mas apenas a indicação de que o gás natural tem registado descidas desde o início de 2007 que reflectem essencialmente a renegociação para melhores condições e preços dos contratos de abastecimento de longo de prazo de Portugal com a Argélia e com a Nigéria. Como não existe um mercado spot do gás, este segue a cotação do petróleo, até porque os países e companhias produtoras tendem a ser os mesmos, mas com uma decalage (prazo) da ordem dos seis meses.

O impacto da subida do crude varia para cada contrato de longa duração de compra de gás. Para além da correcção atrasada, os acordos entre comprador e vendedor prevêem também mecanismos que minimizam o impacto das oscilações do crude no preço final do gás natural.

Ou seja... os preços do gás diminuem desde o início do ano, mas como o petróleo sobe, é um belo motivo para aumentar o preço daquele combustível que está estupidamente barato, para subsidiar os novos Audis da malta do Governo.

E prontos, aí vem roubalheira!! Eu já estava a ver quantos mais meses ainda faltava até alguém lembrar-se: "Eh pá, isto do GPL, podíamos aumentar para ganhar mais dinheiro... tá tão baratinho..."

daqui por 4 ou 5 anos está ao preço do gasoleo ... e o gasoleo está ao preço da gasolina ... a gasolina será vendida em frascos de perfume de 100ml ehehhe

não percebi a associação de ideias.
uma coisa é gás natural, que não deriva do petróleo.
outra coisa é o GPL que derivia do petróleo.
é perfeitamente natural que se o petróleo está em alta, todos os seus derivados sofrem com isso. pelo menos deveria ser assim, de modo a repartir os custos. senão são sempre os mesmos a pagar a conta.

Last edited:
E pronto... lá vou começar a dar mais uso à churrasqueira lá de casa! Alguém me sabe dizer se o carvão tb vai aumentar e tb gera lucros pró governo? lol

não percebi a associação de ideias.
uma coiss é gás natural, que não deriva do petróleo.
outra coisa é o GPL que derivia do petróleo.
é perfeitamente natural que se o petróleo está em alta, todos os seus derivados sofrem com isso. pelo menos dereria ser assim, de modo a repartir os custos. senão são sempre os mesmos a pagar a conta.

Honestamente, a notícia é muito confusa, e reconheço que não sei muito, mas lá iz que SEGUE o preço do petróleo, mas as fontes são da Argélia e da Nigéria... portanto, não tem nada a ver com as macaquices lá do Iraque, não é?

O GPL é propano + butano (na GALP, é só propano), e iso pode ser obtido através do petróleo, mas também por outras fontes, acho eu...

http://dn.sapo.pt/2007/10/19/dnbolsa/gpl_mais_exposto_gas_natural.html

Ou seja... os preços do gás diminuem desde o início do ano, mas como o petróleo sobe, é um belo motivo para aumentar o preço daquele combustível que está estupidamente barato, para subsidiar os novos Audis da malta do Governo.

E prontos, aí vem roubalheira!! Eu já estava a ver quantos mais meses ainda faltava até alguém lembrar-se: "Eh pá, isto do GPL, podíamos aumentar para ganhar mais dinheiro... tá tão baratinho..."

As ditas garrafas de gás propano/butano de 11 e 13 kg respectivamente já estão acima dos 20 euros a unidade nos revendedores[;)] ´

GPL = Gás de petróleo liquefeito.[;)]

Um bem escasso nos dias que correm, actualização de preços era inevitável.

Last edited:
O esprit é que é capaz de expluicar isto bem explicado.

Mas tudo indica que o GPL advém do Petróleo.

O Gás Natural nada tem a ver com o "antigo" gás de cozinha e de garrafa.

O Gás Natural é supostamente mais barato.

O petróleo ao aumentar todos os derivados aumentam. Gasolina, Diesel e o GPL.

Como já se disse e bem, GPL = Gás de Petróleo Liquefeito.

O Gás Natural tem os preços indexados ao petroleo.

O esprit é que é capaz de expluicar isto bem explicado.

Mas tudo indica que o GPL advém do Petróleo.

O Gás Natural nada tem a ver com o "antigo" gás de cozinha e de garrafa.

O Gás Natural é supostamente mais barato.

O petróleo ao aumentar todos os derivados aumentam. Gasolina, Diesel e o GPL.

Tudo indica não...sem petróleo pura e simplesmente nao fazes GPL.

É fabricado a partir de petroleo.

O GN, não sendo derivado, está tembém dependente do petroleo pois a sua cotação está indexada à cotação deste.

Honestamente, a notícia é muito confusa, e reconheço que não sei muito, mas lá iz que SEGUE o preço do petróleo, mas as fontes são da Argélia e da Nigéria... portanto, não tem nada a ver com as macaquices lá do Iraque, não é?

O GPL é propano + butano (na GALP, é só propano), e iso pode ser obtido através do petróleo, mas também por outras fontes, acho eu...

o que percebo na noticia, é que não há dados referentes aos gases GPL, apenas dados referentes ao gás natural, esse sim, com fonte na Argélia e Nigéria.

As ditas garrafas de gás propano/butano já estão acima dos 20 euros a unidade nos revendedores[;)] ´

GPL = Gás de petróleo liquidefeito.[;)]

Um bem escasso nos dias que correm, actualização de preços era inevitável.

liquefeito. [;)]
E, que eu saiba, o petróleo serve para a produção de gasóleo e de gasolina... o gás, apesar de ter claro utilidade, não é o produto principal, e como tal, não devia andar alinhado com a demanda que há da gasolina e gasóleo, que é bem diferente.

Para mim, é só mais um motivo reles para aumentar o que não há necessidade...

Tudo indica não...sem petróleo pura e simplesmente nao fazes GPL.

É fabricado a partir de petroleo.

O GN, não sendo derivado, está tembém dependente do petroleo pois a sua cotação está indexada à cotação deste.

Correcto.

liquefeito. [;)]
E, que eu saiba, o petróleo serve para a produção de gasóleo e de gasolina... o gás, apesar de ter claro utilidade, não é o produto principal, e como tal, não devia andar alinhado com a demanda que há da gasolina e gasóleo, que é bem diferente.

A escassez do produto aliada à sua elevada procura e inúmeras derivações e aplicações assim obriga a correcções de preço do mesmo não há meio termo.

liquefeito. [;)]

o petróleo dá origem a 1001 coisas...
gasolina, gasóleo, querosene, óleos, gás propano, bunato, autogás, parafina, vaselina, piche..
estás-me a dizer que os únicos que devem suportar os custos são a gasolina e o gasóleo? epá...

o petróleo dá origem a 1001 coisas...
gasolina, gasóleo, querosene, óleos, gás propano, bunato, autogás, parafina, vaselina, piche..
estás-me a dizer que os únicos que devem suportar os custos são a gasolina e o gasóleo? epá...

É evidente que todos directa e indirectamente suportam os custos, agora pensar q com isso a gasolina ou o gasóleo sobem menos porque se aumentou o gpl etc é uma ideia que assenta na boa fé o Governo e das Gasolineiras, coisa em que, sinceramente não acredito!
Vais pagar tudo mais caro e a gasolina sobe o quanto lhes apetecer!

É lógico que o GPL aumente.
Se é um derivado do petróleo, nada mais natural.

Mas convém ter em atenção que aumentará (se ninguém roubar) menos do que o gasóleo e a gasolina, já que tem menos impostos a incidir sobre o preço base.

É lógico que o GPL aumente.
Se é um derivado do petróleo, nada mais natural.

Mas convém ter em atenção que aumentará (se ninguém roubar) menos do que o gasóleo e a gasolina, já que tem menos impostos a incidir sobre o preço base.

Espero que mudem isso rapidamente, para bem da justiça social [:cool:]

e já agora para ver se o pessoal passa a ter vergonha de levar na bilha [:)]

Back