E quando a simples repreensão não resulta?

... Eu só apanhei 1 vez, serviu de emenda. O que acham disto?
Noticias ao Minuto - Pais espacam filho de 11 anos e são absolvidos em tribunal

Uma palmada bem aplicada na altura certa faz milagres, digo eu... Agora de cinto a ponto de deixar a criança de cama???

Há que dar o devido desconto a essa história...

Basicamente o puto levou uma tareia "daquelas old school", quem sabe se desproporcionada? mas levou.
Não defendo nem condendo sem saber exactamente o qua aconteceu.

Lidar com putos/adolescentes não é nada fácil e pode perturbar seriamente as capacidade cognitiva dos adultos levando-os a actos exagerados, pelo que me parece uma pena justa caso tenham existido devidas atenuantes para a justificar.

Se a história é assim como está contada, é uma vergonha para a justiça, e só prova que em certos aspectos somos um país que ainda vive na Idade da pedra.

Não sou defensor de "tareias" mas também não sou apologista que uma palmada e está alguém a fazer queixa às autoridades.

Neste caso, parece-me claramente excessivo o corretivo dos pais, ao colocar o puto 10 dias de cama.

Lê bem a notícia que está lá explicada qual foi a condenação.

pastis.gif

Não sou defensor de "tareias" mas também não sou apologista que uma palmada e está alguém a fazer queixa às autoridades.

Neste caso, parece-me claramente excessivo o corretivo dos pais, ao colocar o puto 10 dias de cama.

Concordo... A questão que se torna pertinente, acho eu, tem a ver com o (ou a falta de) respeito que os putos/adolescentes teem em ralação aos adultos/pais nos dias que correm. Vejo muita situação (então desde que fui pai tenho reparado mais) em que os pais pura e simplesmente se estão a c@g@r para aquilo que os putos fazem. Ainda há tempos chateei-me com um amigo por causa do filho dele: chutou uma bola e ela bateu no meu carro. Eu chamei o puto à atenção e ele não foi de modas: deu outro chuto na bola na direcção do carro. Mas de propósito desta vez. E o que fez o pai? Encolheu os ombros.
Possa, não sou apologista de violência até porque não fui assim criado, mas acho que uma repreensão era o mínimo exigido. Por outro lado esse mesmo pai, numa situação em que o putose sujou por estar a brincar, deu-lhe 2 palmadas que até a mim me doeram... E foi precisamente por isso que me chateei com ele. Quer dizer, estragar cenas a terceiros que se lixe, afinal é só uma criança e ainda não sabe bem o que faz... Por outro lado, sujar roupa é que não, isso é muito grave e obriga a máquina de lavar a horas extra... Enfim, espero que consiga dar educação suficiente ao meu para ele saber o que pode e não pode fazer.

pois está. Eles tinham sido condenados, mas depois foram absolvidos em segunda instância. Ou seja, não há pena.. são inocentes.

Pois está.[:D]

São inocentes.

Mas isso não invalida o raciocínio. São inocentes das duas uma: falta de provas ou por atenuantes significativas.
Só mesmo lendo a sentença...

Pelo que consegui perceber o juiz da relação considerou que os pais realmente se excederam, mas considerou que foram as atitudes do puto que os levaram a ter aquela reacção. Não sendo um caso recorrente na família o juiz achou por bem anular a sentença da primeira instância. Agora, é como dizes, sem o acórdão só podemos mandar bitaites!
Pois está.[:D]

São inocentes.

Mas isso não invalida o raciocínio. São inocentes das duas uma: falta de provas ou por atenuantes significativas.
Só mesmo lendo a sentença...

Estou a ouvir a notícia na TVI, e dizem que no recurso se podia ler que caso os pais não o castigassem, podiam incorrer num crime de qualquer coisa de não ter capacidade de educar uma criança. Dizem também que exageraram um pouco mas serviu de atenuante terem batido apenas nos membros inferiores.

Foi talvez demais sim, mas não se pode acreditar em tudo o que se lê, e se o tribunal da Relação os absolveu, algo nos escapa....

Vem também um pedopsiquiatra dizer que os castigos corporais não devem ser aplicados porque pode traumatizar as criancinhas.... bah...:sh)

A questão foi mais técnica que outra coisa.
Na 1ª instância foram condenados pelo crime de maus tratos (ou violência doméstica mas, para o efeito, vai dar ao mesmo) que é um crime público, ou seja, não é preciso queixa para o processo avançar.
Na Relação entendeu-se que o crime não era tão grave ao ponto dos maus tratos, nem sequer de ofensa à integridade física qualificada.
Entendeu-se que continuava a ser crime, mas um crime de natureza semi-pública, ou seja, ofensa à integridade física simples. Todavia, este crime precisa de queixa para o processo avançar. O que não existia (até porque quem tinha legitimidade para a apresentar seriam os pais). E como o Ministério Público não fez proceder o processo com essa ressalva, ou seja, que atuava no interesse da criança (nem teria de o fazer porque acusou por um crime público e dificilmente se preveria esta situação) e não existindo queixa, não existe legitimidade do MP, logo, a absolvição...

Ou seja mais uma vez não importa o que se passou, o que importa é se foram cumpridos todos os milhentos passos burrocraticos, do processo.

A quem interessa uma justiça tão complicada...

Isto nao sao pais, sao calhaus com olhos.
Uns pais com miolos nem uma chapada precisam de dar para se impor porque conhecem outras maneiras de o fazer.

Um adolescente tem medos... pode se começar por ai.
Se não tens boas notas vou te buscar a pe a porta da escola quando sais a tarde...[:p]

Eu sou contra todo o tipo de violencia, especialmente entre um casal e pais nos filhos.

Abomino totalmente violencia domestica, mas ja vi putos que so à chapada.

A repreensão física sobre crianças deve parar no momento em que há marcas físicas. Mas claro que, por muito boa gente, era voltar tudo aos anos 50 em que os miúdos iam para a escola com os vergões do cinto em carne viva e queimaduras de cigarro e toda a gente aplaudia por serem tão bons pais.

Back