É ultrapassagem ou não?

6) Nas vias rápidas, dar sinais de luzes ou fazer pisca esquerdo na faixa da esquerda pode ser interpretado como condução agressiva e podes levar multas pesadas.

"pode ser interpretado"?!:confused::sh)[:D]
Isso é alguma coisa em concreto?!:confused:
É que dizer que isto da ultrapassagem pode ter várias interpretações e que o CE é "cinzento", e, depois vir com o um pode ser interpretado; deve ser piada....

Gostaria de ver esse CE alemão....

Pessoalmente considero 'passar' (e não ultrapassar) pela direita muito menos perigoso que cruzar 3 ou 4 vias.

Acontece-me muitas vezes na A3, já tendo sido acompanhado pela GNR sem qualquer aviso ou paragem.

Irei continuar a fazê-lo ate porque já há algum tempo optei por uma tipo de condução relaxada e fazer ultrapassagens desnecessárias não combina com isso.

É, literalmente, ultrapassar; se tu queres chamar passar, tudo bem!
Podes continuar a fazer-lo, mas, já sabes que está errado (aliás, todos os que tiraram a carta e tenham um mínimo de bom senso, deveriam saber-lo)!

Continuem a ultrapassar (ou "passar") pela direita, e depois queixem-se que há quem circule pela esquerda....

Last edited:
Entendo, mas das vezes que fiz a passagem, fui literalmente seguido pelo carro da GNR, ou seja, fizeram as mesmas passagens pela direita que eu. Em ritmo calmo (100kms/H).

Se iam noutro tipo de missão desconheço, mas da forma que acontece não custaria nada pedirem-me para encostar.
Então até a própria GNR fez a mesma manobra que tu?

6) Nas vias rápidas, dar sinais de luzes ou fazer pisca esquerdo na faixa da esquerda pode ser interpretado como condução agressiva e podes levar multas pesadas.

"pode ser interpretado"?!:confused::sh)[:D]
Isso é alguma coisa em concreto?!:confused:
É que dizer que isto da ultrapassagem pode ter várias interpretações e que o CE é "cinzento", e, depois vir com o um pode ser interpretado; deve ser piada....

Gostaria de ver esse CE alemão....
Limitei-me a colocar o relato de alguém aqui do fórum. Nunca fui à Alemanha. Mas se queres ultrapassar um carro, não te metes a "cheirar-lhe o cu" de pisca ligado. Ficas de pisca desligado atrás dele, cumprindo a distância de segurança.

É que pelo menos para mim, basta eu não ir na via mais à direita e ver alguém atrás de mim para pensar que talvez ele me queira ultrapassar, não preciso de ver piscas dos outros condutores.

Limitei-me a colocar o relato de alguém aqui do fórum. Nunca fui à Alemanha. Mas se queres ultrapassar um carro, não te metes a "cheirar-lhe o cu" de pisca ligado. Ficas de pisca desligado atrás dele, cumprindo a distância de segurança.

É que pelo menos para mim, basta eu não ir na via mais à direita e ver alguém atrás de mim para pensar que talvez ele me queira ultrapassar, não preciso de ver piscas dos outros condutores.
É verdade. Na Alemanha não se pode pressionar para fazer ultrapassagens pois isso é considerado como coacção e é alvo de contra-ordenação muito grave, podendo em casos extremos ser considerado como crime público. O que se deve fazer é como dizes, guardar a distância de segurança para o veículo precedente, indicando com pisca que se pretende fazer a ultrapassagem. Um breve flash de máximos também é tolerado pelas autoridades, mas nada do que se faz cá em Portugal.
Na Alemanha já tive situações em que não tive outra alternativa a não ser esperar pacientemente pelo anormal que ia à minha frente dignar-se a mudar para a faixa da direita para que eu o pudesse ultrapassar, mas o importante é não fazer nada que possa ser interpretado como coacção e esperar que a polícia detecte esses condutores e os autue.

É verdade. Na Alemanha não se pode pressionar para fazer ultrapassagens pois isso é considerado como coacção e é alvo de contra-ordenação muito grave, podendo em casos extremos ser considerado como crime público. O que se deve fazer é como dizes, guardar a distância de segurança para o veículo precedente, indicando com pisca que se pretende fazer a ultrapassagem. Um breve flash de máximos também é tolerado pelas autoridades, mas nada do que se faz cá em Portugal.
Na Alemanha já tive situações em que não tive outra alternativa a não ser esperar pacientemente pelo anormal que ia à minha frente dignar-se a mudar para a faixa da direita para que eu o pudesse ultrapassar, mas o importante é não fazer nada que possa ser interpretado como coacção e esperar que a polícia detecte esses condutores e os autue.

Mas isso é perfeitamente normal!!!
Não se leste bem, mas ele escreveu que NÃO se podia ir com o pisca ligado na faixa da esquerda!! Tu dizes o contrário (e bem)!

De resto só vens confirmar a ideia geral de que não se ultrapassa (ou passa) pela direita, mas, que se espera que quem vai na faixa da esquerda se mude para a direita (ou acelere mais)![;)]

Last edited:

Nunca fiz isso de "cheirar-lhe o cu", mas claro que, quando vou ultrapassar, vou com o pisca ligado (como aliás se aprende nas escolas de condução e está no CE)!!

Como assim de pisca ligado? O pisca serve para sinalizar a manobra e a intenção, se eu pretendo ultrapassar alguém a primeira coisa que faço é ligar o piscar, depois certificar que posso fazer a manobra, assim o da frente vê o que pretendo fazer, como o de trás, se meter o pisca só quando já estou a fazer a manobra, arrisco-me a ter problemas [;)]

Sim.

Só quero salientar que não o considero como uma manobra.

Não indico mudança de via, nem mudo de via. Daí não o considerar uma ultrapassagem.

Tudo bem, tu não a consideras manobra de ultrapassagem, é uma consideração pessoal, tua, mas que não significa que esteja enquadrada na lei que rege a condução na via pública.
Para ultrapassares não é necessário mudares para uma via de trânsito diferente, isso não é referido no código da estrada. Diz que tem de ser feita pela esquerda, por isso essa manobra é uma ultrapassagem (senão quem viesse na segunda via de trânsito mais à esquerda e "passasse" por um veículo que circula na via de trânsito da direita, não era considerada ultrapassagem, o que não é verdade).

Tal como nós, civis que tiramos a licença de condução e devemos saber (todas) as regras de condução, também os profissionais de segurança podem não saber, ou como disse anteriormente, fazer vista grossa (por desconhecimento ou considerarem não ser grave - que por acaso é contra-ordenação grave), o que não invalida que seja uma infracção.

Mas podem ir a este tópico onde se fala nestes casos até à exaustão: http://forum.autohoje.com/road-book/52978-encostem-se-direita-porra.html

Como assim de pisca ligado? O pisca serve para sinalizar a manobra e a intenção, se eu pretendo ultrapassar alguém a primeira coisa que faço é ligar o piscar, depois certificar que posso fazer a manobra, assim o da frente vê o que pretendo fazer, como o de trás, se meter o pisca só quando já estou a fazer a manobra, arrisco-me a ter problemas [;)]
Estares meia hora atrás de um carro com o pisca ligado até ele decidir sair da frente. Eu pelo menos a mim o barulho do pisca irrita-me [:)].

Quando é para mudar de via para iniciar uma ultrapassagem faço pisca claro, mas no fim de concluido a mudança de via, tiro o pisca.

Sempre pensei que ultrapassar pela direita era proibido, mas, depois de ler tanta opinião, já nem sei o que dizer.
Decidam-se lá que, depois fazemos um comunicado às autoridades competentes a informá-los das nossas decisões para eles saberem se hão-de ou não multar quem ultrapassa pela direita.

Back