Econo-Heat

MMdC

Moderador
Viva,

Tempo de mudanças, casa sem aquecimento.
Alguém tem noção da validade de uma solução deste tipo? Refira-se que é um pequeno T1, sem grandes necessidades aparentes de aquecimento, mas será sempre bom ter uma solução de recurso que permita não bater o dente.

Home

Obrigado, desde já, pelas opiniões avançadas.
Abraços
MMC

Por acaso estou também a pensar colocar esse sistema. Sempre ocupa menos espaço que os normais acumuladores de calor e não me parecem caros. Mas não conheço ninguém que os tenha montado.

basicamente vai fazer-te o mesmo que um aquecedor a oleo, tendo uma potencia bastante baixa...

Era exactamente isso que vinha dizer. A vantagem poderá estar no espaço ocupado e na estética, fora isso a eficiência deverá ser muito idêntica à de um aquecedor a óleo. E com a potência que fornece (sem regulador) só me parece adequado para áreas muito pequenas.

A minha sala (e eventualmente seria para colocar nessa área) tem cerca de 12 m2, não mais do que isso.

Nada como um ar condicionado inverter com bomba de calor.
Económico e muito bom.

Certo, mas nem toda a gente pode andar a fazer furos no apartamento, quer por causa do condominio que por se apartamento de aluguer...E além disso se o apartamento não for dele não lhe compensa gastar 300/400€ em AC para depois sair e ter que andar a tapar buracos e perder os 150€ de instalação. O AC não é solução para tudo. No caso dele talvez o econo não seja má solução.

Um aquecedor de óleo consome sempre acima dos 1500-2000W de potência.

Este sistema de conventor consome 425W.

Para uma sala ou quarto pequeno deve ser uma boa solução.

Eu tenho um conventor normal no quarto da minha filha e à noite ligo na 1ª resistência e com o termostáto a meio. Mesmo assim, são 750W nessa resistência.

E o calor produzido é bastante agradável.

Basicamente aquece o que aquece qualquer aparelho que funciona por efeito de Joule (ou seja, tudo o que funciona a electricidade excepto o ar condicionado).
Um aparelho de 500 W aquece metade de um de 1000, mesmo que sejam de tipos diferentes são comparáveis (óleo, termoventilador, radiador, etc)...

Se é a electricidade para funcionar durante a noite e libertar durante o dia, não presta.

Melhor solução é A/C, de boa classe. Aquece bem e refresca ainda melhor.

O apartamento não é meu, por isso não estou interessado num grande investimento.

Então compra um aquecedor portátil de qq tipo, quando te mudares de casa só tens que o transportar, não há cá furos nas paredes para remendar.

Há quem goste de termoventilador porque, como tem ventoínha, distribui rapidamente o calor pela divisão.
Há quem não goste de termoventilador porque é ruidoso e cria correntes de ar.

Há quem goste de radiador a óleo porque mantém o calor muito tempo (pudera, é um matacão de metal e óleo com grande inércia térmica) e é silencioso.
Há quem não goste de radiador a óleo porque demora muito tempo a aquecer (pela mesma razão).

Etc...

Em termos de eficiência energética é tudo igual...

Só por o anúncio ser completamente falso e levar descaradamente ao engano eu não comprava.

Os 450 W consumidos de electricidade vão-se converter em algo muito próximo dos 1500 BTU. O mesmo para um aquecedor a óleo com 30 anos de uso dessa potência.

Já agora, uma divisão de 15 m2 em dias de frio (+- 8 º no exterior) necessita bem mais de 1500 BTU/h de calor para ficar com uma temperatura minimamente agradável no seu interior.... mesmo que seja bem isolada, esse valor parece-me demasiado optimista.

Um aquecedor de óleo consome sempre acima dos 1500-2000W de potência.

Este sistema de conventor consome 425W.
(...)
O que "consome" é relativo...
Pode consumir mais um aparelho de 400W que esteja sempre ligado do que um de 2000W que rapidamente atinge a temperatura desejada e se desliga.

Só por o anúncio ser completamente falso e levar descaradamente ao engano eu não comprava.

Os 450 W consumidos de electricidade vão-se converter em algo muito próximo dos 1500 BTU. O mesmo para um aquecedor a óleo com 30 anos de uso dessa potência.

Já agora, uma divisão de 15 m2 em dias de frio (+- 8 º no exterior) necessita bem mais de 1500 BTU/h de calor para ficar com uma temperatura minimamente agradável no seu interior.... mesmo que seja bem isolada, esse valor parece-me demasiado optimista.

Está lá escarrapachadito que cada unidade é para 10 m2.

O que "consome" é relativo...
Pode consumir mais um aparelho de 400W que esteja sempre ligado do que um de 2000W que rapidamente atinge a temperatura desejada e se desliga.

Se ambos estiverem em divisões com o mesmo tamanho e isolamento em iguais circunstâncias e se ambos estiverem programados para desligar a 22º... o de 400 W nunca consumirá mais que o de 2000 W mesmo que esteja ligado 100% do tempo. Neste caso e a haver diferenças no consumo será porque o de 400 W consumiu menos, mas também será sinal que nunca levará a divisão aos 22º.

Faz-me bastante confusão estes anúncios onde se alega "para x metros quadrados".
Eh pá, a minha rudimentar física diz-me que se deveria ler "para y metros CÚBICOS" (já que o pé direito das casas/divisões não é todo o mesmo).

Back