Econo-Heat

Está lá escarrapachadito que cada unidade é para 10 m2.

Nem prestei mais atenção ao resto do anuncio, mas mesmo para 10 m2 tenho sérias dúvidas que 1500 btu/h ou 450 w sejam suficientes.

Independentemente do valor necessário, (porque isso também varia muito de acordo com o tipo de isolamento, amplitudes termicas entre o exterior e interior, etc etc) o certo é que ter um aquecedor desses ou um aquecedor a óleo com 30 anos, em termos de eficiência energética é exatamente a mesma coisa.

Já agora fica a recomendação, a comprar um aquecedor destes que seja um que dê para regular de acordo com uma temperatura pré definida no aparelho. De preferência de 2000 W.

Last edited:
Como já disseram, este sistema é banha da cobra. Se é para usar eletricidade, mais vale um termoventilador ou um aquecedor a óleo. Gastam o mesmo e são muito mais baratos...

Então o que recomendam, para valores semelhantes?

Pelo que aqui dizem... um termo ventilador! Mais baratucho e tudo. O Lidl há tempos tinha uns digitais, todos xpto.

em termos de conforto os a óleo são capazes de ser uma melhor escolha apenas por não produzirem correntes de ar... mas isto já parte para a opinião meramente pessoal.

Há uns convectores muito baratos que possuem uma ventoinha opcional que se pode desligar ou ligar... Como aquecem muito rápidamente são capazes de ser também uma boa opção. No entanto continuo a achar que o ideal (para qualquer tipo de aquecedor) é que o seu termostato seja regulável pela temperatura ambiente.

Last edited:
em termos de conforto os a óleo são capazes de ser uma melhor escolha apenas por não produzirem correntes de ar... mas isto já parte para a opinião meramente pessoal.

Há uns convectores muito baratos que possuem uma ventoinha opcional que se pode desligar ou ligar... Como aquecem muito rápidamente são capazes de ser também uma boa opção. No entanto continuo a achar que o ideal (para qualquer tipo de aquecedor) é que o seu termostato seja regulável pela temperatura ambiente.

Jacaré, consegues dar-me um exemplo destes que falas? Não estou bem a ver o que é. Obrigado.

Há quem goste de radiador a óleo porque mantém o calor muito tempo (pudera, é um matacão de metal e óleo com grande inércia térmica) e é silencioso.
Há quem não goste de radiador a óleo porque demora muito tempo a aquecer (pela mesma razão).

Radiadores a óleo só existem aqueles antigos?

Radiadores a óleo só existem aqueles antigos?

Estou a falar disto:

http://www.fagor.com/web/pt/catalog...adiadores-electricos-de-oleo/7448/detail/7448

ou

aquecedor-a-%C3%B3leo.jpg

Mais design menos design, o princípio de funcionamento destas coisas, como disse o Jacaré, é o mesmo há dezenas de anos.

Antigamente eram assim:

1322769547_143545168_1-Fotos-de--Aquecedores-a-Oleo-dois.jpg

E há estes termoventiladores da Dyson, sem partes móveis acessivéis. São um tanto o quanto caros, mas tem estilo e potência

91207_3_dyson-air-multiplier-am01-silver.jpg

Faz-me bastante confusão estes anúncios onde se alega "para x metros quadrados".
Eh pá, a minha rudimentar física diz-me que se deveria ler "para y metros CÚBICOS" (já que o pé direito das casas/divisões não é todo o mesmo).

para y m cúbicos, para z coeficiente global de transferência de calar das parede do teto e do chão etc...

Para facilitar a leitura para o publico geral acaba por ser um método aceitável falar na área

Faz-me bastante confusão estes anúncios onde se alega "para x metros quadrados".
Eh pá, a minha rudimentar física diz-me que se deveria ler "para y metros CÚBICOS" (já que o pé direito das casas/divisões não é todo o mesmo).

Obviamente! [;)]
E o que mais conta é o isolamento térmico das divisões.

Também já andei a olhar para estes "econo" aquecedores, que de económico não têm nada. A vantagem que têm é que ficam arrumadinhos numa parede e esteticamente nem ficam mal. Já o preço acho demasiado alto, além de que tinha de comprar também um termostato e fazer as respectivas ligações.

Só um aparte, os últimos que vi tinham as arestas mal acabadas, muito mal acabadas. Será que é mesmo assim?

Pelo que aqui dizem... um termo ventilador! Mais baratucho e tudo. O Lidl há tempos tinha uns digitais, todos xpto.

Os termoventiladores devem ser muito possivelmente a pior porcaria de sempre. Fazem barulho, não aquecem uma divisão em condições e gastam, gastam gastam.

Se não queres fazer investimentos, eu apostaria num aquecedor a óleo.

Os termoventiladores devem ser muito possivelmente a pior porcaria de sempre. Fazem barulho, não aquecem uma divisão em condições e gastam, gastam gastam.

Se não queres fazer investimentos, eu apostaria num aquecedor a óleo.

Concordo! Um termoventilador está continuamente a consumir 2000W, enquanto o aquecedor a óleo vai ligando e desligando e podes mesmo dormir com ele numa temperatura reduzida sem te incomodar.

Jacaré, consegues dar-me um exemplo destes que falas? Não estou bem a ver o que é. Obrigado.

Os aquecedores a óleo com termostato electronico vi-os à venda no AKI à cerca de 1 ou 2 anos... São mais difíceis de encontrar mas na minha opinião serão preferíveis já que se pode definir com precisão a temperatura que se quer na divisão e ele faz o ajuste automático. (a maioria deles não faz esse ajuste e desliga ou mantem-se ligado de acordo com o seu termostato interior que detecta a temperatura do aparelho em si em vez da temperatura do ambiente)

Em relação aos convectores com resistência, (que nada têm a ver com os convectores que deram origem ao tópico ) numa pesquisa rápida encontrei este da Delonghi de 2000 W. Este modelo específico não tem a ventoinha que estava a falar. (normalmente está no corpo do próprio aparelho virada para a frente, no entanto continuo a achar que a ventoinha é uma má ideia tornando o ambiente um pouco mais desconfortável devido ao ruido e correntes de ar.)
Pela descrição do site da pixmania já dá para regular pela temperatura ambiente. No entanto este foi apenas o primeiro modelo que encontrei numa rápida pesquisa... deverá haver dezenas de alternativas diferentes e mais sofisticadas com paineis de controlo electrónico incluídos.

EDIT: Encontrei esses a oleo com controlo electrónico: http://www.aki.pt/produto.aspx?categoryid=100071&productid=25073&sid=0 Haverá outras marcas com melhor nome no mercado mas no fundo é isto que falava.

mais um: http://www.aki.pt/produto.aspx?categoryid=100071&productid=25073&sid=0

Last edited:

Trocaste um aquecedor electrico de 425 W por um de 1000 W. Outra solução seria teres comprado mais 1 ou 2 dessas placas e espalha-las na divisão de forma a fazer os +1000 W que desejavas de aquecimento.

O que conta quando falamos em capacidade de aquecer uma divisão com um aquecedor eléctrico é precisamente isso: Potência. (não interessa se vem de um "eco" ou de um outro qualquer)

Last edited:
Trocaste um aquecedor electrico de 425 W por um de 1000 W. Outra solução seria teres comprado mais 1 ou 2 dessas placas e espalha-las na divisão de forma a fazer os +1000 W que desejavas de aquecimento.

O que conta quando falamos em capacidade de aquecer uma divisão com um aquecedor eléctrico é precisamente isso: Potência. (não interessa se vem de um "eco" ou de um outro qualquer)

Mas da maneira como eu fiz, acabei por poupar dinheiro em luz e no aparelho, isto porque acaba por gastar menos energia. Eu digo sempre que os aquecedores,são como os carros " mais potente não é sinonimo de mais gastador". Ele acaba por ser mais económico porque atinge a temperatura desejada muito mais depressa, ao contrario dos econo que estão sempre a consumir dia e noite.

Outra coisa, o econo não acumula calor, ao contrario do de fluido que mantém o calor durante uma hora.

Last edited:
Back