Economizadores de combustível

Economizadores de combustível

• Facto

Votos: 18 15,9%
  • Ficção

Votos: 95 84,1%

• Total de eleitores
    113
citação:Originalmente colocada por Pantomine

Obrigado pelas respostas!

Realmente houve 2 situações que alterei no ultimo ano : Troquei de pneus substituindo a medida de série DUNLOP de 195/45R/15 por uns GOODYEAR F1 EAGLE mas de 195/50R/15 (saíam bem mais baratos...). Por outro lado deixei de usar gasolina 98 como sempre fiz e passei para a 95.
Pderá fazer diferença significativa no consumo a subida de apenas um nível no perfil dos pneus ? E quanto á gasolina 95, será mais "consumida" que a 98 ?

Abraços!

Porque é que aumentaste o perfil do pneu? Qual é a medida de origem? É que isso dos pneus não se muda à toa, tem que obedecer a um raio determinado de origem pela marca [8] É por isso que existem tabelas de equivalencia...

Basicamente só essa alteração pode baralhar as tuas médias porque o carro ficou a contar menos quilómetros, nessa alteração quando vais a 103,5km/h o velocimentro só marca 100km/h, por isso se andares sempre a 100 no final o teu carro vai marcar 100km no contador parcial quando na realidade fizeste 103,5km. ;)

citação:Originalmente colocada por eduardomaio

Realmente houve 2 situações que alterei no ultimo ano : Troquei de pneus substituindo a medida de série DUNLOP de 195/45R/15 por uns GOODYEAR F1 EAGLE mas de 195/50R/15 (saíam bem mais baratos...). Por outro lado deixei de usar gasolina 98 como sempre fiz e passei para a 95.
Pderá fazer diferença significativa no consumo a subida de apenas um nível no perfil dos pneus ? E quanto á gasolina 95, será mais "consumida" que a 98 ?

Abraços!

Porque é que aumentaste o perfil do pneu? Qual é a medida de origem? É que isso dos pneus não se muda à toa, tem que obedecer a um raio determinado de origem pela marca [8] É por isso que existem tabelas de equivalencia...

Basicamente só essa alteração pode baralhar as tuas médias porque o carro ficou a contar menos quilómetros, nessa alteração quando vais a 103,5km/h o velocimentro só marca 100km/h, por isso se andares sempre a 100 no final o teu carro vai marcar 100km no contador parcial quando na realidade fizeste 103,5km. ;)
Isso dificilmente acontecerá porke se formos a ver bem todos os contadores km/h têm erro logo kuando ele vai a 100km/h na realidade deverá ir a uns 98/97 km/h portanto se ocorrer alguma diferença será desses valores para 100km/h, dificilmente passará isso.

citação:Originalmente colocada por Hreborn

O ideal é descobrires a k rotação o binário tá no seu expoente máximo e tentar andar smpr a essa rotação. Ajuda a economizar kualker coisinha, mas se keres poupar msm mete GPL nixo

Essa de andar em torno do binário foi fortemente discutida a mto pouco tempo no geral. Num motor a gasolina, o menor consumo anda algures entre as 2000 e as 3000/3500 RPM. Uma condução ideal implicará:

- Ao ligar o carro de manha, arrancar logo, devagar e mudar de mudança as 2500/3000 para aquecer devagar.

- Quando quente, a plano, mudar por volta dar 3500 rpm e não acelerar muito:prolongar a mudança, suavemente

- A descer, engrenar uma mudança superior e deixa-lo ir ou acelerar minimamente

- A subir, não há hipotese, se necessário reduzir, mas manter o carro numa rotação em que não seja necessário acelerar muito e que mantenha o carro em condições de subir - ex.:temos a mania de ao subir puxar pelo carro, porque naquela subida da 100 e tal...mas se formos a 70 em 4ª ele sobe sossegado e poupamos imenso combustivel!

- utilizar poucos recustos electrónicos: rádio, desembaciador, ventilaçao, luzes...evitar - não vos acontece o carro "beber" mais no inverno que no verão?A mim sim, em 2 carros que tive até hoje!

Outros conselhos serão:
- mantem pressão dos pneus certinha sempre
- circula com vidros fechados sempre que possível
- usa s/chumbo 98 de quando em vez e esquece os aditivos, sao uma bosta!
- uma vez por mes esquece o consumo e estica as mudanças ao carro, faz lhe bem, e de um modo geral, ao solta-lo, diminui o consumo!
- Muda com frequência o filtro do ar e do óleo, pois ajudam!
- Tens tecto de abrir?Não esperes milagres, evita-o se puderes!

Uma pergunta que ninguem fez ao autor, quantos kms tem o carro?Isso pode influenciar digo eu, se tem mtos, exige maior esforço, logo o consumo aumenta!

citação:Originalmente colocada por nogueira_ribeiro

O ideal é descobrires a k rotação o binário tá no seu expoente máximo e tentar andar smpr a essa rotação. Ajuda a economizar kualker coisinha, mas se keres poupar msm mete GPL nixo

Essa de andar em torno do binário foi fortemente discutida a mto pouco tempo no geral. Num motor a gasolina, o menor consumo anda algures entre as 2000 e as 3000/3500 RPM. Uma condução ideal implicará:

- Ao ligar o carro de manha, arrancar logo, devagar e mudar de mudança as 2500/3000 para aquecer devagar.

- Quando quente, a plano, mudar por volta dar 3500 rpm e não acelerar muito:prolongar a mudança, suavemente

- A descer, engrenar uma mudança superior e deixa-lo ir ou acelerar minimamente

- A subir, não há hipotese, se necessário reduzir, mas manter o carro numa rotação em que não seja necessário acelerar muito e que mantenha o carro em condições de subir - ex.:temos a mania de ao subir puxar pelo carro, porque naquela subida da 100 e tal...mas se formos a 70 em 4ª ele sobe sossegado e poupamos imenso combustivel!

- utilizar poucos recustos electrónicos: rádio, desembaciador, ventilaçao, luzes...evitar - não vos acontece o carro "beber" mais no inverno que no verão?A mim sim, em 2 carros que tive até hoje!

Outros conselhos serão:
- mantem pressão dos pneus certinha sempre
- circula com vidros fechados sempre que possível
- usa s/chumbo 98 de quando em vez e esquece os aditivos, sao uma bosta!
- uma vez por mes esquece o consumo e estica as mudanças ao carro, faz lhe bem, e de um modo geral, ao solta-lo, diminui o consumo!
- Muda com frequência o filtro do ar e do óleo, pois ajudam!
- Tens tecto de abrir?Não esperes milagres, evita-o se puderes!

Uma pergunta que ninguem fez ao autor, quantos kms tem o carro?Isso pode influenciar digo eu, se tem mtos, exige maior esforço, logo o consumo aumenta!
Nem mais! Tá tudo dito! [:p] [^]

citação:Originalmente colocada por eduardomaio

Abraços!

Isso dificilmente acontecerá porke se formos a ver bem todos os contadores km/h têm erro logo kuando ele vai a 100km/h na realidade deverá ir a uns 98/97 km/h portanto se ocorrer alguma diferença será desses valores para 100km/h, dificilmente passará isso.

Mas as médias foram feitas antes, logo com a alteração da medida dos pneumáticos altera as contas além de que muitos sistemas de ABS ficam baralhados ;)

Se é bom pq nao vem de origem? O TurboDiesel funciona? É que se funciona pq é que ha carros a Diesel sem TD?
Num grafico ja com +10 anos mostrava o rendimento efectivo da combustao combustivel em energia cinetica como 27%, sendo o restante perdido na forma de calor e outras. Com um rendimento de 27% ha 73% de energia sub-aproveitada, das quais hoje em dia os motores estao cada vez mais eficientes.
Se o FuelMiser é mesmo aldrabice, gostava q os espertalhoes q nunca o usaram, explicassem pq é q a centralina electronica dos carros, mal se instala o FuelMiser fica desrregulada. Se o FuelMiser nao altera nada na combustao pq é que isso acontece?

Eu como não percebo nada de iões e moléculas abstenho-me de comentar....o unico facto que constato, e é curioso;), é que até agora, neste tópico, os apoiantes destes mecanismos têm todos muito poucos post´s;);)

Epá pelo que li esse produto deve ser fantastico(ou não[}:)]). Quanto aos "vendedores" que por aqui apareceram, tenham juizo.
Mais não digo que é para poupar [}:)].

Bom 2007 para todos

1) Toda a base "cientifica" disso é um treta. Cada artigo que aparece dá simplemente vontade de rir. Qualquer pessoa com o mínimo de conhecimentos (aí diria que é preciso um bocado mais que 12º ano) já o deve ter feito. Aquele material nem sei se existe, mas para já, e como foi muito bem referido, só existem materiais superconductores as temperaturas muito baixas (normalmente são cerâmicas arrefecidas a azoto liquido). Mas mesmo que fosse superconductor esse material, não traria rigorosamente nada ao assunto. Pode-se parar por aí, para não entrar nas complicações da 'teoria ionizante' :D.. É TRETA !

2) Porque os constructores se preocupam com injecções directas, ect, ect.. quando podiam por um sistema que lhes custasse uns euros (preço de custo deve andar em 1 ou 2€)? É aí que deve entrar a teoria da conspiração que os constructores estão feitos com as petroliferas - ah, e o Bush, é claro - para não reduzir os consumos.. Mas então ainda queria saber porque investem MILHÕES em desenvolver sistemas de poupança de combustível ?

Comprei um fuelmiser, para o carro da minha irma, mas tava mesmo desesperado, pois o kalos 1.2 consome tanto como um ferrari.

Se consumia muito sem isso, continua exactamente igual, aquilo é treta e da grande.

Eu nunca acreditei, e memso ao comprar pensei: " Vou deitar 45 euros pro lixo", mas depois de tanto ler que isso fazia e acontecia la dei o beneficio da duvida, nada mais errado da minha parte.

citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

sim, é um verdadeiro milagre.
é por isso que as empresas de automóveis gastam milhoes a desenvolver os motores, em vez de meterem lá uns imans...

yeah right.
qualquer pessoa com dois dedos de testa vê que isto é treta.

è pa concordo ctg pois tenho um amigo k pos isso no seu clio 1.9D ele disse k sentia o motor mais suave nos consumos n s notava praticamente nada.

Boa noite. fiz o registo pra fazer mais um acrescento em relação a estes "milagrosos aparelhos"!
quem diz que realmente isso funciona acho k anda a ver as coisas ao contrario pois o meu irmao comprou 1 aparelho desses denominado por "fuelmax" ou coisa assim parecida e a "economia" que ganhou em troca foi ter que retirar o aparelho e ajustar o relenti do carro (xsara 2.0HDI)pois ia abaixo quando o ligava mais os 50 euros quando o comprou. eu nem sequer experimentei no meu carro pois da pra ver que beneficios isso nao trz nehum...apenas é so trampa isto é!
Agora isto a meu ver é um esquema muito bem montado pra sacar alguns euros ao pessoal pois nao serve pra mais nada. tal como ja foi dito anteriormente a maior parte do pessoal "rookie" que aparece neste topico a dizer 1001 maravilhas do aparelho deve ganhar á comissão certamente! isto nao é para ofender ninguem mas se eu tiver errado façam me ver a verdade.
só acho incrivel como uma revista, a meu ver porreirinha como a autofoco editar lá babuseiras daquelas...pois nao tem outro adjectivo que se lhe aplique.
desculpem la isto 1 bocado longo mas tamos num país livre, cada um é livre de comprar o que quiser, mas que nao funciona la isso nao funciona.

PS: Já não sou Rookie...

Vamos ao que interessa... Bem, eu já falei bastante neste fórum, sobre este assunto, já li tudo que havia para ler acerca disso... O que é facto é que tive a felicidade de me terem emprestado um durante bastante tempo, e experimentei... Podem verificar por aqui:

http://www.spritmonitor.de/en/detail/156369.html

Os dados não foram adulterados, foi e é tudo real...
Se quiserem uma análise conjunta, aqui vai:
O carro andava-me a gastar entre 7.4 a 7.7... Por duas ou três vezes passou dos 8, acredito que tenha sido por causa do tempo frio, na altura foi o que pensei, e não arranjei outra justificação para tal acontecer...
Em abrir de 2006 lá me emprestaram, e continuei a ver as médias...
Se repararem, no período em que tive o superfuelmax montado, os consumos andaram entre 6.9 a 7.2... Curioso e não convencido, pensei que fosse da mudança de óleo, pois meti um de melhor qualidade, e pensei que a diferença de cerca de 0,5l/100 poderia vir daí...
Andei 8 ou 9 mil kms com aquilo, e retirei pois estava longe da economia anunciada (ATÉ 27%). Devolvi ao dono, pensando eu: "Quando mudar o óleo, vai baixar novamente os consumos...) Coisa mais errada.... Mudei o óleo, e o consumo continuou a aumentar, até chegar aos 8.2 (ultima média)... Se repararem, em igual período de 2005, o carro estava a gastar aproximadamente o mesmo...

Para ser muito sincero (a minha opinião), aquilo até funciona... um pouco, muito pouco, mas funciona... em vez dos 27% anunciados, tiramos o "2", e aí já acredito... O que é certo é que antes de o instalar, um deposito (até entrar na reserva) dava para cerca de 700kms, mais ou menos 20kms... Depois de instalar, estava a dar para mais de 750kms… Retirando voltou aos 700kms... O que o pessoal que experimentou deve ter feito pra não notar diferença, foi meter 10€ de cada vez (8 litros) e em vez de 100kms, queriam fazer 120... (a minha opinião, repito).

Como não sou vendedor, nem me apetece fazer contas, façam vocês, e tirem as vossas conclusões...

Se queres poupar tens 3 vias:

1 - Reprogramar com um novo mapeamento a favorecer os consumos. Aqui no forum á quem tenha feito a um Ibiza 1.6 a gasolina consumindo menos 1.5 l/100.

2 - Filtro de caixa lavavel tipo KN

3 - Condução cuidadosa e evitar quebras bruscas de velocidade!

Voltar
Superior