NunoMF
New member
Artigo demolidor no wall street journal sobre a educação em portugal.
Weak Educational System Hobbles Portugal - WSJ.com
Weak Educational System Hobbles Portugal - WSJ.com
Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
E ainda há quem diga que não precisamos de mais gente com educação universitária. O meu marido esteve há uns tempos na Holanda e falou com uns operários que andavam a reparar o pavimento em Amesterdão, daquele grupo de pessoas só um não tinha formação superior, era originário das Antilhas. Todos os outros eram engenheiros.
LOLE isso é um bom indicador? Achas que as mais valias de um curso de engenharia são aproveitadas a reparar pavimentos ou a fazer betão?! Para mim isso indica claramente falta de saídas profissionais ao fim do curso.
Se for assim estamos no bom caminho, porque já há muitos licenciados nas caixas dos supermercados...
LOL
É um indicador de que saindo da universidade, estão verdadeiramente habilitados para desempenhar uma multiplicidade de funções, dentro da sua área. Inclusive instalar pavimento.
Por cá toda a gente acha que precisamos de mais cursos profissionais, mas depois contratam os tipos que vêem de África ou da América latina, que fazem o trabalho por metade do ordenado. Andar a formar carpinteiros, canalizadores, electricistas, etc, para o desemprego será talvez um melhor indicador?
É mais sério dizer que estamos a formar licenciados para caixas de supermercado...Quando começas com um "LOL" até pensei que vinha aí um argumento sério, mas enganei-me.
É mais sério dizer que estamos a formar licenciados para caixas de supermercado...
Encarar o problema, não é sério, a comparação da escassa percentagem de adultos que termina o liceu e ainda a mais escassa percentagem de pessoas, que adquiriu um grau superior, com o resto do mundo civilizado ou ainda a forma como se encara a formação académica no mercado de trabalho em Portugal, aparentemente não é argumento serio de discussão.
Assim sendo, o que será?
Sim deve ser da mudança...Será que da mudança da hora ?!
Então dizes que achas bem os engenheiros andarem a reparar o pavimento e que esse é o caminho que Portugal deve seguir (aumentar número de licenciados, nem que seja para aquecer) e quando digo que se esse é o caminho, visto que muitos licenciados já têm de ir para caixas de supermercado, Portugal está bem, já achas mal?!
Dar títulos e canudos às pessoas só por dar não muda nada, penso que isso seja o programa de Novas Facilidades (enganei-me.. Oportunidades) do governo.
Não será melhor encontrar soluções para o desemprego actual, antes de encher o país de engenheiros e doutores?!
Se calhar não vinha mal ao mundo aqui por terras lusas também terem canudos, a ver pela má qualidade de grande parte das estradas onde passo todos os dias...LOL
É um indicador de que saindo da universidade, estão verdadeiramente habilitados para desempenhar uma multiplicidade de funções, dentro da sua área. Inclusive instalar pavimento.
(...)
E isso é um bom indicador? Achas que as mais valias de um curso de engenharia são aproveitadas a reparar pavimentos ou a fazer betão?! Para mim isso indica claramente falta de saídas profissionais ao fim do curso.
Se for assim estamos no bom caminho, porque já há muitos licenciados nas caixas dos supermercados...
Se calhar não vinha mal ao mundo aqui por terras lusas também terem canudos, a ver pela má qualidade de grande parte das estradas onde passo todos os dias...
Discutem-se aqui duas questões:
- A aplicabilidade das formações/licenciaturas (entrada no mercado de trabalho);
- O sucesso escolar dos nossos alunos (percentagem dos que acabam);
Este governo deveria ser heróico para o Wall Street Journal! Afinal, a continuar assim, teríamos imensos formados sem ponta de conhecimento!
Se é importante para uma sociedade, que os seus cidadãos sejam licenciados? Sim é! Mas sempre quando a qualidade da sua licenciatura seja elevada!
No caminho que nos traçaram, o que viria a acontecer não era "apenas" o desemprego de recém-licenciados, mas sim o fecho do mercado estrangeiro a esses jovens.
Não vai há muito tempo, que com alguma facilidade e um canudo se arranjava emprego na área do canudo! Ou o modelo muda, ou isso acaba!
Estes testemunhos reflectem a minha linha de pensamento. Não que concorde com eles na integra, afinal muitos dos Portugueses que se formam por cá, conseguem encontrar trabalho fora do país e isso revela que nem tudo é tão mau, no nosso ensino, como alguns querem fazer crer.Ter um curso superior não quer dizer que a pessoa vá obrigatoriamente trabalhar numa secretária e ganhar 3000€ ao fim do mês.
Como se costuma dizer "Para saber mandar, é preciso saber fazer"
No outro dia conheci um tipo de Eng. Civil do 1º ano que não sabe distinguir o contador da água do da luz... por isso...
Além do mais, um curso superior também trás uma coisa muito importante: cultura.
Quer se queria quer não, uma pessoa ao fim de uma licenciatura acaba por contactar uma variedade muito maior de pessoas do que um que fica com o ppl do secundário a acabar o curso de mecânica. (É óbvio que há pessoas e pessoas e isto não é uma regra geral).
Quanto ao artigo... acho que é uma análise bastante leviana... há muitos licenciados, mas os empregadores não querem pagar os seus ordenados, e depois há um mau ambiente quando a pessoa com um curso superior vai fazer um trabalho fora da área...
No pingo doce aqui ao pé trabalha uma professora, e os colegas adoram fazer piadas e chamar-lhe sra professora... eu não gostava de trabalhar num sítio em que constantemente se metem comigo. Estar constantemente a ser relembrada daquilo para que estudei e não o poder exercer aborrece muito...
Depois também há a questão das reformas tardias que deixam dinossauros a trabalhar, podendo o lugar ser ocupado por uma pessoa mais nova.
E por fim, a má qualidade das nossas universidade, os maus professores, os maus profissionais, o mau funcionamento, as perspectivas fechadas... os cursos teóricos e sem estágio...
Esta é a verdadeira cultura portuguesa.(...)No pingo doce aqui ao pé trabalha uma professora, e os colegas adoram fazer piadas e chamar-lhe sra professora... eu não gostava de trabalhar num sítio em que constantemente se metem comigo. Estar constantemente a ser relembrada daquilo para que estudei e não o poder exercer aborrece muito(...)
Ter um curso superior não quer dizer que a pessoa vá obrigatoriamente trabalhar numa secretária e ganhar 3000€ ao fim do mês.
Como se costuma dizer "Para saber mandar, é preciso saber fazer"
No outro dia conheci um tipo de Eng. Civil do 1º ano que não sabe distinguir o contador da água do da luz... por isso...
Além do mais, um curso superior também trás uma coisa muito importante: cultura.
Quer se queria quer não, uma pessoa ao fim de uma licenciatura acaba por contactar uma variedade muito maior de pessoas do que um que fica com o ppl do secundário a acabar o curso de mecânica. (É óbvio que há pessoas e pessoas e isto não é uma regra geral).
Quanto ao artigo... acho que é uma análise bastante leviana... há muitos licenciados, mas os empregadores não querem pagar os seus ordenados, e depois há um mau ambiente quando a pessoa com um curso superior vai fazer um trabalho fora da área...
No pingo doce aqui ao pé trabalha uma professora, e os colegas adoram fazer piadas e chamar-lhe sra professora... eu não gostava de trabalhar num sítio em que constantemente se metem comigo. Estar constantemente a ser relembrada daquilo para que estudei e não o poder exercer aborrece muito...
Depois também há a questão das reformas tardias que deixam dinossauros a trabalhar, podendo o lugar ser ocupado por uma pessoa mais nova.
E por fim, a má qualidade das nossas universidade, os maus professores, os maus profissionais, o mau funcionamento, as perspectivas fechadas... os cursos teóricos e sem estágio...
O objectivo será fazer estradas em condições...(...)
E para que perder anos de vida a estudar para no fim ir pavimentar chão como esses na Holanda? Qual o objectivo? Dizer que é formado?