electricidade, duvida !!

offpring

Banido
boas!! neste momento estava instalar um candeeiro com lampada fluorescente no teto, no entanto no teto saem 3 fios, os quais já os tenho identificados.
terra,fasse, e neutro. mas a lampada só tem 2 fios ( neutro e fasse ) o que faço com o fio de terra ?
thanks.

Se o candeeiro for metálico, deve ter um sítio para ligar o condutor de protecção. Se não for metálico, simplesmente não ligues a terra.

isso é para o neutro, não para a terra.

Não tem este símbolo, pois não?
simbolo.jpg

Por norma, em armaduras metálicas, existe um dado de junção com 3 ligações. A do meio, é a terra e,apesar de não ter fio, na outra ponta do ligador, está um bocado de chapa apertado.

É como disseram: se o candeeiro tiver (na totalidade ou parcialmente) carcaça metálica, a terra liga à carcaça metálica. Mais nenhum terminal deve ligar à carcaça. Os outros dois fios, neutro e fase, ligam em dois terminais bastante óbvios para que a lâmpada funcione. Normalmente, numa armadura fluorescente, fazemos ligar a fase no terminal que vai directamente ao balastro e o neutro no terminal que sobra.

normalmente , sempre encontro uma resposta as minhas duvidas na net, no entanto neste caso não encontro nada, ouseja a lampada tem 2 fios um deles é a fasse , outro é neutro ou terra , na parede saem 3 fios !! é que sinceramente, não queria acabar como o pancrazio juvenales.
epitafio.jpg

Última edição:
normalmente , sempre encontro uma resposta as minhas duvidas na net, no entanto neste caso não encontro nada, ouseja a lampada tem 2 fios um deles é a fasse , outro é neutro ou terra , na parede saem 3 fios !! é que sinceramente, não queria acabar como o pancrazio juvenales.

Já tens aí indicações, mas se respondesses aos esclarecimentos que te pedem, ou se metesses fotos do candeeiro em causa, talvez te pudessem ajudar mais.

Ó meu Pancrazio, já te responderam e mais do que uma vez, de que precisas mais?!? :)

epitafio.jpg

Talvez seja importante desligares primeiro o quadro da luz. Digo eu!

Alguém conhece um simulador para saber a potência a contratar?

Não me entendo com o da ERSE...

Qual a potência a contratar, considerando um pico de 1 ar condicionado de 8kw + forno de 2800w + tv 150w + 200w iluminação + combinado?

Voltar
Superior